Pular para o conteúdo

28/03/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 28 de março de 2023                                                         Ano 17 - N° 3.869


Uruguai: Lançada iniciativa que prioriza as necessidades do setor lácteo

Buscando um espaço de reflexão, articulação e priorização das necessidades leiteiras no Uruguai que integra os setores privado, acadêmico e público, foi celebrado o lançamento da Rede Tecnológica da Cadeia Láctea (RTCL), uma iniciativa liderada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária Instituto Nacional do Leite (INIA), o Instituto Nacional do Leite (Inale), o Laboratório Tecnológico do Uruguai e sua Fundação Latitude, a Universidade da República e Conaprole.O lançamento aconteceu no LATU com a presença de autoridades oficiais. Essa rede buscará manter atualizada a agenda de temas a serem abordados desde pesquisa e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologia e capacitação de capital humano, com vistas à maximização de recursos e oportunidades, melhoria da competitividade e aprofundamento do desenvolvimento da intensificação produtiva e sustentabilidade da cadeia leiteira nacional.

O acordo que estabelece a criação da RTCL foi assinado em 2022 pelas instituições envolvidas, contou com o apoio do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pescas, e terá a duração de cinco anos, com possibilidade de renovação. Conforme indicado, a dinâmica de trabalho da rede priorizará projetos de longo prazo em nível de sistemas produtivos e cadeia de valor.

Como pano de fundo, em 2015 algumas das instituições que compõem a rede participaram do projeto "Sistemas de produção de leite competitivos, sustentáveis e simples: o desafio do leiteiro uruguaio".

Alinhada com o que a RTCL propõe, esta iniciativa surgiu da necessidade de institucionalizar um espaço que permitisse reflexão e ação conjunta sobre as necessidades do setor primário na produção de leite. (As informações são do El País Digital, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint)


Conseleite/MG divulga projeção dos valores do leite entregue em março

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 24 de Março de 2023, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga:

os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Janeiro/2023 a ser pago em Fevereiro/2023;

os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Fevereiro/2023 a ser pago em Março/2023;
valores de referência projetados do leite padrão maior e menor valor de referência para o produto entregue em Março/2023 a ser pago em Abril/2023.

Períodos de apuração
Parcial de Janeiro/2023: De 01/01/2023 a 31/01/2023
Parcial de Fevereiro/2023: De 01/02/2023 a 28/02/2023
Parcial de Março/2023: De 01/03/2023 a 20/03/2023

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade, incluindo 1,5% de Funrural. (Conseleite MG)

Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul capacita novos fiscais agropecuários

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) nomeou recentemente 47 médicos veterinários, que vão atuar nas áreas de inspeção e defesa sanitária animal nas supervisões regionais do interior do Rio Grande do Sul. Agora, a instituição possui ao todo 357 fiscais estaduais agropecuários, e os novos servidores iniciaram capacitação para os serviços nesta segunda-feira (27/3).

O treinamento prevê uma parte teórica de três semanas em Porto Alegre e outra prática a ser realizada em duas semanas, em diferentes municípios no interior do Estado. O total é de cerca de 180 horas e deve ser finalizada em abril.

O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, destacou o reconhecimento que a Secretaria tem em âmbito nacional nos trabalhos desenvolvidos, principalmente na parte de defesa animal. “É muito importante a equalização desses encontros para nivelar informações e conhecimento. O olhar e a sabedoria de todos vocês é essencial, porque dão a segurança aos alimentos que chegam à mesa de milhões de pessoas. O agro no Rio Grande do Sul tem, além de importância histórica e econômica, uma relevância social por todos aqueles que estão envolvidos em todas as cadeias produtivas”, ressaltou.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, a qualidade da fiscalização e dos atendimentos prestados influenciam diretamente no resultado das atividades de inspeção de produtos e de defesa sanitária da área animal.

“A padronização dessas atividades, além de contribuir para melhorar a eficiência, eficácia e efetividade, reforça a identidade da Secretaria como entidade educadora, fiscalizatória e prestadora de serviços de qualidade e de grandes retornos econômicos e de saúde para a população”, afirmou Rosane. (SEAPI)


Jogo Rápido 

Mapa Conecta Proteína Animal: startups podem se inscrever
As startups que quiserem participar do Mapa Conecta Proteína Animal podem se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira (31). A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária tem o objetivo de conectar startups a investidores e aceleradoras para escalarem seus negócios com soluções para a cadeia produtiva de proteína animal. O desafio ocorrerá em formato híbrido e faz parte da programação do InovaMeat Toledo 2023 - Inovação na Produção de Proteína Animal, evento que acontece de 11 a 13 de abril de 2023, em Toledo (PR). A iniciativa tem parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e com o Sindicato Rural da cidade, e apoio da Prefeitura Municipal de Toledo e da Fundação de Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico do município (Funtec). As tecnologias devem estar associadas a algumas áreas de interesse específicas para suínos, aves, peixes e vacas leiteiras, e uma geral. A descrição completa de cada área de interesse pode ser conferida no Regulamento da chamada, no endereço. Na página também está o link para o Formulário de Inscrição. As startups qualificadas receberão um certificado de participação e as selecionadas receberão um certificado de vencedoras, além da oportunidade de usufruir de um espaço para networking, visibilidade e oportunidades de negócios do setor. (As informações são do Mapa)

 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *