Pular para o conteúdo

06/03/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 06 de março de 2023                                                    Ano 17 - N° 3.853


Sindilat e UPF lançam projeto inovador em formação para o setor industrial
 
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) e a Universidade de Passo Fundo (UPF) anunciam, na quarta-feira (8/03), o Programa de Atualização para a Indústria de Laticínios visando a formação, qualificação e treinamento dos profissionais que atuam no setor. A apresentação será realizada durante a Expodireto Cotrijal 2023, em Não-Me-Toque (RS), na Casa da UPF, às 15h. 
 
A solenidade contará com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UPF, Dr. Antônio Thomé, o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Dr. Carlos Bondan, o presidente do Sindilat/RS, Guilherme Portella e o secretário executivo do sindicato, Darlan Palharini. 
 
Inicialmente, será oferecido o curso para laboratoristas que trabalham com a análise do leite, posteriormente, para Formação de Equipes de Fomento para as Boas Práticas Agropecuárias (BPA). 
 
“A oferta de formação atende a uma importante demanda da indústria que é a qualificação dos colaboradores, garantindo atualizações tanto para os profissionais que já atuam na área, quanto treinamento e capacitação adequadas para os que estão iniciando no setor”, destaca Palharini.
 
De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UPF, professor Dr. Carlos Bondan, a Instituição e o Sindicato já desenvolvem diversas ações em conjunto, tanto na pesquisa quanto na extensão. “Os trabalhos envolvem artigos publicados, mas também a prática, com análises, estudos e trocas de conhecimentos. Pretendemos formalizar essa parceria com o lançamento de alguns treinamentos para a indústria, visando atender toda a cadeia produtiva do leite”, comenta.
 
Serviço:
• O que: Lançamento do Programa de Atualização para a Indústria de Laticínios
• Quem lança: UPF e Sindilat
• Quando: Quarta-feira (8/03), às 15h
• Local: Casa da UPF na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS)
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindilat/RS

Troféu Brasil Expodireto celebra a força do agro

Primeira programação oficial da Expodireto Cotrijal 2023, evento homenageou autoridades, lideranças e produtores

O Troféu Brasil Expodireto, que abre a agenda de eventos da feira, foi realizado na noite deste domingo, 5/3, na Bier Site, em Carazinho. A premiação homenageia autoridades, lideranças e produtores que contribuem para fortalecer o agronegócio.

Dentre os homenageados, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que agradeceu o reconhecimento e destacou que aumenta o compromisso de desenvolver um bom trabalho para o setor. “O Rio Grande do Sul é um estado pujante, de gente trabalhadora. Estamos juntos nesse momento de desafios por causa da estiagem”, afirmou, falando sobre as perdas na safra de verão decorrentes da falta de chuvas.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, reconheceu o empenho das autoridades e lideranças para o agro e a feira e aproveitou para reiterar que é preciso olhar diferenciado dos governos para o setor que tem sido fundamental para a economia brasileira.

Confira a lista dos homenageados:

  • Agroindústria Familiar - Giacomini Alimentos
  • Jovem Produtor Rural - Rogério Edemundo Gehring
  • Produtor Rural - João Nelson Barboza
  • Nutrição de Plantas - Yara Fertilizantes
  • Produção Animal - Rehagro Educação no Agronegócio
  • Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas - Masal
  • Obtentores de Sementes - OR Genética de Sementes
  • Tecnologia e Pesquisa - RTC CCGL
  • Inovação - BASF S.A.
  • Parceiro Comercial - Cargil Agrícola S.A.
  • Reconhecimento Gaúcho - Luiz Eduardo Batalha - empresário
  • Destaque Internacional - Abena Pokua Adompim Busia - embaixadora de Gana
  • Personalidade Gaúcha - Fernando Lucchese - médico
  • Instituição Gaúcha - BRDE
  • Operadores de Transparência - Marco Peixoto - presidente do Tribunal de Contas do Estado
  • Personalidade do Agro Gaúcho - Paulo Pires – presidente da FecoAgro
  • Liderança Empresarial Nacional - Alceu Elias Feldmann - empresário
  • Sustentabilidade - Marjorie Kauffmann – Secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura
  • Liderança Setorial - Luiz Carlos Bohn – Pres. da Fecomércio-RS e do Cons. do Sebrae-RS
  • Relevância - Artur Lemos Jr. – secretário de Estado Chefe da Casa Civil
  • Destaque Especial - Fernando Soares – comandante Militar do Sul
  • Reconhecimento Especial - Giovani Feltes – secretário de Estado da Agricultura
  • Liderança Parlamentar Gaúcha - Vilmar Zanchin – presidente da Assembleia Legislativa
  • Personalidade do Agro Nacional - Carlos Fávaro – ministro de Estado da Agricultura e Pecuária

