Pular para o conteúdo

01/11/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 01 de novembro de 2022                                                  Ano 16 - N° 3.774


GDT 01/11/2022


(Fonte: GDT)


Sindilat alerta para prejuízo da paralisação na produção de leite

 
O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) alerta para a urgência na liberação de caminhões tanque utilizados no transporte de leite no Rio Grande do Sul. Tendo em vista os diversos pontos de paralisação de estradas em todo o país, indústrias de laticínios e transportadoras contratadas estão com dezenas de veículos parados em barreiras em diferentes locais do Estado.
 
Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a maior necessidade é a liberação de caminhões com leite cru ou vazios de forma a viabilizar a coleta nas propriedades rurais. Por ser um alimento vivo, o leite tem tempo máximo de 24 horas para ser coletado nos tanques resfriadores das fazendas. “A partir do meio-dia de hoje a situação complica-se no campo. Se não resolvermos isso logo, teremos produtor rural perdendo leite”, alertou, lembrando que o setor já vem atravessando dificuldades de rentabilidade ao longo de 2022.
 
Outra demanda urgente do setor industrial é pela liberação de caminhões de lenha e diesel parados nas estradas do país. A lenha é essencial para manter as caldeiras das indústrias em operação. “O que está se vendo nas estradas brasileiras é um ato contra a produção e que atinge a toda a população", reforçou Palharini. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
 

Uruguai – Poder de compra do leite se mantém 4% abaixo do de 2021

O poder de compra do leite para o mês de setembro se situou 4% abaixo do valor de um ano atrás, mantendo-se no mesmo nível de agosto.
                             
O aumento de 12% do preço do leite no período foi corroído pelo incremento de 18% do índice de custos, em pesos.
 
O poder de compra para setembro ficou 24% abaixo do Índice 100 de 2014, e no menor nível desde março de 2021 quando se encontrava 25% abaixo, segundo os dados do Instituto Nacional do Leite (Inale). (Fonte: Blasina y Asociados - Tradução livre: www.terraviva.com.br)


Jogo Rápido 

Avisulat prorroga inscrições
Faltam 30 dias para começar a VI edição do Avisulat - Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios. Promovido pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), o evento pretende fortalecer os três setores produtivos que fomentam o Avisulat, proporcionando um ambiente de intercâmbio de informações, atualizações e networking. Para aumentar a oportunidade de acessar esse período de conhecimento, o prazo para as inscrições foi prorrogado de 1º para 20 de novembro, sendo que o congresso é de 28 a 30 de novembro. A sexta edição vai acontecer no Centro de Eventos da Federação e Centro das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), no bairro Sarandi, em Porto Alegre. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Avisulat: www.avisulat.com.br. (Avisulat)

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *