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22/01/2024

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 22 de janeiro de 2024                                                        Ano 18 - N° 4.070


Associado Sindilat/RS tem 10% de desconto no 16º Fórum MilkPoint Mercado

Os associados do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) têm 10% de desconto garantido para compra de ingressos para o 16º Fórum MilkPoint Mercado, clicando aqui. O evento tem como tema "O que pode guiar a recuperação do mercado de lácteos em 2024". No site www.forummilkpointmercado.com.br, os ingressos estão disponíveis em três lotes.

O evento acontecerá em Campinas (SP) no dia 20 de março. A programação, que pode ser conferida abaixo, está dividida em quatro blocos temáticos: Os Cenários de Mercado; Competitividade da Produção de Leite: onde estamos?; O que há de novo nas relações entre indústrias e produtores de leite? e Novas ferramentas no Supply Chain de leite. Como conteúdo extra, disponível on-line exclusivamente para inscritos, debates sobre: Como começa a economia brasileira em 2024 e quais as perspectivas para o restante do ano? e Cenários para os mercados de soja e milho.

Programação:

8h às 9h - Boas-vindas e credenciamento

Bloco 1 - Os cenários de mercado

9h às 9h20min - Tendências para o mercado Internacional de leite em 2024
Andres Padilla, Industry Specialist na Rabobank Brasil

9h20min às 9h30min - Espaço Patrocinador

9h30min às 9h50min - Como começa o consumo de lácteos em 2024?
Priscila Ariani, Diretora de Marketing na Scanntech Brasil

9h50min às 10h10min - Cenários para o mercado brasileiro de leite e derivados
Matheus Napolitano, Analista de Inteligência de Mercado na MilkPoint Ventures

10h10min às 10h40min - Perguntas e Debate
Andres Padilla, Industry Specialist na Rabobank Brasil
Priscila Ariani, Diretora de Marketing na Scanntech Brasil
Matheus Napolitano, Analista de Inteligência de Mercado na MilkPoint Ventures

10h40min às 11h10min - Milk break e networking

Bloco 2 – Competitividade da produção de leite: onde estamos?

11h10min às 11h30min - Resultados de custos de produção - o que estão fazendo os melhores produtores do mercado brasileiro?
Expedito Netto, Gestor do Educampo no Sebrae Minas Gerais

11h30min às 11h40min - Espaço Patrocinador

11h40min às 12h - Destrinchando a competitividade da Argentina
Gonzalo Berhongaray, CREA Argentina

12h às 12h30min - Perguntas e Debate
Expedito Netto, Gestor do Educampo no Sebrae Minas Gerais
Gonzalo Berhongaray, CREA Argentina

12h30min às 14h - Almoço

Bloco 3 – O que há de novo nas relações entre indústrias e produtores de leite?

14h às 14h20min - Nestlé e o programa Nature
Barbara Sollero, ESG Milk Sourcing Manager na Nestlé

14h20min às 14h40min - Danone e o programa Fazenda Tudo de Bem
Henrique Borges, Diretor de Compras na Danone

14h40min às 14h50min - Espaço Patrocinador

14h50min às 15h10min - Digitalização das relações entre produtores e indústrias – como as empresas têm usado as ferramentas digitais?
Edney Murillo Secco, Diretor Compra Lácteos Piracanjuba

15h10min às 15h40min - Perguntas e Debate
Barbara Sollero, ESG Milk Sourcing Manager na Nestlé
Henrique Borges, Diretor de Compras na Danone
Edney Murillo Secco, Diretor Compra Lácteos Piracanjuba

15h40min às 16h10min - Milk break

Bloco 4 – Novas ferramentas no Supply Chain de leite

16h10min às 16h30min - Porque o Banco Mundial está investindo na Alvoar?
Bruno Girão, CEO na Alvoar Lácteos

16h30min às 16h40min - Espaço Patrocinador

16h40min às 17h - A tese da Ultra Cheese 6 anos depois
Jorge Rocha, Operating Partner da Aqua Capital

17h às 17h20min - Projeções de mercado – quais as novas projeções e como estamos conseguindo evoluir no Mercado Plus?
Valter Galan, Diretor Técnico na MilkPoint Ventures

17h20min às 17h50min - Perguntas e Debate
Bruno Girão, CEO na Alvoar Lácteos
Jorge Rocha, Operating Partner da Aqua Capital
Valter Galan, Diretor Técnico na MilkPoint Ventures

17h50min às 18h - Encerramento

Conteúdo Extra - Disponível online exclusivamente para inscritos

18h - Como começa a economia brasileira em 2024 e quais as perspectivas para o restante do ano?
Roberto Padovani, Economista no Banco BV

