23/10/2023

Porto Alegre, 23 de outubro de 2023                                                   Ano 17 - N° 4.009

2ª edição do Programa de Formação em Qualidade do Leite está com inscrições abertas

Após grande adesão em sua primeira edição, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) em parceria com a Univates, lança a segunda edição do Programa de Formação em Qualidade do Leite: Formação de Laboratoristas. “Tivemos uma turma lotada e estamos registrando uma grande procura pela formação para melhorar a qualidade do leite tanto no setor da indústria quanto nas fazendas. Este curso foi elaborado para formar laboratoristas altamente qualificados e atualizados nas melhores práticas e legislações vigentes”, aponta Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS.Podem participar da formação profissionais da área agropecuária, estudantes em campos relacionados e laboratoristas que desejem aprimorar seus conhecimentos. Para se inscrever é preciso acesssar o link clicando aqui. Para mais informações é possível entrar em contato pelo telefone (51) 99614-5442 ou e-mail comercial@univates.br.

O curso será realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, com aulas no formato virtual síncrono e presencial para prática. O conteúdo está baseado na introdução ao setor leiteiro a até metodologias aplicadas nas análises de plataforma, incluindo questões como legislação e boas práticas, aplicação das leis da propriedade à indústria, noções de boas práticas agropecuárias, análises de plataforma, utilização de equipamentos como crioscópio e medidor de densidade relativa, realização de diversos testes como Alizarol, antibióticos, acidez, autonomia em testes e execução de testes aleatórios em amostras de leite para conferir autonomia aos estudantes. (Assessoria de Imprensa SINDILAT/RS)

ARTIGO DE OPINIÃO: O produtor de leite merece respeito

Cabe neste momento a aplicação de medidas emergenciais
Por Alceu Moreira, deputado federal (MDB-RS)

É grave, desumano e sem precedentes o que acontece com o produtor de leite no Brasil. Uma cadeia absolutamente qualificada, com controle de produção e qualidade, de gente séria, honesta e cumpridora das leis e exigências sanitárias mais rigorosas do mundo, à beira de um colapso pela concorrência desleal. Isso se deve substancialmente às excessivas importações de lácteos de países do Mercosul – entre janeiro e julho de 2023, o aumento foi de 268% em relação ao mesmo período no ano anterior –, motivada por interesses econômicos de meia dúzia e inércia daqueles que deveriam justamente estar protegendo quem produz. Por isso, tenho dialogado desde o início com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e outros representantes dos governos estadual e federal, apresentando alternativas para restabelecer a competitividade entre o produtor brasileiro e os de países vizinhos.

Cabe neste momento a aplicação de medidas emergenciais, tais como o subsídio aos pequenos produtores e o aumento da compra de leite que provém de suas atividades para a merenda escolar. Além disso, a retirada de incentivos do programa Mais Leite Saudável para importadores – equivalente a 5% de PIS/Cofins – e a aplicação da taxa compensatória são fundamentais para proporcionar isonomia ao produto nacional. Por fim, é necessário fiscalizar a produção vizinha e apurar suposta prática de dumping, suspendendo as importações caso confirmada a ocorrência.

Essa é uma crise que se tornou cíclica e merece uma solução à altura do anseio daqueles que se sentem cada vez mais obrigados a abandonar o seu tambo. Não à toa, somente no Rio Grande do Sul, o número de produtores de leite caiu pela metade nos últimos seis anos. O fato é que a resposta precisa chegar. E rápido. Não adianta apresentar o remédio depois que o paciente estiver morto.

Dê condições ao produtor de leite brasileiro, e nós competiremos com qualquer país do mundo em qualidade e quantidade por vaca leiteira. (Gaúcha ZH)

Dados da Fazenda Estadual para o setor leiteiro gaúcho estão na 12ª edição da Revista RS 360

Os dados do setor lácteo gaúcho, compilados pela Fazenda Estadual, estão disponíveis na edição número 12 da Revista RS 360 que já está liberada para o acesso clicando aqui. A partir da página 82, os números apurados trimestralmente pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) contemplam  informações para itens como vendas, compra de insumos e de bens de capital, valor adicionado e fluxos interestaduais de mercadorias.

As informações são analisadas através do programa Diálogos Setoriais, Desenvolve RS e serão discutidas com representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) em live programada para a quinta-feira (26/10), às 9h.

O link de acesso para acompanhar a transmissão já está disponível aqui. Pelo Sindilat/RS, vão participar da atividade o presidente, Guilherme Portella, o diretor tesoureiro, Angelo Sartor, e o secretário-executivo, Darlan Palharini. (Assessoria de Imprensa SINDILAT/RS)

Bastidores do Poder (20/10/2023)
Confira na íntegra a entrevista do secretário-executivo do SINDILAT/RS, Darlan Palharini, ao programa Bastidores do Poder da última sexta-feira, 20/10/2023, a partir de 1:12:00 até 1:21:50 no vídeo, clicando aqui. A pauta tratou do impacto do decreto 11.732, anunciado na quarta-feira, 18/10/2023, pelo governo federal. O texto será levado à Câmara Setorial do Leite para análise mais detalhada. Para Palharini, a maior preocupação deve-se à demora na efetivação das medidas, que só devem entrar em vigor em 90 dias. (via youtube da Rádio Bandeirantes POA)