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16/02/2023

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 15 de fevereiro de 2023                                                    Ano 17 - N° 3.841


França lança campanha de promoção do leite em versão mangá

Desde 5 de fevereiro, está sendo veiculada a campanha publicitária Les Produits Laitiers, na França, com uma série de três anúncios publicitários visando alcançar a nova geração.Após o lançamento, em novembro passado, do mangá Mukaï, que se passa em uma fazenda leiteira, os gráficos japoneses foram escolhidos para esta nova campanha publicitária, a primeira feita no estilo mangá.Thierry Roquefeuil, presidente da Centro Nacional Interprofissional de Economia do Lácteos (Cniel) e seu conselho de administração, pediu à equipe que "desenhasse uma nova campanha de comunicação para marcar uma nova geração".

De fato, há 40 anos, cada geração é marcada por uma campanha de lácteos na França. Em 1981, a geração X descobriu em sua televisão o anúncio “Mangeons du lait” e o famoso jingle que marcou as gerações que que falam que os “laticínios são nossos amigos para toda a vida”. Mais recentemente, em 2009, a Geração Y mergulhou no universo, muito em alta na época, das animações 3D da “Pixar” com “Les Bonies” e Paf Paf Paf le Loup.

Em 2023, a organização leiteira decidiu aceitar o desafio e marcar a Geração Z inspirando-se no mundo japonês do mangá, que atualmente é muito popular na França. A Geração Z representa os consumidores de amanhã. É também a mais sensível e a mais afetada pelas questões sociais, diminuindo o consumo de laticínios devido à mudança nos padrões de consumo. Mais de um terço dos jovens já não toma o café da manhã diário, onde o leite ocupa um lugar importante. Eles comem apenas uma refeição por dia e são adeptos dos lanches: um único prato, sem entrada ou sobremesa.

Mangá e lácteos, uma campanha de comunicação inédita: Em novembro passado, Mukaï, o primeiro mangá francês sobre agricultura, coproduzido pela Les Produits Laitiers/Cniel, conta a história do neto de um fazendeiro que ajuda seu avô na fazenda durante o dia e, à noite, transforma-se em um guerreiro para salvar o mundo. Agora, além do mangá, foi lançada a campanha publicitária na televisão, com três anúncios de 25 a 30 segundos sobre o setor leiteiro, a alimentação e o meio ambiente, marcando o grande retorno dos lácteos. Os comerciais usam a famosa voz de Brigitte Lecordier, que ficou conhecida por fazer a voz de Son Goku em Dragon Ball. Os anúncios também contam com o jingle “laticínios são nossos amigos para toda a vida”, cantado por Lecordier. Este primeiro anúncio de mangá francês será transmitido de 5 de fevereiro a 17 de março de 2023 nos canais familiares (M6, C8, TMC, W9, NRJ12, TFX, Chérie 25, RTL9, Téva, etc.), no horário nobre e nas redes sociais. O mangá também estará presente no estande da empresa France Terre de Lait no International Agricultural Show, de 25 de fevereiro a 5 de março de 2023, que apresentará um livro gigante com algumas páginas do mangá. Exemplares estarão à disposição e poderão ser autografados pelo autor. Uma campanha cofinanciada: O orçamento atribuído a esta campanha publicitária é de 1,7 milhão de euros (US$ 1,82 milhão), 36% dos quais financiados por fundos europeus. Esse valor representa 4,3% do orçamento de comunicação da Cniel, na França. Veja os anúncios clicando aqui (As informações são do Milkpoint)


Assembléia elege nova Diretoria e reconduz Fabio Scarcelli para o triênio 2023 a 2026

Em Assembléia Geral realizada em 09 de fevereiro na sede da ABIQ, os Associados Queijeiros elegeram a nova Diretoria da entidade para o triênio 2023 a 2026 e reconduziram à Presidência, Fábio Scarcelli.
 
Além da eleição da nova Diretoria, com representantes das indústrias de queijos de diversos pontos do Brasil, também foram aprovadas as contas do exercício de 2022 e o budget e planos de ação para 2023.Com a ajuda e aconselhamento dos membros da nova Diretoria e com o apoio dos Associados, Fabio Scarcelli comprometeu-se a mais um triênio de trabalho e dedicação ao desenvolvimento e a defesa das indústrias brasileiras de  queijos.  (ABIQ)


Paraguai – Divisas com exportações da indústria láctea superaram US$ 45 milhões em 2022

Exportações – A indústria de laticínios paraguaia conseguiu enviar ao exterior 11.806 toneladas de produtos pelo valor de US$ 45.432.414 em 2022, o que representou crescimento de 42% em volume e 63% em divisões para o país, de acordo com dados da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

O presidente da Câmara Paraguaia da Indústria de Laticínios (Capainlac), Erno Becker, disse ao La Nación que o crescimento representa um sinal positivo para o setor e destacou que entre os produtos exportados se encontram o leite em pó e a manteiga.

Acrescentou que para este ano a tendência é de manter o crescimento, devendo fechar 2023 com expansão de 5%. É importante lembrar que em 2021 foram exportadas 8.286 toneladas de produtos lácteos no valor de US$ 27.817.702.

Interesse em Taiwan e Chile

O representante da entidade destacou a importância dos novos mercados. Mencionou que Taiwan representa um destino estratégico e que pode ser conquistado.

Becker afirmou que outro destino que está no foco é o Chile. Adiantou que as negociações para começar a exportar já estão em andamento. Atualmente, o principal mercado dos produtos lácteos paraguaios é o Brasil, seguido pela Bolívia, além dos mercados da Turquia, Dubai, Emirados Árabes e República Dominicana, ressaltou o presidente da Capainlac.

Consumo e desenvolvimento de mais produtos

Por outro lado, Becker disse que é importante buscar aumentar o consumo local de produtos lácteos. Afirmou que uma forma seria desenvolver novas variedades de queijos.

O consumo paraguaio de lácteos é cerca de 135 litros per capita, por ano, abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que é de 185 litros per capita. No Brasil, está em torno de 160 litros per capita; Argentina e Uruguai ultrapassam os 200 litros. (Fonte: La Nacion – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

 
 

Jogo Rápido 

VOLTA AS AULAS: Por que o queijo é necessário na lancheira do seu filho?
Entre os alimentos nutricionalmente ricos, os queijos têm um papel relevante e, por serem de diferentes tipos, possibilitam muita variedade na hora de preparar lanches que as crianças gostam. Com a volta às aulas, sempre a preocupação das mães é preparar uma lancheira que seus filhos gostem, mas que também cumpra seu papel de alimentá-los. Entre os alimentos nutricionalmente ricos, os queijos têm um papel relevante e, por serem de diferentes tipos, possibilitam muita variedade na hora de preparar lanches que as crianças gostam. Entre os nutrientes importantes nos queijos, estão a vitamina D, o cálcio e o fósforo. Vitamina D é o termo utilizado para descrever uma classe de hormônios esteróides que ajudam na absorção do cálcio e fósforo nos intestinos. Na ausência de quantidades adequadas de vitamina D, apenas 10-15% do cálcio é absorvido. No caso do fósforo, esta porcentagem é de 60%. Uma vez que o cálcio e o fósforo são os principais minerais presentes nos ossos, a deficiência de vitamina D afeta a massa óssea, podendo resultar na desmineralização óssea (raquitismo) em crianças. A vitamina D é importante também em várias outras funções fisiológicas, desempenhando um papel importante na imunidade e prevenção de uma série de doenças crônicas, incluindo câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. ABIQ)


 
 
 

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