18h05min - Cenários para os mercados de soja e milho
Ana Lenat, Líder de Estratégia e Inteligência de Mercado na Germinare
Conrado Zanon, Co Founder & CEO Germinare


Atacarejos tiveram crescimento de 7,8% no faturamento em 2023

Em dezembro, o setor apresentou aumento de 2,0% nas vendas unitárias

Marcado como o principal mês do varejo alimentar, em dezembro de 2023, o setor testemunhou um crescimento sólido, destacando-se pelo aumento de 2,0% nas vendas unitárias em comparação ao mês no ano anterior. Este incremento contribuiu significativamente para a expansão do faturamento, que registrou uma elevação de 4,4%. O aumento dos preços em 2,3% exerceu um impacto positivo adicional sobre o faturamento do setor. No contexto anual, o desempenho do varejo alimentar em 2023 revelou um faturamento 6,6% superior a 2023, impulsionado pela média de inflação de 5,1% nos produtos e um aumento de 1,5% nas vendas unitárias. Ao analisar os canais de venda, o atacarejo superou os supermercados no ano, com crescimento de 7,8% do faturamento contra 6,5%, tanto no acumulado do ano quanto em dezembro. No quesito preço, o desempenho do atacarejo regional também foi melhor, com um incremento de 3,5%, enquanto os supermercados registraram 5,2%.

Quanto ao desempenho mensal, a cesta de bebidas foi o grande destaque de dezembro de 2023, com um aumento expressivo de 12,7% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelas festas de fim de ano e pelas altas temperaturas. Enquanto isso, a mercearia básica continuou a apresentar retração, com uma queda de -4,3% no faturamento e -2,8% nas unidades vendidas em dezembro de 2023, devido à retração de preços de -1,6%.

Ao analisar o desempenho regional durante o mês de dezembro, o estado de São Paulo e a região Norte se destacaram com os maiores crescimentos no faturamento, registrando 5,1% e 6,1%, respectivamente, em comparação a dezembro de 2022. Por outro lado, as regiões Nordeste e Leste (MG, ES, RJ) ficaram abaixo da média nacional, apresentando crescimentos de 2,8% e 3,8%.

Entre os itens que mais contribuíram para a retração no faturamento da cesta de mercearia básica em dezembro de 2023 foram óleo (-27,1%), café (-13,4%) e leite UHT (-10%). Por outro lado, na cesta de bebidas, as categorias que impulsionaram positivamente foram cerveja (9,7%), refrigerante (15,7%) e suco (19%). Tanto supermercados quanto atacarejos regionais registraram crescimento nas vendas unitárias, impactando positivamente o faturamento de ambos os canais no mês de dezembro.

Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o ano marcado pelo crescimento do setor de bebidas, foi alavancado pelas altas temperaturas - segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 é o mais quente da história do planeta. A executiva ainda aponta o crescimento como consequência dos muitos feriados e também pelas festas de fim de ano. “Neste último semestre, tivemos meses em que o crescimento do faturamento das bebidas chegou a passar a marca de 20% e foi seguido por meses com 12% de taxa”, destaca. (Super Varejo)

 

Tirlán sobre o crescimento da APAC, oportunidades de laticínios funcionais e o apelo da alimentação a pasto

O DairyReporter conversou com Ann Meaney, chefe de marketing e ingredientes da Tirlán, para saber mais sobre a estratégia da empresa para o próximo ano na APAC e além.

DairyReporter: Você fez parte de uma missão comercial organizada pelo The Irish Food Board (Bord Bia) à Malásia e às Filipinas em 2023. Que oportunidades existem para a Tirlán Ingredients na região? Como você está atualmente entrando no mercado da APAC por meio de seu negócio de ingredientes?

Ann Meaney: Com a produção de leite preparada para crescer apenas moderadamente no Sudeste Asiático e a demanda prevista para crescer impulsionada pelo crescimento da população e da renda, esta região será uma oportunidade chave para exportadores de laticínios. Esta missão comercial liderada por um ministério incluiu um programa completo de eventos, incluindo dois seminários técnicos sobre laticínios em Kuala Lumpur e Manila, onde os importadores locais de laticínios tiveram a oportunidade de aprender sobre os laticínios irlandeses com uma série de palestrantes especializados, e também de interagir e explorar o desenvolvimento de negócios. oportunidades com processadores irlandeses. A Tirlán Ingredients está presente em toda a região da APAC há muitos anos e recentemente fortalecemos nossa posição nesta região aumentando nossa presença no local, com equipes locais agora instaladas com bases em Xangai e Tóquio. Este conhecimento e experiência do mercado local são fundamentais para as nossas ambições de crescimento.

