28/08/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de agosto de 2023                                                       Ano 17 - N° 3.975

RS Carbon Free: Expointer terá seminário pioneiro sobre mitigação e balanço de carbono

A 46ª edição da Expointer dará o pontapé inicial na discussão sobre balanço de carbono na evolução da pecuária de leite, corte e grãos. O Seminário RS Carbon Free vai reunir, pela primeira vez, produtores, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas para trocar informações, estudos e experiências relacionados ao tema que tem ganho cada vez mais espaço no processo de tecnificação da produção.

A programação (veja abaixo) se estenderá ao longo de dois dias: terça e quarta-feira (29 e 30/8) na Casa da Indústria de Laticínios, espaço do Sindilat/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A abertura será terça-feira, às 9h. Os temas relacionados à mitigação e ao balanço do carbono serão discutidos em 12 palestras e duas mesas-redondas que contemplarão desde as estratégias para uma agricultura de baixa emissão de carbono, chegando aos desafios para o setor produtivo frente à economia verde. Ao final, será apresentado e assinado um protocolo sobre a cultura de carbono para o Rio Grande do Sul.

O evento é uma promoção do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS) e do Sebrae/RS, com o apoio das Embrapas Pecuária Sul, Gado de Leite, Pecuária Sudeste, Trigo, Meio Ambiente e Clima Temperado, além da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA).

A articulação está a cargo do Sindilat/RS. “É uma ação planejada há muitas mãos e que vai garantir pioneirismo para o Rio Grande do Sul, tanto por iniciar a discussão sobre um tema tão latente para qualificar a produção, quanto pelo fato de que o resultado desta ação poderá ser balizador de uma política de Estado”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato. CLIQUE AQUI e confira a programação. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Uruguai: Captação de leite cresceu 6% em julho

A captação de leite por diversas plantas industriais do Uruguai totalizou 188 milhões de litros, crescendo 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado e foi o maior ritmo de expansão da produção primária até agora neste ano.

No acumulado janeiro-julho, o embarque totaliza 1,090 bilhão de litros e ficou positivo pela primeira vez em 2023 (+0,2%), segundo o Inale. Por sua vez, no ano transcorrido até julho, a produção atingiu 2,091 bilhões de litros, apenas 0,3% abaixo do mesmo período do ano passado. Tudo indica que a produção continuará crescendo em agosto. Faltando uma semana para o fechamento do mês, os envios de leite para a Conaprole cresceram a uma taxa superior a 2% em relação a agosto do ano passado.

Por outro lado, o Inale informou que o preço médio pago pelas indústrias pelo leite captado em julho foi de 17,30 pesos, uma queda de 1% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto em dólares o preço ficou no máximo do ano com US$ 0,46 (+8% com relação ao ano anterior). Para agosto já foi noticiado que haverá queda no preço do leite ao produtor nas diversas indústrias. A Conaprole reduzirá seu preço em 22%, enquanto Alimentos Fray Bentos o fará em 40% em relação ao valor pago em julho. (As informações são do Tardáguila Agromercados, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint)

Os mercados lácteos do Sudeste Asiático estão em transição para tempos melhores

Apesar dos ventos contrários no curto prazo, no Sudeste Aisático, tempos melhores são esperados para os mercados lácteos da Indonésia, Filipinas, Malásia, Tailândia, Cingapura e Vietnã.

Esses mercados estão em um momento de transição saindo de um ciclo de rupturas de canais, fraca demanda dos consumidores por produtos lácteos e pressão descendente que culminou em uma desaceleração do crescimento do comércio entre 2020 e 2022.

As condições do mercado consumidor estão melhorando, com uma recuperação mais expressiva a partir de 2024, à medida que a inflação diminuiu, melhora a demanda dos serviços de alimentação e aumentam as atividades de marketing e investimento para incentivar o crescimento da demanda. A região também deverá ter uma economia mais promissora, embora a desaceleração econômica da China seja um risco importante para essas economias. A demanda de médio prazo (no horizonte de 2030) tem suporte para crescer tanto em valor como em volume através de importantes categorias de lácteos Premium.

Coletivamente, o mercado do Sudeste Asiático é grande deficitário de leite, com uma autossuficiência regional de 74%. Com base na modelagem do Rabobank, o déficit de importação chegou a 9,9 bilhões de litros em equivalente leite (LEqL) em 2022 e pode superar 11,5 bilhões de LEqL em 2023.

A região continuará sendo um campo de batalha acirrado, com espaço para marcas locais e participantes tradicionais de exportação para expandir os volumes em um mercado em crescimento. No entanto, é essencial manter preços competitivos, desenvolver produtos, expandir os canais, e obter credenciais de sustentabilidade, para ter sucesso no longo prazo. (Fonte: Rabobank – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Jogo Rápido

Coletiva de Imprensa Sindilat
O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) realizará uma coletiva de imprensa na terça-feira (29/08) na Casa da Indústria de Laticínios, espaço do Sindilat/RS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a 46ª Expointer.  No encontro, marcado para às 14h, representantes da Entidade, farão o lançamento do 9º Prêmio Sindilat de Jornalismo, a apresentação do 1º Seminário RS Carbon Free, do Programa de Formação em Qualidade do Leite: Formação de Laboratoristas, da 1ª Escola Técnica de Laticínios do RS e da Vitrine tecnológica do Leite. (Assessoria de Imprensa Sindilat)