Pular para o conteúdo

23/11/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 23 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.787


Sindilat divulga vencedores do projeto cultural Arte na Caixinha
 
O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) divulgou, nesta quarta-feira (23/11), os vencedores do prêmio cultural Arte na Caixinha - edição de Sapucaia do Sul (RS). O primeiro lugar na categoria Infantil foi conquistado por Samuel Maciel da Fontoura Vicente, da EMEF Prof Rosane Amaral Dias. Na Júnior, Murilo Rosa Cardoso, da EMEB Alberto Santos Dumont, levou a distinção. O mérito na categoria Juvenil ficou com Matheus Meirelles Boardman, da EMEF Padre Reus. Também foram reconhecidos os segundos e terceiros lugares de cada uma das categorias (confira abaixo). Os prêmios serão entregues em cerimônia de premiação a ser realizada em parceria com a SMED de Sapucaia do Sul Os vencedores receberão 01 tablet, certificado, medalha e fornecimento, por 12 meses, de uma caixa com 12 litros de leite por mês. O professor responsável pela inscrição do primeiro colocado de cada categoria receberá um notebook, um certificado e 12 meses de leite.
 
O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, parabenizou os alunos pelo empenho em dar nova utilidade às embalagens de leite UHT e pela criatividade estampada no lugar dos rótulos. “Estamos muito felizes com o resultado desta primeira edição do concurso. Conseguimos passar a mensagem às crianças sobre a importância do leite na saúde e sobre a reutilização de materiais e, de brinde, fomos surpreendidos por projetos inovadores”, reforça Palharini. Ao todo, foram inscritos 320 trabalhos de escolas municipais de Sapucaia do Sul.
 
Segundo a secretária de Educação de Sapucaia do Sul, Djoidy Iara Richter Felipin, o concurso foi recebido com muito entusiasmo por toda comunidade escolar. “Foi um momento rico de aprendizagens e trocas entre os estudantes, professores e seus familiares. Na seleção dos trabalhos desenvolvidos, observamos muita dedicação, capricho e motivação, além de conhecimentos consolidados sobre a temática do leite. Este momento foi muito enriquecedor e gratificante”, avalia.  
 
O concurso é uma realização do Sindilat, com apoio da Tetra Pak e da Prefeitura de Sapucaia do Sul.
 
Confira os vencedores:
 
Categoria Infantil
1º lugar: Samuel Maciel da Fontoura Vicente – Leite é força – EMEF Prof Rosane Amaral Dias
Professora: Crisneri de Abreu Lanzarini
2º lugar: Alicia Pereira Lemes – Leite Ali – EMEF Prof Rosane Amaral Dias
Professora: Crisneri de Abreu Lanzarini
3º lugar: Manuela Souza da Silva – A vaquinha mumu – EMEF Prof Rosane Amaral Dias
Professora: Crisneri de Abreu Lanzarini
 
Categoria Júnior
1º lugar: Murilo Rosa Cardoso– O leite é a bateria que me dá energia – EMEB Alberto Santos Dumont
Professora: Letícia Pereira Farias
2º lugar: Henrique Machado dos Santos– Leite na família – EMEF Hugo Gerdau
Professora: Andressa Bergamo
3º lugar: Nicoly Rohers Fernandes– Do campo à mesa – EMEF Hugo Gerdau
Professora: Andressa Bergamo
 
Categoria Juvenil
1º lugar: Matheus Meirelles Boardman – Fazenda do leite – EMEF Padre Reus
Professora: Susane Espíndola dos Santos
2º lugar: Camila dos Santos dos Santos – Vaca Mimosa – EMEF JulioStroeher
Professora: Vanessa Maria Veríssimo Schutz
3º lugar: Isabelly Oliveira de Carvalho – Leite é vida – EMEF Afonso Guerreiro Lima
Professora: Vera Beatriz Vieira Granja
(Assessoria de Imprensa Sindilat)


Conseleite PR

Na reunião do mês de novembro/2022, o Conselho aprovou os resultados dos estudos da Câmara Técnica relativos aos custos de produção de produtores e indústrias que resultam em novos valores de referência para os derivados lácteos considerados no modelo. A diretoria do Conseleite-Paraná alerta que não há comparabilidade com os valores divulgados anteriormente. Serão divulgados valores de referência com e sem revisão até o mês de dezembro e a partir de janeiro de 2.023, apenas valores com revisão.

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 22 de Novembro de 2022 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Outubro de 2022 e a projeção dos valores de referência para o mês de Novembro de 2022, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.


Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Novembro de 2022 é de R$ 4,6488/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br. (Conseleite/PR)

Desenvolve RS – Diálogos Setoriais foi lançado com a apresentação de dados do Varejo, Atacado e Indústria

Com o objetivo de subsidiar a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial as tributárias, e qualificar as estratégias e ações de distintos atores da iniciativa privada, a Receita Estadual (RE), lançou na tarde de terça-feira, 22/11, o DESENVOLVE RS, que faz parte das 30 iniciativas previstas na agenda Receita 2030.

O ponta pé inicial do programa, desenvolvido pela Receita Estadual sob a coordenação da Central de Inteligência Econômico-tributária (CIET), foi através da apresentação da live inaugural do “Diálogos Setoriais”, subproduto do DESENVOLVE RS, que tem como objetivo promover a apresentação e discussão de indicadores econômicos setoriais. Nesse primeiro encontro os setores econômicos abordados foram o varejo, o atacado e a indústria. A transmissão ocorreu canal do YouTube da Sefaz e está disponível para quem desejar assistir.
 
A abertura do evento contou com a participação do secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, que enfatizou o simbolismo desse lançamento em relação a postura que a Secretaria da Fazenda vem adotado nos últimos anos, dedicando esforços a construir uma relação de abertura, transparência e proatividade com o contribuinte.
 
“Somos o órgão que tem a responsabilidade de arrecadar os recursos que financiam as políticas públicas e nada mais justo que ouvir as entidades e as empresas e a partir desse diálogo construir melhorias e buscar seguir esse processo de desburocratização e modernização. Esse é um projeto que temos plena certeza de que vai se estabelecer e permanecer para o futuro e temos por meio dele a grande oportunidade de aprendermos através dos dados e com as conversas entendermos as angústias dos setores e podermos aprimorar os nossos processos”, ressalta Busatto.
 
O Diálogos Setoriais é uma série de lives mensais que contarão com a participação de representantes de 28 setores relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual.
 
O subsecretário da RE, Ricardo Neves Pereira, ressalta que a Receita Estadual (RE) buscou com essa iniciativa fugir do modelo reativo, no qual tínhamos uma série de setores demandando uma série de informações para a RE, que as trabalhava de uma maneira pontual. “Com esse programa pretendemos ter um modelo mais proativo e que a gente possa conseguir apresentar para a sociedade as informações que já são da sociedade. O Rio Grande do Sul só tem um caminho, que é crescer. Queremos ver o Estado ser um dos melhores estados do Brasil e nós temos condição para isso”.
 
O Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Giovanni Padilha, foi o responsável por apresentar os indicadores, enquanto a economista Patrícia Palermo, representante da Fecomércio-RS, avaliou os dados a respeito do varejo. Já a análise dos indicadores do atacado ficou a cargo da presidente da AGAD, Jurema Pesenti, e, da indústria, com o economista e representante da FIERGS, André Nunes.
 
“O DESENVOLVE RS está apoiado no conceito basilar da transparência, de modo que os dados coletados a partir dos Documentos Fiscais Eletrônicos gerados pelos contribuintes passam a retornar à sociedade na forma de informação objetiva, completa e relevante. Nosso foco é subsidiar a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas de modo proativo, em especial as tributárias, e de oferecer elementos relevantes acerca da dinamicidade da economia gaúcha para qualificar as estratégias e ações de distintos atores da iniciativa privada”, explica Padilha.

A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, representante da Fecomércio-RS, afirma que nesses mais de 18 anos de interrelação com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul nunca havia se alcançado um nível tão alto de diálogo e transparência das informações como se tem hoje. “Essa caminhada está levando a todos a lugares melhores. Esse trabalho é uma construção de várias mãos, em que agradecemos muito o empenho, sabemos que existe restrição de recursos financeiros e de pessoal. E para transformação esse programa em realidade se dedicam muitas pessoas e isso é um sinal de respeito do setor público com o setor privado. Informação é o alimento para a tomada de decisão”.
 
Produtos
O Desenvolve RS tem como meta a entrega de 4 produtos, são eles:
- Os Boletins de Indicadores Econômicos e Tributários;
- O RS360, um Boletim Técnico Digital da Receita Estadual Estadual com a compilação dos Boletins de Indicadores e outros materiais produzidos;
- O site Receita Doc, no qual é publicado o RS360;
- As lives Diálogos Setoriais, com os representantes dos setores relevantes da economia do Estado para abrigar e estimular os debates sobre as políticas econômicas e tributárias do Estado com base na análise das informações disponibilizadas nos Boletins de Indicadores e em outros dados.
 
Diálogos Setoriais
As lives irão ocorrer com as entidades representantes dos 28 setores mais relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual. “Serão cerca de dez lives por mês, encerrando o ciclo ao final de cada trimestre. A interação prevista nas lives é baseada no material de conteúdo técnico elaborado a partir de dados extraídos dos documentos fiscais eletrônicos produzidos pelos próprios contribuintes e que, assim, retornam para a sociedade na forma de informação objetiva e relevante”, explica a Auditora-Fiscal da Receita Estadual, Katia Gisele de Souza.
 
RS3600
O RS360, Boletim Técnico Digital da Receita Estadual, é uma publicação mensal que compila os Boletins de Indicadores Setoriais, apresenta análises e publicações recorrentes e ainda inclui uma seção dedicada a entrevistas com autoridades e especialistas da área tributária e econômica do Estado ou do País. 
 
“Também serão incluídas matérias especiais para divulgar e orientar os contribuintes acerca de ações e medidas adotadas pela Receita Estadual, no âmbito da política tributária, da fiscalização e dos grupos setoriais. Além disso, o boletim digital conta com um espaço para a publicação de artigos técnicos produzidos por Auditores-Fiscais e Técnicos-Tributários”, relata Katia.
 
Cronograma
Confira a programação de lives para o mês de novembro:
22/11 - 14h - Indústria, Atacado e Varejo
23/11 - 9h - Atacado
23/11 – 14h - Papel
25/11 - 9h - Tintas e solventes
25/11 - 14h - Coureiro Calçadista
28/11 – 9h - Produtos de limpeza
29/11 - 9h - Madeira, cimento e vidro
30/11 - 9h - Móveis
30/11 - 14h - Plástico
(Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual)


Jogo Rápido 

Agricultura abre financiamento para kits de inseminação artificial 
As regras para o financiamento para compra de kits de inseminação artificial foram publicadas ontem no Diário Oficial do Estado (DOE). Os recursos de até R$ 10 mil serão destinados a agricultores e pecuaristas familiares, devidamente capacitados para a atividade de inseminação artificial e com certificação de inseminador. O edital determina que sejam, preferencialmente, jovens do meio rural entre 16 e 29 anos de idade e, também, preferencialmente aqueles participantes de grupos, associações e/ou cooperativas de produtores rurais ligados à pecuária leiteira e de corte no Estado. (Jornal do Comércio)

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *