Pular para o conteúdo

11/07/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 11 de julho de 2022                                                          Ano 16 - N° 3.699


UE – A captação de leite pode cair em 0,6% em 2022

Produção/UE –  De janeiro a abril de 2022, a captação de leite da União Europeia (UE) caiu 0,6%. Entre os principais países produtores, somente cresceram as entregas na Polônia, Itália e Dinamarca (2,4%, 0,4% e 0,6%, respectivamente), enquanto na Alemanha, França e Holanda houve queda de -1,7%, -1,3%, e -2,3%, respectivamente. 

A captação de leite na Irlanda também caiu (-0,7%) em comparação com o excepcional nível do ano passado, de acordo com os últimos dados do boletim de previsões de curto prazo dos mercados agrários que acaba de ser publicado pela Comissão Europeia (CE).
O clima quente e seco durante a primavera, que provocou estresse térmico nas vacas e afetou o desenvolvimento das pastagens e cultivos, combinado com altos custos da alimentação animal e as dificuldades para obter alimentos livres de transgênicos na Alemanha, provocou uma diminuição da disponibilidade de proteína e matéria gorda. Entre janeiro e abril a queda de ambos foi de 0,8%.

As perspectivas meteorológicas para os próximos meses seguem sendo negativas para a evolução dos pastos na Europa Central e Oriental, assim como na Itália. Este fato, junto com os altos preços dos cultivos destinados à alimentação podem afetar negativamente a economia das explorações e conduzir a uma maior redução do rebanho (-1%) em 2022, e um menor crescimento da produtividade (+0,4% em comparação com 1% no ano passado).

Como resultado, espera-se que em 2022, a captação de leite na UE possa cair 0,6%, como consequência da redução de -1% no segundo trimestre e de -0,6% no terceiro e quarto trimestre, o que contribuirá para uma oferta mundial de leite mais apertada em 2022.

Produtos lácteos
Os preços dos produtos lácteos na UE se encontram em níveis recordes. As margens dos produtores continuam justas devido aos elevados custos dos insumos (alimentos e energia em particular) e de logística.

A produção de queijo da UE poderá crescer 0,5% graças aos preços competitivos no mercado mundial, o que se traduz em fluxos crescentes para os Estados Unidos. Quanto à manteiga, espera-se que a produção da UE caia 1%, com um consumo interno estável. A produção de leite em pó desnatado poderá também cair 1,5% e as exportações 5% em consequência da menor disponibilidade de proteína láctea decorrente da redução da captação de leite, do custo de energia para funcionar. (Fonte: Agrodigital – Tradução livre: www.terraviva.com.br)


Por que participar do Interleite Brasil 2022?

O Interleite Brasil, maior simpósio sobre a cadeia do leite nacional, chega a sua 20ª edição este ano! Pela primeira vez sediado no Brasil Central, nos 03 e 04 de agosto, em Goiânia, proporcionaremos uma verdadeira imersão do leite brasileiro, uma experiência para quem quer fazer parte do futuro do setor! 
 
Edição histórica: Com pautas relevantes, a 20ª edição do Interleite Brasil será marcada pela maior e melhor edição já realizada do evento. Abordaremos sistemas de produção, rentabilidade, agenda ambiental e sustentabilidade, gestão de processos e pessoas, tecnologia, índices de produtividade e eficiência, e muito mais! Analisaremos detalhadamente o cenário atual da produção de leite nacional, mas não deixaremos de olhar para o futuro. O que nos trouxe até aqui é o que continuará nos levando adiante?
 
Networking: Após a restrição dos eventos presenciais, está na hora de voltarmos! O evento é o ponto de encontro dos principais envolvidos na cadeia do leite do país. O Interleite Brasil é uma excelente oportunidade de networking, pois tem a melhor feira de negócios do setor e os principais agentes da cadeia presentes no evento. Não pode faltar só você! Experiência:  Mais do que um evento, uma verdadeira experiência do leite brasileiro. Aprendizados, trocas de ideias, evolução, visão futurista e profunda ótica da realidade da cadeia do leite brasileira. O leite que produzimos hoje é o mesmo de ontem? 
 
Conteúdo diferenciado: A excelência e a credibilidade de mais de 22 anos do MilkPoint na entrega do melhor conteúdo do leite, traz no Interleite Brasil os melhores palestrantes e os temas mais relevantes. Para isso, contaremos com 2 palestras ministradas por técnicos, especialistas e produtores. Ao todo serão 14 horas de conteúdo.  Eventos Paralelos e Complementares Workshops Temáticos: quatro temas trazidos por especialistas em suas áreas apresentando um conteúdo aprofundado para seletos grupos. Nosso tradicional Fórum MilkPoint Mercado e o Jantar dos Top 100, todos realizados no dia 02 de agosto. 
 
Transmissão ao vivo: O Interleite Brasil 2022 será híbrido. Os participantes que não estiverem no evento presencialmente, poderão acompanhar as palestras ao vivo e interagir com os palestrantes através do chat, envio de perguntas e participação nas enquetes.
 
Ver e rever: Todo conteúdo ficará disponível por mais 30 dias na plataforma oficial do evento, tanto para quem for presencialmente quanto para aqueles que assistirem o evento online. Ainda teremos os conteúdos extra, trazidos pelos parceiros do evento, e os materiais dos palestrantes. 
 
Certificado: Individual e intransferível, emitido pelo MilkPoint. Você estará junto com pessoas que desejam aprender, engajadas na troca de experiências e ainda dará um up no currículo!
 
O Interleite Brasil, idealizado pelo MilkPoint. Acesse o site, confira a programação completa e se inscreva. Associados do Sindilat/RS tem 20% de desconto. (Milkpoint)

 

 

Inflação é a mais alta para junho em 4 anos

Taxa acelerou para 11,89% no acumulado e está nos dois dígitos há 10 meses seguidos. Alimentos pesaram no bolso

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o
mês de junho com alta de 0,67%, ante um avanço de 0,47% em maio, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 5,49% e o resultado apurado em 12 meses alcançou 11,89%. A elevação de 0,67% registrada no mês passado foi a variação mais alta para o período desde 2018, quando o índice havia marcado 1,26%. O acumulado em 12 meses está no patamar de dois dígitos há dez meses consecutivos. A inflação somente havia ficado tanto tempo em dois dígitos pela última vez no período entre novembro de 2002 e novembro de 2003.

“De fato, está mais alta do que tinha se observado nos últimos anos”, observou Pedro Kislanov, gerente do Sistema de Índices de Preços do IBGE. A meta de inflação para este ano perseguida pelo Banco Central é de 3,5% e limite até 5%.

O grupo de alimentação e bebidas saiu de aumento de 0,48% em maio para elevação de 0,80% em junho. Contribuiu com 0,17 ponto porcentual para a taxa. A alimentação no domicílio aumentou 0,63%. As famílias pagaram mais pelo leite longa vida (10,72%) e feijão carioca (9,74%). Houve recuos nos preços da cenoura (-23,36%), da cebola (-7,06%), da batata-inglesa (-3,47%) e do tomate (-2,70%).

        

No quadro ao lado está a lista com 50 produtos que mais encareceram no semestre. Os alimentos para consumo fora do domicílio subiram 1,26% em junho, sendo que a refeição fora de casa foi reajustada em 0,95% e o lanche, em 2,21%. Já os gastos das famílias com transportes passaram de alta de 1,34% em maio para 0,57% em junho.

Esta desaceleração no ritmo de alta entre maio e junho foi influenciada pela queda de 1,2% nos combustíveis. Os preços da gasolina caíram 0,72%, enquanto o etanol recuou 6,41%. O diesel, porém, subiu 3,82% e o gás veicular, 0,3%. As passagens aéreas aumentaram 11,32% em junho e acumulam 122,4% de elevação no período de 12 meses. (Correio do Povo)


Jogo Rápido 

Globo Rural | Produtores de leite do RS estão com dificuldades de equilibrar contas
Clique aqui e confira a entrevista do Secretário-Executivo do Sindilat/RS para o Globo Rural, veiculada no último domingo, 10 de julho de 2022.  (Globoplay)


 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *