Pillon assume a Diretoria Executiva de Pesquisa e Inovação da Embrapa

O doutor em Ciência do Solo Clenio Pillon é o novo Diretor-Executivo de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Servidor de carreira na instituição, ele também estará, interinamente, à frente da Diretoria de Governança e Gestão.

No início do ano, através de ofício, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) manifestou apoio à indicação de Pillon para a função. “Conhecemos e admiramos o seu trabalho no desenvolvimento do setor agropecuário e seu empenho também no setor lácteo gaúcho. Por isso, endossamos essa indicação que se concretizou nesta semana”, destaca Darlan Palharini, secretário-executivo do sindicato.

Pillon destaca que o Sindilat é um parceiro da Embrapa e que seu trabalho à frente da Diretoria estará voltado também ao incentivo dos projetos para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do leite. “Nesses últimos anos, em parceria com o setor produtivo e a indústria, viemos construindo uma série de soluções pautadas pelas questões de maior competitividade, sustentabilidade e na produção de leite com qualidade ao consumidor”, aponta.

O diretor acrescenta que a pretende ampliar as pesquisas na Embrapa e toda a agenda de desenvolvimento e inovação, além das ações de cooperação em parceria com o setor produtivo. “Estamos muito imbuídos na missão de contribuir com o país na questão da segurança e soberania alimentar e o leite é um alimento fundamental neste processo”, assinala.

Pillon é agrônomo, foi professor universitário, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado de Pelotas (RS), entre 2011 e 2019, e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, entre 2007 e 2011. Natural de Santa Maria (RS), é filho de agricultores e ingressou como pesquisador em 1999 na Embrapa Suínos e Aves.

Foto: Fernanda Diniz
*Com informações da Embrapa