Pular para o conteúdo

21/03/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 21 de março de 2024                                                         Ano 18 - N° 4.109


Eficiência leiteira mais próxima do campo 

Produtores de leite do Rio Grande d o Sul dispõem, agora, de uma ferramenta para tornar sua propriedade mais eficiente na produção e na qualidade do leite. Trata-se da Avaliação de Eficiência das Propriedades Leiteiras, uma inteligência que analisa informações específicas de cada negócio e as compara com referências do setor no Estado. O objetivo é que os resultados sirvam para auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, com foco em ampliar a produtividade e a rentabilidade na pecuária leiteira.

A novidade foi anunciada pela Emater/RS – Ascar, ontem. na primeira edição do Seminário Pecuária de Leite do Rio Grande do Sul, realizado na 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo. A ferramenta é composta por 11 indicadores que servem de base para a avaliação de eficiência produtiva de cada empreendimento. “Esta nota é baseada numa escala feita a partir de um levantamento estadual”, explica o extensionista da Emater, Diego Barden dos Santos. “De uma maneira geral, os produtores de leite não conhecem seus números. Se conhecem, não sabem fazer as correlações necessárias”, disse o engenheiro agrícola no Auditório Central do Parque de Exposições da Afubra, em Rio Pardo. 

O sistema de avaliação será disponibilizado por meio dos escritórios regionais da Emater/RS-Ascar. Os extensionistas orientarão os produtores no preenchimento dos dados e os acompanharão na obtenção dos resultados. “O técnico da Emater vai orientar o produtor para encontrar o caminho a seguir naqueles indicadores que estão aquém da média estadual. Queremos ajudá-lo a melhorar seus indicadores”, garante Santos. 

O seminário também serviu de palco para divulgação do Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, elaborado a cada dois anos e apresentado na Expointer de 2023. Segundo a Emater/RS-Ascar, 33 mil produtores gaúchos seguem na atividade, quantidade 60,78% menor que a de 2015, de 84,19 bovinocultores de leite. Na mesma base comparativa, no entanto, o volume de leite anual do Rio Grande do Sul reduziu 8,9%. “Os números evidenciam que quem permanece na atividade empenha-se em trabalhar de forma a qualificar seus indicadores”, afirmou o assistente técnico de Bovinos de Leite da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries. 

O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat/RS) aproveitou o evento para lançar o 3° Prêmio Referência Leiteira, que reconhece e divulga cases de sucesso em bovinocultura leiteira. A premiação contempla seis diferentes categorias: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira. (Correio do Povo)


IPVDF sediará III Seminário Gaúcho de Tuberculose

O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), sediará o III Seminário Gaúcho de Tuberculose, alusivo ao Dia Mundial de combate à Tuberculose. O evento, presencial, será realizado em 27 de março (quarta-feira), a partir das 9h, no auditório do IPVDF, na Estrada do Conde, 6000, Eldorado do Sul. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente neste link.

O III Seminário Gaúcho de Tuberculose tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde, com o objetivo de aprimorar o conhecimento e a discussão sobre a tuberculose animal e humana, proporcionando o intercâmbio entre os participantes do evento. A edição desse ano é comemorativa aos 12 anos do Grupo de Estudos em Micobactérias do IPVDF.

Programação
Manhã
9h – "Grupo de Estudos em Micobactérias (GEM)" – Angélica Bertagnolli (Seapi)
9h30 – "Breve história do controle da tuberculose bovina" – Rodrigo Etges (Seapi)
10h10 – Intervalo
10h40 – "Combate à tuberculose: por que consumir alimentos inspecionados?" – Gisele Branco (Seapi)
11h20 – "Panorama da tuberculose humana no RS" – Daniel Pavanelo (SES)
12h – Intervalo - Almoço

Tarde
13h30 – "Microbiota e tuberculose" – Cristine Cerva (Seapi)
14h10 – "Tuberculose e vida silvestre: o que precisamos saber?" – Fabiana Mayer (UFRGS)
14h50 – Intervalo
15h20 – "Projeto de educação sanitária na região Noroeste da Serra Gaúcha" – Marinês Lazzari (Seapi)
16h – Discussão e encerramento
(Fonte: SEAPI)

Argentina – A produção de leite de fevereiro de 2024 recuou 17%

Os efeitos negativos do clima continuam impactando nos índices de produção de leite.

Em meio à onda de calor, em fevereiro passado, foram produzidos 686 milhões de litros de leite, o que representou queda de 12% em relação a janeiro. Em comparação com fevereiro do ano passado, a redução foi de 17%.

Segundo os dados publicados pelo Observatório da Cadeia Láctea Argentina (OCLA), foi a maior baixa em quantidade de litros dos últimos 5 anos. Mas de acordo com as estatísticas do analista José Quintana, trata-se da maior diminuição interanual dos últimos 40 anos.

Os motivos de semelhante redução na oferta de leite, que impacta em cheio no faturamento das fazendas leiteiras, estão relacionados ao clima. As altas temperaturas afetaram as vacas, e mais ainda nos estabelecimentos que não possuem uma infraestrutura necessária para mantê-las abrigadas, como galpões ou sombras apropriadas.

As regiões mais prejudicadas foram as bacias leiteiras de Córdoba e Santa Fe, seguidas logo por Buenos Aires.

O OCLA projeta queda similar em março (pois, acrescente-se ao calor, as chuvas intensas) e que este ano a expectativa é de que a produção de leite caia entre 3% e 5%.

Diante deste cenário os preços deveriam continuar subindo de forma acentuada, como vem ocorrendo nos últimos meses, o que não significa que isso possa compensar o faturamento das fazendas com a menor produção.

Além da exportação, para onde são canalizados, historicamente, 25% da produção nacional e que agora vinha crescendo, começa a ter problemas de competitividade em decorrência da defasagem cambial do dólar, e uma inflação interna que está aumentando de forma acelerada desde dezembro.
Tudo isso reduz a capacidade de pagamento da indústria de laticínios, mesmo diante da pouca oferta e não seria de estranhar que se termine pagando acima de sua capacidade como ocorreu em outras épocas e com tantos outros produtos. (Fonte: Bichos de campo – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

 

Jogo Rápido

Imposto de Renda
O contribuinte que caiu na malha fina e acertou as pendências ou entregou com atraso a sua declaração pode verificar a partir de hoje se está no lote residual de restituição do Imposto de Renda. O órgão liberará a consulta a partir das 10h com 205.930 contribuintes beneficiados, que receberão um total de R$ 339,01 milhões. (Jornal do Comércio)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *