Arte na Caixinha: Estudantes vencedores de Sapucaia do Sul recebem a premiação

Nove estudantes da rede municipal de ensino de Sapucaia do Sul, receberam nesta segunda-feira (12/12) os prêmios pelos trabalhos inscritos no concurso cultural Arte na Caixinha - etapa Sapucaia do Sul. A premiação inclui o fornecimento por 01 ano de uma caixa com 12 litros de leite, certificado e medalha e para os primeiros e segundos colocados, um tablet Galaxy Tab A7. O professor responsável pela inscrição do primeiro colocado de cada categoria recebeu um notebook, certificado e 12 meses de leite.

Na Categoria Infantil, o 1º lugar foi para o trabalho de Samuel Maciel da Fontoura Vicente – Leite é força – EMEF Prof Rosane Amaral Dias; e sua professora: Crisneri de Abreu Lanzarini; em 2º lugar: Alicia Pereira Lemes – Leite Ali – EMEF Prof Rosane Amaral Dias e sua professora: Crisneri de Abreu Lanzarini; e em 3º lugar: Manuela Souza da Silva – A vaquinha mumu – EMEF Prof Rosane Amaral Dias e sua professora: Crisneri de Abreu Lanzarini.

Na Categoria Júnior, o 1º lugar foi conquistado por Murilo Rosa Cardoso– O leite é a bateria que me dá energia – EMEB Alberto Santos Dumont, junto com a professora: Letícia Pereira Farias. O 2º lugar: Henrique Machado dos Santos– Leite na família – EMEF Hugo Gerdau, com a professora: Andressa Bergamo; e o 3º lugar: Nicoly Rohers Fernandes– Do campo à mesa – EMEF Hugo Gerdau, com a professora: Andressa Bergamo.

Na Categoria Juvenil, o primeiro lugar ficou com Matheus Meirelles Boardman – Fazenda do leite – EMEF Padre Reus, e sua professora: Susane Espíndola dos Santos; 2º lugar: Camila dos Santos – Vaca Mimosa – EMEF Julio Stroeher, professora: Vanessa Maria Veríssimo Schutz; e o 3º lugar: Isabelly Oliveira de Carvalho – Leite é vida – EMEF Afonso Guerreiro Lima, com a professora: Vera Beatriz Vieira Granja.

Concurso movimentou as escolas municipais

O concurso cultural Arte na Caixinha, foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), com apoio da Tetra Pak e em parceria com a secretaria de educação de Sapucaia do Sul e recebeu 320 inscrições de trabalhos de crianças do Pré II ao 5º ano. Do total, 93 concorreram na categoria Infantil, 86 na Júnior e 141 na Juvenil. Com a temática “O leite na sua vida”, a iniciativa propôs diferentes intervenções artísticas em caixas de leite UHT, desde técnicas de pintura, colagem, desenho, grafite, entre outros.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, lembrou que a cidade se uniu à iniciativa a partir da visita à Expointer, em 2022. “Levamos mais de 4 mil alunos da rede municipal de Sapucaia do Sul para assistir à peça teatral “Na Fazenda Doce de Leite”. Foi um momento mágico e que deu início a esta parceria que celebramos nesta premiação”, disse ao renovar a parceria para a edição do próximo ano.

A secretária Municipal de Educação, Djoidy Iara Richter Felipin, apontou o envolvimento de toda a comunidade escolar no concurso Arte na Caixinha. “A parceria de pais e professores foi fundamental. Hoje é um dia especial que ficará na nossa memória. Estamos muito felizes e orgulhosos pelo desempenho e pelo comprometimento dos nossos alunos, neste que é um processo de conhecimento é, portanto, transformador e gerador de oportunidades para vida”, acentuou.

O secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Darlan Palharini, destacou a grande quantidade de trabalhos inscritos e a criatividade nas peças. “Fiquei impressionado com os resultados. Recebemos lindas produções, que refletem o empenho de todos neste projeto, dos alunos e professores. Parabéns a todos participantes e premiados de hoje e um muito obrigado a todos os que embarcaram nessa ação com a gente”, apontou.

A atividade de premiação do Leite na Caixinha aconteceu juntamente com a celebração do final de ano escolar, quando foram homenageados os alunos destaques através do prêmio Aluno Destaque Com Olhos no Futuro, realizado pela Prefeitura.

Fotos: Gisele Ortolan