Pular para o conteúdo

10/05/2022

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 10 de maio de 2022                                                           Ano 16 - N° 3.657


Embrapa Pecuária Sul realiza reunião como novos membros do Comitê Assessor Externo

A Embrapa Pecuária Sul recebeu na quinta-feira (05/05) os novos membros do Comitê Assessor Externo (CAE) do centro de pesquisa para a posse e a realização da primeira reunião. O CAE é um órgão consultivo dos centros de pesquisa e que tem como função principal apresentar as demandas do setor produtivo e também auxiliar na definição das estratégias da programação de pesquisa, desenvolvimento e inovação das unidades da Embrapa. Além disso, o comitê também auxilia na identificação de oportunidades de desenvolvimento de tecnologias, bem como na avaliação das soluções já geradas.

O comitê é composto por profissionais internos e externos à Empresa, de competência reconhecida e representativa das cadeias produtivas. O novo CAE do centro de pesquisa localizado em Bagé (RS) é presidido pela Diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, e tem como secretário executivo o Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso. O comitê é composto ainda por Jorge Lemainski, Chefe-geral da Embrapa Trigo; Ana Doralina Alves Menezes, Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus;  Darlan Palharini, Secretário Executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat/RS); Fabio Marcelo Montossi Porchile, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária do Uruguai (INIA); e Valter José Pötter, Diretor proprietário da Estância Guatambú, de Dom Pedrito/RS.



Na abertura da reunião Adriana Martin apresentou os objetivos do CAE, seu funcionamento bem como a estrutura, as estratégias, desafios e metas da Embrapa em todo o país. De acordo com Adriana, as sugestões apresentadas pelos membros do CAE são oportunidades para a adequação da carteira de projetos e de inovação do centro de pesquisa às demandas do setor produtivo. “É também importante ouvir dos clientes da Embrapa as necessidades e problemas das cadeias produtivas e com isso buscar as soluções necessárias, bem como buscar parcerias internas na Embrapa e também externas.

Já Fernando Flores Cardoso fez uma apresentação sobre a filosofia de trabalho da Embrapa Pecuária Sul, as soluções tecnológicas já desenvolvidas, projetos em execução e desafios futuros. Segundo o dirigente, os projetos desenvolvidos pela Embrapa Pecuária Sul estão alinhados à busca de uma intensificação sustentável da pecuária nos campos da região Sul do Brasil. “Estamos trabalhando dentro de um conceito de produção de alimentos saudáveis em sistemas sustentáveis. Ou seja, nosso esforço está focado em uma produção de alimentos que leve em consideração saúde total que compreende a saúde humana, saúde dos animais e saúde do ambiente”, ressaltou.

Depois das apresentações institucionais, os membros do CAE conheceram algumas das instalações do centro de pesquisa, como o Laboratório de Ciências da Carne, a área de melhoramento genético de forrageiras e o local onde são realizadas as provas de desempenho animal. Outra atividade foi um encontro entre os membros do comitê e o corpo técnico formado por pesquisadores e analistas. Por fim, houve o momento em que os integrantes do CAE fizeram as suas análises, sugestões e contribuições. Essas contribuições serão sistematizadas e posteriormente apresentadas à toda equipe técnica da Unidade, com o objetivo de subsidiar projetos de pesquisa e ações de transferência de tecnologias. (Jornal dia dia)

SORO: HISTÓRIA, USOS E O SEU PAPEL NO MERCADO DOS LATICÍNIOS

Quando dizemos que o leite é versátil, é talvez uma das suas características mais interessantes. O soro de leite, um subproduto da fabricação de queijo, e cuja matéria-prima é o leite, está cheio de propriedades nutricionais, aplicações e também de história
Quando dizemos que o leite é versátil, é talvez uma das suas características mais interessantes. O soro de leite, subproduto da fabricação de queijo, cuja matéria-prima é o leite, está cheio de propriedades nutricionais, aplicações e também de história, porque nem sempre teve o valor de mercado e as utilidades que tem hoje. 

Durante muito tempo foi um produto residual difícil de eliminar devido às grandes quantidades produzidas nas centrais leiteiras, mas hoje é um dos elementos mais utilizados na indústria alimentar, e foram as novas tecnologias que tornaram possível separar os seus principais nutrientes e convertê-los em novos produtos, tais como concentrados de proteínas de soro de leite, emulsionantes, estabilizadores e outros aditivos. 

