28/11/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de novembro de 2023                                               Ano 17 - N° 4.033

Guilherme Portella é reeleito no Sindilat e prevê ação conjunta pela competitividade

Em votação na tarde desta terça-feira (28/11), o diretor da Lactalis do Brasil Guilherme Portella foi reconduzido à presidência do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) para o triênio 2024/2026. Atual presidente da entidade, ele foi aclamado em chapa única, que tem Alexandre Guerra, da Cooperativa Santa Clara, como 1º vice-presidente. A nova diretoria ainda conta com Alexandre dos Santos (Deale) como 2º vice-presidente, com Caio Vianna (CCGL) como diretor secretário, e Angelo Sartor (RAR) como diretor tesoureiro. A eleição ocorreu durante a reunião mensal de associados transmitida em formato híbrido da sede do Sindilat, em Porto Alegre (RS).

Segundo Portella, uma das principais frentes de ação será a busca por maior competitividade para o setor lácteo gaúcho. “Nosso objetivo é manter uma defesa firme das indústrias e cooperativas de leite do Rio Grande do Sul em busca de melhores condições para o desenvolvimento da atividade. Precisamos trabalhar a cadeia de produção junto com as entidades de produtores rurais e Governo em ações que fomentem a produtividade, reduzam custos e aumentem o consumo interno. Dessa forma, em médio prazo, conseguiremos produzir um leite competitivo em escala mundial, aumentando nosso volume de vendas interestaduais e exportações, o que deverá ajudar no desenvolvimento de todo o Estado”, frisou, lembrando que a cadeia leiteira gera renda em 493 dos 497 municípios gaúchos.

Para o executivo, que acompanhou a eleição diretamente de Laval, na França, é essencial que se garanta condições de o setor produtivo manter-se produzindo em igualdade competitiva entre os estados da federação, mas que também ganhe força no mercado internacional, turbinando as exportações hoje ainda incipientes. “Só superaremos o impacto das importações se formos competitivos o suficiente para enfrentar os produtos que vem de fora”, indicou. E disse mais. Portella acredita que o setor lácteo brasileiro tem muito a amadurecer. “Precisamos unir esforços e ganhar competitividade, mas, para isso, precisamos de ações concretas que transformem o esforço produtivo da cadeia em rentabilidade para as indústrias e para o campo”.

Entre as ações práticas a serem implementadas na nova gestão está o aprofundamento de estudos científicos que comprovem que o leite é uma atividade de baixo impacto ambiental e capaz de fixar carbono no solo. “O leite gaúcho tem uma qualidade diferenciada e merece ser reconhecido tanto dentro do Rio Grande do Sul quanto no resto do Brasil e no mundo”, reforçou. (Jardine Comunicação)

Foto: Carolina Jardine

Conseleite/MG projeta valor de referência do leite a ser pago em dezembro

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 24 de Novembro de 2023, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Setembro/2023 a ser pago em Outubro/2023. O maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Outubro/2023 a ser pago em Novembro/2023. A projeção para o maior valor de referência; o valor médio de referência; o valor base de referência e o menor valor de referência para o produto entregue em Novembro/2023 a ser pago em Dezembro/2023.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada leite base se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.

O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite base, maior, médio e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela.

Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br.

As informações são do Conseleite-MG.

Farm Kids defendendo a indústria que os criou

“Os líderes não nascem, eles são feitos”, disse certa vez o lendário técnico de futebol americano Vince Lombardi. “E eles são feitos como qualquer outra coisa, através de muito trabalho.”

Não é por acaso que os jovens agricultores costumam ser bons líderes. Eles testemunham habilidades de liderança demonstradas diariamente na fazenda.

Não muito tempo atrás, dois dos meus filhos tiveram a oportunidade de ministrar uma aula de laticínios 'Da fazenda para a comida, para você' na escola secundária do meu filho mais novo, para a aula de artes linguísticas da oitava série. O currículo da turma tem lido O Dilema do Onívoro, que pinta uma história um tanto falsa e muito opinativa de como os alimentos são produzidos.

Perguntei a Jacob se ele concordava comigo vindo e ensinando esta lição para sua classe, e ele disse com segurança que achava que poderia ensiná-la sozinho. Sua irmã mais velha, Cassie, perguntou se ela poderia ajudar a ensinar também, já que ela não pôde fazer esse workshop quando estava no ensino fundamental, pois era o ano do COVID.

Sabendo o quão impressionáveis são os alunos do ensino médio, peguei meu Rolodex e entrei em contato com a Domino's para me ajudar a contar minha boa história sobre laticínios. Queria unir o cuidado incrível que é necessário na produção dos alimentos que eles comem e, quando se trata de adolescentes, você fala com eles com pizza. Não consegui pensar num parceiro melhor do que a Domino's devido à sua incrível parceria com os produtores de leite.

Observei Cassie e Jacob passarem o dia conversando sobre o conforto das vacas, cuidados com a terra e contando aos alunos como não há antibióticos na carne e no leite que consomem. Isso não era algo para o qual meus filhos realmente tivessem que se preparar. Foi uma conversa natural sobre algo muito próximo de seus corações. Eles até fizeram uma sessão de perguntas e respostas e fizeram perguntas triviais, e todos os alunos ficaram muito envolvidos.

Muitas vezes penso que nós, produtores de leite, falamos tanto sobre sermos defensores que às vezes nos esquecemos de perguntar se os nossos filhos gostariam de ser defensores de uma indústria que ajudou a criá-los e que eles também aprenderam a amar.

No início de cada aula, os alunos assistiam a uma apresentação de slides de 3 minutos com fotos de nossa família e da fazenda, enquanto tocavam o hit de Luke Bryan, “Hear's to the Farmer”. Todas as crianças estavam sorrindo, mas então olhei para Jacob, cujo sorriso era largo. Ele ficou muito orgulhoso de seus colegas verem de onde ele era. Ele tinha orgulho de ser filho do Fazendeiro. Você sabe do que estou orgulhoso? A capacidade do meu filho de se levantar e dar uma lição com paixão e conhecimento.

Eu encorajaria mais de vocês a olhar para os líderes natos que ajudaram a criar para ajudar a contar a boa história dos laticínios e a serem defensores da indústria. (Dairy Herd)

Jogo Rápido

Uruguai: captação de leite cresceu 2% em outubro e bateu recorde
De acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional do Leite do Uruguai (Inale), 221 milhões de litros de leite foram processados nas diversas plantas industriais em outubro, um volume 2% maior (+5 milhões de litros) em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi também um recorde histórico para outubro, superando o recorde anterior de 220 milhões de litros em 2021. Da mesma forma, a referência conseguiu se recuperar do retrocesso (-1,6%) registrado em setembro na comparação anual, como resultado do impacto da falta de água no início da primavera em várias áreas do país. No acumulado janeiro-outubro, a produção de leite acumula uma taxa de expansão de 1%, enquanto nos 12 meses até outubro atinge 2.106 milhões de litros (+1%). (As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)