25/08/2022

Porto Alegre, 25 de agosto de 2022                                                        Ano 16 - N° 3.732

Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 24 de Agosto de 2022 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Julho de 2022 e a projeção dos valores de referência para o mês de Agosto de 2022. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Conseleite/SC)

Uruguai – Captação de leite pela Conaprole caiu 1,5% no último exercício

A principal cooperativa e indústria de laticínios do país, Conaprole, fechou o exercício fiscal, agosto 2021-julho 2022, com o processamento de 1.517,3 milhões de litros de leite. Esse volume representa queda de 1,55% em relação ao volume processado no exercício anterior.

Segundo a Conaprole, esta retração (uns 24 milhões de litros) no último exercício foi decorrente da saída da multinacional OLAM da produção de leite no Uruguai. Deixando de lado o impacto da OLAM, a captação de leite pelos outros fornecedores se manteve estável em relação ao exercício anterior.

A OLAM, com sede em Cingapura, produziu leite por aproximadamente um semestre do último exercício (até fevereiro, aproximadamente), entregando para a Conaprole. O encerramento da atividade pelo maior produtor de leite individual do país implicou uma perda anualizada de 50 milhões de litros para a Conaprole.

Nem todas as fazendas da OLAM deixaram de produzir leite, já que um terço aproximadamente de estabelecimentos se mantiveram na atividade, com outros administradores. De acordo com o presidente da Conaprole, Gabriel Fernández, em torno de 40% do rebanho leiteiro da OLAM permaneceu no sistema primário; os outros 60% tiveram como destino a indústria de carne.

De acordo com o Instituto Nacional do Leite (INALE), todas as indústrias de laticínios do Uruguai captaram, no último exercício financeiro, 2.106 milhões de litros de leite, praticamente sem alteração (-0,2%) em relação ao volume processado no ano anterior. A captação de leite pelas diversas indústrias totalizou 167 milhões de litros em junho, um volume que ficou 1,1% abaixo do volume de junho de 2021.

No acumulado do primeiro semestre de 2022, a produção enviada para a indústria totalizou 912 milhões de litros, uma contração de 1,3% na comparação interanual. (Fonte: Tardaguila – Tradução livre: www.terraviva.com.br)

Prova mede emissão de metano

O estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizado no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, terá como destaque os temas da descarbonização e da sustentabilidade no campo.

Uma das novidades apresentadas será a Prova de Emissão de Gases (PEG), ferramenta capaz de identificar os reprodutores bovinos com menor emissão de metano por quilo de alimento consumido e pela quantidade de peso vivo produzido. Segundo o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, a metodologia ajudará os pecuaristas a produzir carne de uma forma sustentável, mantendo a capacidade produtiva por hectare.

A solução integra a grade de programação da empresa, que também participará do lançamento do Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford 2022 (Programa PampaPlus). Cardoso cita também o lançamento do Manual Selo Angus Sustentabilidade, criado pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa, além da cultivar de azevém BRS Estações.

A variedade é adequada à alimentação animal e apresenta alta produtividade durante o ano todo. O estande também deve receber o presidente da Embrapa, Celso Moretti, com presença já confirmada.  (Correio do Povo)

Após queda do diesel, ANTT reduz preço mínimo do frete rodoviário
Conforme pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro do diesel S10 custou ao consumidor, em média, R$ 7,13 na semana entre 14 e 20 de agosto. O preço representou uma queda de 5,94% em relação à pesquisa anterior. Instituída em 2018, a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas estabelece que a ANTT publique uma nova tabela com pisos mínimos sempre que o preço do combustível oscilar mais de 5%, para cima ou para baixo. No dia 11 de agosto, a Petrobras anunciou um corte de 4,07% no preço do diesel nas refinarias. Uma semana antes, a estatal já havia reduzido o valor do combustível em 3,57%. (As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint)