Pular para o conteúdo

19/08/2020

 

Porto Alegre, 19 de agosto de 2020                                              Ano 14 - N° 3.288

Publicada no Diário Oficial alterações no RIISPOA

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 que dispõem sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal.

Este decreto passa a vigorar com alterações no RIISPOA - Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Dentre as alterações estão as exigências relacionadas à temperatura de conservação do leite.

Acesse em arquivos as alterações e as perguntas e respostas relacionadas aos Decreto. (Terra Viva) 

            

Conseleite/MS
A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul atendendo os dispositivos do seu Estatuto, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de julho de 2020 e a projeção dos valores de referência para o leite a ser entregue no mês de agosto de 2020. 

Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor.


 
OBS: (1) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funrural de 1,5% a ser descontado do produtor rural 

(2) O valor de referência para o “Leite Padrão” corresponde ao valor da matéria-prima para um volume médio diário de até 100 litros por dia, com 3,00 a 3,5% de gordura, 2,90% a 3,30% de proteína, 200 a 400 mil c/ml de células somáticas e 150.001 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. 

(3) Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme parâmetros de qualidade e volume, o Conseleite Mato Grosso do Sul disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função do volume e de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: sistemafamasul.com.br/conseleitems/

Leite/Oceania
Está apenas iniciando a produção de leite da próxima estação. Sazonalmente a produção é baixa e vai aumentando nos próximos meses. 

Os produtores se adaptam aos novos tempos e procuram estão saindo dos padrões tradicionais de venda de leite. A seca recente resultou em mais opções para os produtores de Victoria, que agora podem levar para New South Wales e Queensland. Outro fator que leva à mudança dos padrões é que os processadores estão dispostos a estender ainda mais as rotas dos caminhões para garantir o fornecimento de leite. Os processadores agora são obrigados a publicar contratos online para que os produtores de leite possam escolher os preços oferecidos e avaliar opções. Isso também resultou em novas formas de vender o leite. 

 
Em junho de 2020 a produção de sólidos na Nova Zelândia foi de 20,3 milhões de quilos, aumento de 2% mais que os 19,9 milhões de quilos em junho de 2019. Também as 230 milhões de toneladas de leite em junho de 2020 foram 1,8% mais que as 226 milhões registradas um ano antes.

A produção do mês de junho é sazonalmente a menor do ano. Sobe normalmente um pouco em julho, elevar consideravelmente a partir de agosto, quando o volume quadruplica. Assim, os dados oficiais de junho têm pouco significado para a temporada. Alguns observadores relatam que na Ilha Norte o clima excelente está propiciando boas pastagens. A temporada de parições está começando e está bem preparada. Se as condições do tempo continuarem, a temporada pode ser muito positiva para a produção de leite.  (Usda – Tradução Livre: Terra Viva)


                 

 
Troca da guarda
Prevista para abril deste ano, a troca no comando da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ocorre hoje em cerimônia virtual. O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra deixa a presidência e passa a integrar o conselho consultivo da entidade. Ricardo Santin, diretor-executivo, assume o comando, em uma transição programada desde o ano passado. Por conta da pandemia, o processo acabou sendo adiado. (Zero Hora)
 
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *