Pular para o conteúdo

01/06/2020

Porto Alegre, 01 de junho de 2020                                              Ano 14 - N° 3.231

  Vídeo comemora Dia do Leite

No Dia do Leite, o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) divulga o vídeo produzido pelo Comitê de Crise do Ministério da Agriculta com lideranças nacionais do setor. Na voz de dirigentes das entidades que representam produtores, indústrias e órgãos públicos, a mensagem é a valorização da produção. Entre as lideranças que se somaram ao projeto está o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, e o secretário executivo Darlan Palharini. Participe você também!  Beba leite! Valorize quem produz! (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Assista o vídeo clicando aqui.

                  

Governo fornecerá dados para guiar estratégia de desenvolvimento do setor da proteína animal
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, repassará dados setoriais estratégicos para guiar as ações da cadeia produtiva da proteína animal. O modelo, que busca uma visão menos fiscalista e mais desenvolvimentista do Rio Grande do Sul,  foi proposto durante reunião  realizada de forma virtual na tarde desta segunda-feira (1/6) e que contou com secretários de Estado, deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo,  a superintendente do Ministério da Agricultura, Helena Rugeri,  e  lideranças na produção de carne bovina, suína e de aves e do leite. A proposta, defendeu o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, é munir os diferentes setores com informações para guiar estratégias conjuntas.  Nesses “paineis de informação” estão indicadores do Estado, planilhas de carga tributária e cruzamentos de dados de nota fiscal eletrônica para avaliar aquisições e vendas.  “Nosso objetivo é mostrar potencial e compartilhar informação e inteligência para ajudar o Rio Grande do Sul”, frisou Pereira. 

Além da remessa de relatórios, que também incluem informações sobre venda, produção, comercialização entre estados , importações e exportações, o grupo deve manter reuniões mensais nas primeiras segundas-feiras de cada mês. Pereira citou que os relatórios estarão em constante construção tendo em vista o aperfeiçoamento dos dados prestados. E sugeriu que os setores solicitem as informações de que necessitam para que possam ser incluídas.

Representando o Sindilat, o secretário-executivo Darlan Palharini ressaltou que a iniciativa traz um ganho consistente para que os diferentes setores possam trabalhar a competitividade.  “São números que nos trazem ideia de como está o Estado e facilitam muito a discussão de projetos com o objetivo do ganha-ganha, um trabalho que vem sendo feito pelo Sindilat junto à Receita assim como pelos outros setores”, frisou, lembrando da importância de se reinventar em tempos de pandemia.  “Esse material dará muita transparência, inclusive, para mostrar à sociedade o retorno que traz ao Estado concessões como os créditos presumidos”. Posição reforçada pelo deputado Ernani Polo. “Os dados devem contribuir para que se trilhe um caminho conjunto para que setores da proteína animal continuem produzindo “, acrescentou o presidente da AL. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

EUA: campanhas em comemoração ao Mês Nacional dos Lácteos
Em comemoração ao Mês Nacional de Lácteos, a Dairy Management Inc. (DMI) e as equipes de dairy checkoff estaduais e regionais de todos os EUA estão mostrando a resiliência da cadeia e o impacto na comunidade durante a pandemia de Covid-19.

Os esforços começam hoje, 1º de junho — Dia Mundial do Leite — com um vídeo “Raising Gallons” que o DMI criou em parceria com organizações estaduais e regionais de checkoff. O vídeo mostra atletas olímpicos, jogadores da NFL, chefs famosos e outros levantando um galão de leite para mostrar sua apreciação pelos produtores de leite, ao mesmo tempo em que apoia o objetivo do checkoff de levar laticínios nutritivos a americanos por meio de sua parceria com a Feeding America.

O vídeo foi iniciado pela produtora de laticínios da Pensilvânia e presidente da DMI Marilyn Hershey e termina com o diretor de parcerias da cadeia de suprimentos de laticínios da Feeding America, Jerod Matthews, que incentiva os consumidores a divulgar seus próprios galões usando a hashtag #UndeniablyDairy. O MilkPEP fará doações à sua campanha GiveAGallon de até US$ 100.000.

"Essa pandemia mostrou o quão essencial a Feeding America e os produtores de leite são para ajudar a alimentar os necessitados", disse Hershey. "Estamos trabalhando em direção a um objetivo comum, e nossa estratégia de levar laticínios às mãos de quem precisa não seria possível sem a Feeding America e sua rede nacional de 200 bancos de alimentos locais".

Esforços adicionais, realizados nacional e localmente, promoverão “30 dias de laticínios” ao longo de junho. Todos os dias do mês serão preenchidos com tours e conteúdo de fazendas virtuais que comemoram o papel que os laticínios desempenham na vida das pessoas, enquanto ilustram a resiliência e as contribuições dos produtores de leite para suas comunidades, marcadas com o novo emblema "30 dias de laticínios".

"A celebração do Mês Nacional de Lácteos ganhou novo significado este ano, dada a pandemia global", disse Heather Oldani, vice-presidente executiva de comunicações da DMI. “Apesar dos tempos difíceis, os produtores demonstram um compromisso incansável em acordar todas as manhãs para garantir que um suprimento seguro e nutritivo de laticínios esteja disponível em nossos mercados, em nossas casas e nos bancos comunitários de alimentos. O papel essencial que os produtores desempenharam tornou possível para o restante de nós continuar desfrutando dos laticínios que todos amamos.”

O checkoff também promoverá receitas centradas em laticínios para o verão, com a expectativa de que a cozinha em casa continue como uma atividade importante para muitas famílias. O conteúdo será publicado no site redesenhado da DMI – www.usdairy.com – e também através de organizações estaduais e regionais. (As informações são da Hoard’s Dairyman, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

                  

Remarcado Webinar sobre registro de alimentos
Registros de alimentos - Foi remarcado para a próxima quarta-feira (3/6), às 15h, o Webinar da Anvisa sobre as exigências para os processos de registros de alimentos. Inicialmente, o seminário virtual seria na quinta-feira (28/5), mas não pode ser realizado em razão de indisponibilidade do sistema Broadcast.   Na ocasião, serão apresentados os principais motivos de exigências nos processos, com o intuito de orientar as empresas quanto aos requisitos para o registro dos produtos, de modo a promover a redução do número de exigências e o aperfeiçoamento na submissão dos dossiês de registro. Também serão debatidas as principais inadequações que impedem que a solicitação de registro de um alimento seja deferida em primeira análise, aumentando, portanto, o prazo para a concessão do registro. O seminário virtual é destinado a empresas, associações do setor regulado e especialistas da Gerência de Regularização de Alimentos. Para participar do Webinar, basta clicar no link abaixo, na quarta-feira (3/6), a partir do horário agendado. Não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro prévio. (Anvisa)
 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *