Bancada gaúcha defende pauta do leite em Brasília

Parlamentares gaúchos estão mobilizados em defender a pauta do setor lácteo em Brasília (DF). A ideia é levar questões como as disparidades competitivas existentes dentro do Mercosul ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Participando da reunião de indústrias associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) na tarde desta terça-feira (25/04), o deputado federal e presidente da Câmara de Indústria e Comércio da Câmara, Heitor Schuch (PSB), informou que assunto será alvo de encontro no final do dia entre deputados e senadores para ser levado em bloco ao governo federal. “O tema já está sendo encaminhado e aguardamos uma resposta do MDIC em relação a uma reunião com o setor lácteo gaúcho”, disse Schuch. A proposição é apresentar casos concretos de disparidades dentro do bloco, assim como outras questões como a diferenciação tributária sobre o soro do leite e o Whey Protein ao vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin Filho.
“Se quisermos fazer do Brasil um país que tenha desenvolvimento, ou a gente investe para recuperar o poder da indústria nacional ou vamos acabar empobrecidos”, alertou o deputado lembrando dos ensinamentos deixados pela pandemia sobre a necessidade de garantia de abastecimento local. A posição foi defendida pelo presidente do Sindilat, Guilherme Portella, ressaltando que medidas de apoio do governo federal são essenciais para a solidificação de investimentos e desenvolvimento do setor lácteo brasileiro. “São posições que trarão impacto significativo para todo o segmento”, ressaltou.

Foto: Carolina Jardine