12/01/2021

Porto Alegre, 12 de janeiro de 2020                                                  Ano 15 - N° 3.381

Cooperativa Santa Clara realiza sucessão na presidência

A partir de 1º de fevereiro de 2021, Gelsi Belmiro Thums, atual vice-presidente, assume a presidência da Cooperativa Santa Clara. A transição durante o atual mandato havia sido anunciada pelo presidente Rogerio Bruno Sauthier em reuniões anteriores com os associados e teve aprovação do Conselho de Administração, registrado em ata no dia 4 de janeiro deste ano. Sauthier seguirá no Conselho como vice-presidente e Itamar Tang continua como secretário.

Depois de 27 anos à frente da direção da Cooperativa, Sauthier explica que a transição já se desenhou há alguns anos e está andando de forma harmoniosa.  “Desde que assumimos sempre foram transições muito tranquilas no Conselho, sempre houve diálogo e quando chegou o momento de fazer a sucessão da presidência, ela foi planejada com todo cuidado que entendemos ser necessário para que seja harmônica. Pela aceitação dos associados, funcionários e lideranças da região tenho certeza que o Gelsi só tem a somar pela Cooperativa.”

De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é eleito a cada três anos, em Assembleia Ordinária da Cooperativa. A chapa conta com 11 conselheiros, que uma vez eleitos, entre o grupo, escolhem a diretoria, que é composta por presidente, vice-presidente e secretário, podendo ser alterada a qualquer momento desde que com a concordância dos demais membros.

Gelsi Belmiro Thums tem 59 anos e uma longa trajetória no Cooperativismo. Desde pequeno trabalhou com leite e assumiu a propriedade dos avós ainda na adolescência. Foi sempre incentivador de ações em prol dos associados, tendo participado de cursos de qualificação oferecidos pela Cooperativa e também realizando o melhoramento genético de seu rebanho, partindo do zero até o PO. É associado à Santa Clara desde 1976 e desde 2000 faz parte do Conselho de Administração, tendo assumido como vice-presidente em 2009. (Assessoria de imprensa Santa Clara)

Leite/América do Sul

Junto com o novo ano vieram as chuvas para as principais áreas agrícolas e bacias leiteiras da América do Sul, depois de semanas de seca. Em geral, as condições de umidade estão proporcionando o desenvolvimento da soja e milho no Mercosul.

Algumas fazendas estão tendo problemas sanitários em decorrência da lama provocada pelas chuvas, embora não tenham sido relatados problemas com transporte. As altas temperaturas do verão continuam, apesar das chuvas, causando desconforto para as vacas e prejudicando a produção de leite.

A oferta de leite/creme está abaixo das necessidades da indústria para produção de queijo, manteiga, iogurte, leite condensado e leite em pó. O empacotamento de leite, inclusive o UHT, é prioritário dentro da conjuntura do Covid-19, e as vendas no varejo continuam firmes, enquanto o setor de serviços permanece com compras fracas.

O mercado de manteiga de leite está firme à medida que a demanda dos fabricantes de sorvetes e sobremesas congeladas aumenta e há o crescimento sazonal do mercado da manteiga. (Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva)

Argentina retoma o embarque de milho

Produtores garantiram que há oferta suficiente para o mercado doméstico

O governo argentino anunciou ontem a retomada parcial das exportações de milho do país. A decisão foi tomada após negociações com representantes do Conselho Agroindustrial Argentino.

Conforme comunicado divulgado pelo Ministério da Agricultura do país, a retomada vai acontecer por haver garantia de oferta de milho para abastecer o mercado interno. Os embarques ficarão restritos a 30 mil toneladas diárias, valendo tanto para novos acordos de venda ao exterior quanto para negócios fechados antes da suspensão.

Anunciada no dia 30 de dezembro, a suspensão das exportações estava prevista para se estender até o início de março. Em protesto, entidades como a Sociedade Rural Argentina e a Federação Agrária Argentina anunciaram na semana passada a interrupção completa das vendas do grão por um período de 72 horas.

A paralisação começou ontem, mas até o fechamento desta edição os líderes do protesto não haviam informado se ela seguirá de fato até esta quarta-feira.

A Argentina é um dos três maiores exportadores de milho do mundo. Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), nesta safra 2020/21 o país deverá embarcar 34 milhões de toneladas, atrás apenas dos EUA (67,3 milhões) e do Brasil (39 milhões). (Valor Econômico)

ICLT divulga processo seletivo para 2021
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) torna público que selecionará candidatos para o curso Técnico em Leite e Derivados (Laticínios) para ingresso no 1º semestre de 2021. No Processo de Seleção ILCT/2021, o(a) candidato(a) poderá concorrer as vagas oferecidas por duas modalidades: Seleção para participantes do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio ou vagas oferecidas para os candidatos participantes da Seleção por Currículo. Serão 20 (vinte) vagas para a primeira modalidade e 10 (dez) vagas para a segunda modalidade. Para maiores informações acesse o site do ILCT, clique aqui. (As informações são do ILCT)