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

 

FAO: Índice de preços dos alimentos cai pelo décimo mês consecutivo, lácteos recuam 2,7%

Pelo décimo mês consecutivo, o índice de preços global dos alimentos medido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) recuou. Desta vez, foi 0,6%, para 129,8 pontos. Com isso, o indicador caiu 29,9 pontos (18,7%) em relação ao pico atingido em março de 2022.

Óleos vegetais e laticínios registraram queda em fevereiro, enquanto os preços de grãos e carnes permaneceram estáveis e os preços do açúcar dispararam, informou a FAO, em relatório.

Apesar do indicador global em declínio, a organização alertou que o risco de fome severa continua em muitos países pobres. E que a quedas nos preços do comércio mundial não está se traduzindo em preços locais mais baixos em alguns países, enquanto a seca e a guerra continuam a aprofundar a insegurança alimentar em outros. Segundo a FAO, 45 nações precisam de ajuda externa para obter alimentos adequados.

Seis países estão experimentando o nível mais agudo de insegurança alimentar, definido como fome catastrófica: Burkina Faso, Haiti, Mali, Nigéria, Somália e Sudão do Sul.

Lácteos

O Índice de Preços de Lácteos da FAO teve média de 131,3 pontos em fevereiro, queda de 3,6 pontos (2,7%) em relação a janeiro e 10,2 pontos (7,2%) abaixo do mês correspondente no ano passado.

Em fevereiro, o declínio no índice foi impulsionado pelos preços mais baixos de todos os produtos lácteos, com as quedas mais acentuadas na manteiga e no leite em pó desnatado.

A fraqueza contínua na demanda global de importações, especialmente para entregas de curto prazo, sustentou as quedas de preços, apesar de um aumento perceptível nas compras nas últimas semanas pelo norte da Ásia.

Além disso, o aumento da oferta exportável, incluindo estoques de manteiga, queijo e leite em pó desnatado, na Europa Ocidental, onde as entregas sazonais de leite nos últimos meses ficaram acima de suas médias mensais correspondentes, também pesou nos preços globais de exportação.

As informações são do Valor Econômico e da FAO, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Jogo Rápido 

Mercado do leite e consumo em 2023
O que vem quente no mercado do leite e consumo em 2023? Em um projeto inédito e exclusivo, o MilkPoint reuniu diversos especialistas no Brasil e do mundo para compartilharem quais são as tendências para o leite em 2023. Especificamente, sobre o mercado lácteo, Valter Galan, Sócio do MilkPoint, compartilhou sua visão. Confira abaixo um trecho de seu depoimento:Consumo: a bola da vez! O acompanhamento da demanda pelos lácteos nas gôndolas dos supermercados e outros canais de venda ao consumidor final certamente será assunto quentíssimo e muito importante para o cenário do mercado lácteo do Brasil em 2023. De um lado, sabe-se que a inflação dos lácteos começou o ano bastante elevada ao consumidor final (variações de preços entre 20 e 25% em relação ao começo de 2022 para os principais lácteos) e que a economia brasileira, que teve um desempenho de recuperação em 2022, deve crescer bem menos em 2023. Também participaram e comentaram suas expectativas para o mercado lácteo em 2023: Glauco Rodrigues Carvalho - Economista e Pesquisador da Embrapa Gado de Leite  e  Hayla Fernandes - Vaca Feliz. O Fórum MilkPoint Mercado acontece no dia 22 de março, em Campinas, e você pode participar presencialmente ou de onde estiver, online.Os ingressos com desconto exclusivo para associados do Sindilat/RS podem ser adquiridos clicando aqui. (Milkpoint) 


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *