22/01/2020

Porto Alegre, 22 de janeiro de 2020                                                  Ano 15 - N° 3.389

Muita chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias

Os próximos sete dias terão chuva de altos volumes na maior parte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 03/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e Irga.

Entre a quinta (21) e o domingo (24), a presença de um cavado (região de baixa pressão alongada) manterá a grande variação de nuvens e pancadas chuva, com possibilidade de altos volumes acumulados e temporais isolados, principalmente na Metade Norte do Estado.

Na segunda-feira (25), a nebulosidade seguirá predominando em todo o Estado, com pancadas de chuva em todas as regiões. Entre a terça (26) e a quarta-feira (27), a propagação de uma frente fria manterá intensificará as instabilidades, com chuva em todas as regiões e possibilidade de temporais isolados.

Os totais previstos deverão oscilar entre 25 e 50 mm na maioria das localidades da Metade Sul. No restante do Estado os valores deverão variar entre 50 e 80 mm, podendo chegar aos 100 mm no Alto Uruguai, Planalto e Campos de Cima da Serra.

O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, milho, milho silagem, moranga cabotiá, pêssego, melancia, uva e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. (SEAPDR)

Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 22 de Janeiro de 2021 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Dezembro de 2020 e a projeção dos valores de referência para o mês de Janeiro de 2021. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)

Volta do auxílio emergencial ganha força no Congresso

Candidato a presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL) acredita que mercado aceitaria gasto entre R$ 20 bilhões e R$ 50 bilhões por um período máximo de seis meses

Durante encontros com representantes do mercado financeiro e do setor empresarial, ontem, em São Paulo, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara, defendeu a criação de um novo auxílio emergencial, com um tamanho “aceitável” pelo mercado.

“Tenho a impressão que, dentro do teto, com o Orçamento aprovado, o mercado aceitaria [um gasto] entre R$ 20 bilhões e R$ 50 bilhões, por um período máximo de seis meses.”

Em entrevista ao Valor, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), favorito na disputa pela presidência do Senado, foi na mesma linha: “Obviamente, temos que observar o ajuste fiscal, o teto de gastos. Por outro lado, há a excepcionalidade do momento”. A opinião dos dois congressistas contraria a da equipe econômica do governo, que rechaça um novo benefício. (Valor Econômico)

Em Poço das Antas, projetos incentivam jovens a permanecerem no campo
No município de Poço das Antas, no Vale do Taquari, investe em políticas de sucessão rural, que estimulam os jovens a permanecerem na propriedade rural realizarem projetos produtivos. Atualmente, dos 67 jovens inscritos no Programa Municipal de estímulo, 45 já acenam para a possibilidade de seguirem no campo. Confira na matéria do Rio Grande Rural clicando aqui. (Rio Grande Rural)