21/03/2023

Porto Alegre, 21 de março de 2023                                                         Ano 17 - N° 3.864

Pautas do Setor Lácteo serão apresentadas aos novos governadores

As principais pautas do setor leiteiro serão levadas pelos representantes da Aliança Láctea Sul-Brasileira (ALSB) aos novos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estados que integram o grupo. A decisão foi alinhada nesta segunda-feira (20/03) na primeira reunião de 2023 da Aliança, que aconteceu de forma híbrida em Porto Alegre (RS). “A cadeia produtiva do leite tem uma grande importância socioeconômica, reconhecida nos três estados. Será mais um momento para aproximarmos os Executivos nas pautas que são comuns pelo fortalecimento e crescimento do setor”, destaca o Coordenador Geral da ALSB, Airton Spies. A reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) está prevista para abril, ocasião em que o governador Eduardo Leite (PSDB) assumirá a condução da entidade.

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Guilherme Portella, fortalecer as pautas do setor cumpre a missão da Aliança em trabalhar pelas questões ligadas à competitividade do leite. “Por conta da falta de competitividade, o leite brasileiro não está inserido no mercado internacional. Para agravar, há um aumento nas importações”, destacou, ao apontar a necessidade de mudanças tributárias e melhorias na produção.

Ao longo da tarde, foram relatadas ainda as atividades da ALSB junto à Câmara Setorial de Leite e Derivados do MAPA, a análise comparativa dos custos de produção dos produtos lácteos no Mercosul, o andamento da Reforma Tributária na Câmara Federal e o estágio atual do processo de levantamento de dados para o elaboração da quinta edição do Diagnóstico e Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS, PR e SC,  que está sendo elaborado pela Emater-RS, Epagri e IDR-Paraná.

O encontro ainda teve a participação dos secretários estaduais dos três estados do Sul que reafirmaram o compromisso com o setor leiteiro: Giovane Feltes, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul; Valdir Colatto, da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina; e Norberto Ortigara, da Agricultura e Abastecimento do Paraná. O próximo encontro da Aliança Láctea Sul-Brasileira está previsto para o dia 14 de junho, em Curitiba (PR). (Assessoria de imprensa Sindilat)

Global Dairy Trade - GDT

Fonte: GDT adaptado Sindilat

Observatório do Consumidor analisa os padrões de consumo do doce de leite
PARTE 01 DE 02

Observatório do Consumidor - Neste mês, a Newsletter do Observatório do Consumidor está completando um ano de divulgação.

E, para comemorar o seu primeiro aniversário, o OC escolheu analisar aquele derivado lácteo que não pode faltar em festinhas e comemorações. Ele pode ser saboreado em pedaços ou em colher, puro ou acompanhado por um queijinho, ou ainda, quem sabe, vir na cobertura de um delicioso bolo ou no recheio de um suculento canudinho. Adivinhou? Sim, é ele, o Doce de Leite!

O OC coletou 851.782 tweets que se referiram a este produto entre maio de 2020 e fevereiro de 2023. Tal alimento, cujo consumo possui caráter puramente indulgente, teve seu maior número de menções no Twitter em 2020, primeiro ano da pandemia do Covid-19. Importante observar que, mesmo com um quadrimestre a menos de coleta de dados que nos anos seguintes, o interesse pelo doce de leite se destacou em 2020, com 38% do total de referências, diminuindo nos demais períodos.

Na comparação entre os quadrimestres, percebe-se que no ano de 2021, o interesse dos consumidores pelo doce de leite foi maior no primeiro quadrimestre, diminuindo ao longo do ano. Já o maior número de tweets em 2022, foi no segundo quadrimestre, e o menor, no terceiro quadrimestre. Comparando o número de tweets coletados nos dois primeiros meses de 2023 (28.551), percebe-se que ele está bem aquém dos anos anteriores. No primeiro bimestre de 2021, foram registradas 47.879 menções ao doce de leite e, nos dois primeiros meses de 2022, 35.352. Portanto, o interesse dos consumidor pelo doce de leite vem diminuindo ao longo do período analisado.

Os homens formaram maioria, entre os usuários do Twitter que publicaram sobre doce de leite. A representatividade masculina foi aumentando com o passar dos anos, e, no total, eles foram os responsáveis por 61% das menções ao produto, contra 39% de mulheres.

Quanto às gerações, a Y é, de longe, aquela que mais se manifestou a respeito desta iguaria nas redes sociais, com 82,7% do total de tweets, seguida pela geração Z, com 15,5% e, então, a geração X, menos representativa, com 1,8% de manifestações.

Os 3 estados de onde se originaram o maior número de tweets sobre o doce de leite são também os três mais populosos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Juntos eles respondem por 53% do conteúdo postado.

Na sequência têm-se os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal, todos superando, individualmente, 5.000 postagens sobre o doce, no período analisado.

As informações são do Observatório do Consumidor da Embrapa Cileite

14º Fórum MilkPoint Mercado: é AMANHÃ, participe online ou presencial!
Nesta quarta-feira, 22/03, começa a 14ª edição do Fórum MilkPoint Mercado. Com o tema “A Competitividade da Cadeia Láctea Brasileira.” Em nosso encontro, discutiremos relevantes pautas para os todos os agentes do setor lácteo. Confira a programação completa do evento aqui. A antecipação de conjunturas de mercado e informações assertivas são primordiais na busca de estratégias competitivas, diferenciação e rentabilidade. Assertividade sobre o futuro do mercado do leite você encontra no Fórum MilkPoint Mercado. (Milkpoint)