Pular para o conteúdo

Sindilat destaca demandas do setor lácteo em evento da Famurs

 

A representação do setor lácteo no Rio Grande do Sul, a ausência de políticas de incentivo à produção, assim como o desafio da competitividade foram temas da participação do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) no 29º Seminário de Secretários (as) Municipais de Agricultura do RS. O evento realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Estrela (RS), tratou sobre boas práticas dos municípios em relação a governança e contou com painéis temáticos.

No painel Cadeia Produtiva do Leite e Regulação de Mercado, o secretário-executivo do Sindilat/RS, Darlan Palharini, pontuou que a produção está praticamente estagnada desde 2012 no Estado. “Isso vem se agravando porque não temos uma política nem no RS, nem no Brasil de incentivo. Além da pressão externa com importação de lácteos que tanto Argentina, quanto Uruguai conseguem produzir a custo menor do que no Brasil, países que recebem linhas de crédito dos seus governos para enfrentar esse momento de crise”.

O dirigente apresentou um comparativo em que demonstrou o aumento da importação de Argentina e Uruguai. No período de janeiro a outubro de 2021, foram 62 milhões de toneladas e no mesmo período este ano 75 milhões de toneladas.  “Essa é uma preocupação constante porque prejudica a cadeia como um todo”.

Coordenador técnico da Famurs, Mario Ribas do Nascimento, destacou que o painel sobre o setor lácteo qualificou a importância da produção do leite e a participação da indústria numa parceria com produtor que tem que ser estreitada e fortalecida. “Foi um painel muito importante que nivelou as grandes demandas do setor leiteiro nesse evento”.

O Seminário tratou ainda sobre tributação, sobre melhores práticas municipais, prognósticos meteorológicos, entre outros.

Foto: Ellen Renner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *