16/03/2021

Porto Alegre, 16 de março de 2023                                                    Ano 17 - N° 3.861

Estão abertas as inscrições da segunda etapa do 2º Prêmio Referência Leiteira

Já está aberto o prazo para que os produtores de leite no Rio Grande do Sul se inscrevam na segunda etapa do 2º Prêmio Referência Leiteira RS em seis categorias de cases de sucesso: Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Bem-estar Animal, Protagonismo Feminino, Sucessão Familiar e Gestão da Atividade Leiteira.

A inscrição deve ser realizada com envio por correio eletrônico de todo o material de apresentação para jries@emater.tche.br ou sindilat@sindilat.com.br. As inscrições se encerram no dia 30 de junho. Tanto o regulamento completo quanto a ficha de inscrição podem ser acessados pelo site do Sindilat clicando aqui.

Neste ano, as inscrições foram divididas em duas fases. Na primeira, 116 produtores se registraram para competir pelo prêmio de "Propriedade Referência em Produção de Leite".  A novidade é a separação entre os que produzem em sistemas à base de pasto com suplementação e os que produzem em sistemas de semiconfinamento ou confinamento.

O Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat), a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizam a premiação com o objetivo de reconhecer exemplos positivos na atividade leiteira. O propósito é que os cases de sucesso possam ser amplamente divulgados e reconhecidos, servindo assim como referência aos demais produtores na superação dos desafios do setor.

Os produtores que estão vinculados à indústria de laticínios que adquire leite no Estado podem participar do prêmio, independentemente de sua produção ser individual ou coletiva. Cada vencedor será premiado com um troféu, certificado e um notebook. A divulgação dos resultados e a entrega dos prêmios ocorrerão durante a Expointer 2023, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

IBGE: Pesquisa Trimestral do Leite - 4º trimestre de 2022.
Parte 02 de 02

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço líquido médio do litro de leite pago ao produtor no 4º trimestre de 2022 foi de R$ 2,69, valor 21,6% acima ao praticado no trimestre equivalente do ano anterior. Em comparação ao preço médio auferido no 3° trimestre de 2022, houve decréscimo de 17,7%. (Gráfico I.14).

A maior parte da captação de leite pelos laticínios brasileiros foi realizada por estabelecimentos de grande porte, que receberam mais de 150 mil litros de leite/dia (6,7% do total de estabelecimentos) e foram responsáveis por 68,5% do volume de leite cru captado no 4º trimestre de 2022 (Tabela I.13).

No 4º trimestre de 2022 participaram da Pesquisa Trimestral do Leite 1 749 estabelecimentos, 681 (38,9%) registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), 790 (45,2%) nos Serviços de Inspeção Estadual (SIE) e 278 (15,9 %) nos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), respondendo, respectivamente, por 90,3%, 8,8% e 1,0% do total de leite captado. O Estado do Amapá foi a única Unidade da Federação a não participar da Pesquisa por não apresentar estabelecimento elegível ao universo investigado.  (Fonte: IBGE - Pesquisa Trimestral do Leite - 4º trimestre 2022. Estatística da Produção Pecuária out.-dez. 2022)

Tião Medeiros é eleito presidente da Comissão de Agricultura

O deputado Tião Medeiros (PP-PR) foi eleito nesta quarta-feira (15), com 34 votos, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Houve 2 votos em branco. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa do colegiado (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos em outra reunião.

“A comissão tem uma repercussão nos temas de grande relevância no agronegócio brasileiro, em todas as suas escalas, pequeno, médio e grande. Sei que o produtor faz o seu papel da porteira para dentro e o setor público precisa permitir que ele continue produzindo cada vez mais”, disse Medeiros, ao assumir a presidência.

Ele afirmou ainda que pretende definir a pauta da comissão com os demais membros do colegiado, avançando, principalmente, nas propostas que já estão aguardando análise.

Perfil:
O advogado Tião Medeiros, 40 anos, exerce atualmente o seu primeiro mandato como deputado federal. Antes foi deputado estadual pelo Paraná em duas legislaturas e chefe de gabinete da Casa Civil do governo do Paraná.

O que faz a comissão:
A Comissão de Agricultura debate e vota temas relacionados à política agrícola e aos atinentes à agricultura e à pesca, bem como aqueles relativos às questões fundiárias e de reforma agrária e, ainda, sobre justiça agrária e direito agrário.

Assista a reportagem clicando aqui.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Chile: captação de leite caiu 3,0% em janeiro
Segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Produtores de Leite (Fedeleche) do Chile, com base em informações divulgadas pela Secretaria de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa), a captação de leite no país em janeiro de 2023 registrou queda de 3,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior, caindo de 210,4 para 204,0 milhões de litros, este último o menor valor dos últimos três anos. Além disso, esse volume representa uma contração de 6,3 milhões de litros e ao mesmo tempo encadeia oito meses negativos consecutivos na captação de leite cru. Isso se deve principalmente ao fato de que os produtores de leite em todas as partes do país estão lutando com altos preços de produção, o que pressiona para baixo a oferta nacional de leite cru. Assim, no primeiro mês do ano, os resultados por regiões foram mistos, com alta na Região Metropolitana e La Araucanía, enquanto as regiões de Ñuble, Bio-Bio, Los Ríos e Los Lagos caíram. As informações são do Mundo Agropecuário, traduzidas pela Equipe MilkPoint.