DR: Que oportunidades em termos de alimentação e nutrição acessível você pretende explorar na região nos próximos anos?

AM: O consumo de laticínios está crescendo nesta região e, em particular, vemos um grande crescimento no consumo de queijo e novas aplicações para laticínios em pó.

DR: Como é a demanda por ingredientes lácteos alimentados com pasto nos mercados em que você opera? Quão bem o rótulo 'alimentado com pasto' é reconhecido e apreciado pelos consumidores em 2023?

AM: O rótulo 'alimentado com pasto' tem forte reconhecimento nos EUA e um reconhecimento crescente na Ásia e na Europa. O sistema agrícola baseado em pastagens que operamos na Irlanda é um USP chave nos nossos mercados. Vemos uma procura crescente pelas nossas proteínas Truly Grass Fed, à medida que as marcas procuram satisfazer a procura dos consumidores por sustentabilidade. A conscientização e o posicionamento premium da carne bovina produzida a pasto são uma boa base para aumentar a conscientização sobre os benefícios dos laticínios produzidos a pasto.

DR: A queda nas taxas de natalidade na China levou vários fabricantes a direcionar seus ingredientes nutricionais à base de laticínios para outros segmentos nutricionais ou a reduzir sua produção de pó. Como a dinâmica do mercado de fórmulas infantis afeta seu negócio de laticínios em pó? Quais tendências de demanda você experimentou em outros segmentos de alimentos e nutrição para seus lácteos em pó no ano passado e quais são suas expectativas nesse sentido para 2024?

AM: Vemos oportunidades crescentes em outras categorias nutricionais, fora da nutrição infantil. Os consumidores estão em busca de lanches mais saudáveis e de produtos que possam apoiar seus objetivos de saúde e estilo de vida. Os consumidores de estilo de vida ativo e de envelhecimento saudável estão a impulsionar uma maior procura de produtos de uso diário que tenham benefícios funcionais que atendam às suas necessidades nutricionais. Essa demanda impulsionou uma demanda por produtos com alto teor de proteína. Vimos esta procura manifestar-se numa maior procura pelos nossos ingredientes proteicos. Promiko, nosso WPI para o mercado de esportes e nutrição ativa, Solmiko para nutrição clínica e bebidas RTD e Solago para alimentos funcionais, como iogurtes ricos em proteínas, produtos de panificação e sorvetes. Esperamos que esta tendência continue em 2024, mas vemos que os consumidores valorizarão cada vez mais a sustentabilidade e a transparência e esperarão que as marcas que escolherem se alinhem com estes valores. (DairyReporter)


Jogo Rápido

La Niña pode impactar o agronegócio brasileiro em 2024
O National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), uma autoridade climática global, recentemente publicou projeções indicando que o fenômeno climático La Niña terá início em junho de 2024. Essa previsão segue o atual período de pico do El Niño, que deverá terminar em março, seguido de um período de neutralidade climática em abril. O La Niña é conhecido pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico na região equatorial, um padrão oposto ao observado durante o El Niño. As consequências desse fenômeno para o Brasil são significativas, com previsões de chuvas mais intensas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto as regiões Centro-Sul, especialmente o Sul, poderão enfrentar condições mais secas. As mudanças climáticas podem ter impactos graves na agricultura brasileira. As regiões do sul, que já são propensas a altas temperaturas, podem enfrentar danos em suas plantações. Romário Alves, fundador e CEO da Sonhagro, franquia especializada em crédito rural, declara: "As previsões do La Niña destacam a necessidade de estratégias adaptativas no agronegócio. A resiliência e a inovação serão fundamentais para minimizar os efeitos negativos nas regiões mais afetadas". Além dos desafios diretos enfrentados pelos agricultores, também há preocupações em cadeia. A expectativa de menor produtividade das safras pode afetar o setor de insumos agrícolas, com uma provável queda nas receitas devido à demanda reduzida dos produtores. Isso, por sua vez, pode impactar o mercado de commodities, causando reflexos nos custos para frigoríficos e na indústria alimentícia. A perspectiva desses desafios requer uma atenção cuidadosa e um planejamento financeiro por parte dos produtores. Outro aspecto relevante é o planejamento estratégico, a adoção de técnicas de cultivo mais resilientes às variações climáticas, a diversificação das culturas e a utilização de tecnologias inovadoras, as quais podem ser algumas das soluções para enfrentar o período desafiador que se aproxima. O impacto do fenômeno La Niña no setor agrícola do Brasil será um tema a ser constantemente monitorado nos próximos meses, à medida que o país se prepara para enfrentar mais esse desafio climático. (As informações são da Assessoria de Imprensa da Sonhagro, adaptadas pela equipe MilkPoint)


 
 

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