Indústria associada do Sindilat tem projeto aprovado no Fundopem

Dos 14 projetos aprovados pelo Fundo de Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) no início do mês de março, um faz parte do setor de leite e derivados. A Laticínios Friolack, associada do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), terá o subsídio no valor de R$ 3.842,000.00, que deve ser destinado à expansão das atividades da indústria. O projeto prevê que a Friolack crie 12 novos postos de trabalho.

Essa é a quarta vez que a Friolack tem um projeto que se enquadra ao Fundopem. A indústria, considerada de porte médio, está localizada no município de Chapada (RS) e emprega cerca de 300 colaboradores diretos.
Para o presidente da Friolack, Delcio Giacomini, o programa possibilitou a expansão da empresa, que possui 21 anos de atuação. “É extremamente significativo para as empresas se enquadrarem ao Fundopem, pois agrega valor ao trabalho, gera emprego e renda. Eu não teria feito nem a primeira expansão da indústria se não tivesse aderido ao fundo”, conta.

Os projetos encaminhados ao Fundopem são analisados pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), responsável pelo fundo. Os benefícios do Fundopem são convertidos no abatimento de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), oriundo da comercialização dos produtos fabricados. “Quando você começa a ter maior produção e mais faturamento, começa aplicar o projeto. Só assim ocorre o abatimento do ICMS pelo governo. Você fica na obrigação de trabalhar. E nós na Friolack, temos cumprido muito bem esse compromisso”, afirma Giacomini.

A expectativa de expansão da indústria, segundo o diretor da Friolack, Cristiano Giacomini, é de 20% em 2023. “É uma forma de alavancar o crescimento da empresa e, em contrapartida, o Estado ganha mais retorno de ICMS. Julgo como um incentivo de ‘ganha-ganha’. Esse é o quarto projeto aprovado. Eles são importantes para o desenvolvimento regional, pois atraem novos investimentos”, destaca.

Foto: Piaia Engenharia