A utilização de soro de leite tem uma história de 7000 anos. Foi originalmente utilizado como medicamento para o tratamento de infecções, cura de feridas, doenças estomacais (Hipócrates 460 AC), e para a preparação de sopas e manteigas de soro de leite (século XVII). Na era moderna era considerado um desperdício e tornou-se um problema para o ambiente. Na segunda metade do século XX, os avanços tecnológicos tornaram possível transformar este produto subvalorizado numa valiosa matéria-prima.

As empresas que processam soro de leite produzem diferentes tipos de ingredientes de alto valor acrescentado, combinando processos de separação, desmineralização e secagem. As principais utilizações para estes ingredientes são aditivos em outros produtos lácteos, tais como iogurtes e sobremesas, produtos de padaria, bebidas, enchidos e outros alimentos, bem como em produtos farmacêuticos e/ou produtos alimentares de maior valor acrescentado, tais como lactose e proteínas. Entre estas empresas podemos mencionar a Agropur canadiana, a Prolesur chilena e as Franz e Mafralac argentinas, com uma forte presença no nosso eDairy Market.

Quase 90% do volume de leite é soro de leite e contém aproximadamente 55% dos seus nutrientes: lactose (45 – 50 g/l), proteínas solúveis (6 – 8 g/l), lípidos (4 – 5 g/l) e sais minerais (4 – 6 g/l). 

Depois da água, o soro de leite contém a maior parte da lactose, 70% do total de sólidos, que é uma grande matéria-prima para a produção de produtos de alto valor acrescentado. É utilizado como ingrediente em fórmulas infantis e como excipiente na indústria farmacêutica. 

As proteínas solúveis são o componente nutricional mais importante, com quase 12% dos sólidos totais em soro de leite, as suas propriedades químicas, físicas e funcionais são perfeitas para utilização em alimentos e farmacologia. A β-lactoglobulina é o seu principal componente com cerca de 50% e α-lactoalbumina com 20% das proteínas solúveis do soro de leite; além disso, contém outras proteínas tais como imunoglobulinas, albumina de soro bovino e outras proteínas menores tais como lactoferrina, lactoperoxidase, e glicomacropeptídeos. 

As proteínas do soro de leite contêm níveis elevados de aminoácidos tais como triptofano, lisina e aminoácidos sulfurados (cisteína, metionina e glutationa) de muito alta qualidade nutricional, altamente valorizados pela sua composição e digestibilidade, razão pela qual são nutricionalmente superiores às proteínas de origem vegetal. 

Estas proteínas têm vindo a ganhar importância na indústria alimentar devido ao seu elevado valor nutricional, e foram encontradas aplicações interessantes na indústria farmacêutica, uma vez que poderiam ter efeitos antibacterianos e antivirais. 

As suas propriedades funcionais também o tornam um ingrediente alimentar atrativo. Solubilidade, gelatinização, emulsificação e espumação são as capacidades mais notáveis. São substitutos das proteínas dos ovos em produtos de confeitaria e padaria. 

O soro de leite é utilizado na alimentação de bebés, para idosos e em suplementos para atletas pelas suas propriedades nutricionais, no fabrico de bebidas fermentadas e não fermentadas, em barras de cereais, em produtos de carne como salsichas e numa grande variedade de sopas e molhos. 

O soro de leite é rico em potássio, cálcio, fósforo, sódio e magnésio. Contém vitaminas B (tiamina, ácido pantoténico, riboflavina, piridoxina, ácido nicotínico e cobalamina) e ácido ascórbico, que são componentes importantes na dieta das crianças pela sua contribuição para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea e dos tecidos.

As proteínas de soro de leite representaram 7,2% (OCLA) do total das exportações da Argentina em 2021.



A indústria leiteira, desde a exploração leiteira até a prateleira do supermercado, é enorme, envolvendo milhares de famílias e empresas que ganham a vida com ela. Muitos conhecimentos e tecnologia são aplicados em cada alimento que o traz para a nossa mesa. 

O leite é bom para você! Já bebeu o seu copo de leite hoje?

Valeria Guzmán Hamann | EDAIRYNEWS | Dados: INTI, OCLA, Arquivo EDN









Piracanjuba apresenta novas embalagens

Embalagens/Piracanjuba - Já se foi o tempo em que as embalagens eram usadas apenas para armazenar e transportar alimentos. Além das informações indispensáveis, como a composição dos produtos e tabela nutricional, as marcas entenderam o potencial de comunicação dos recipientes. 

Desde então, mais do que apresentar layouts atrativos, elas se tornaram aliadas para diversas finalidades, como proporcionar maior transparência ao consumidor. Pensando nesses recursos, a Piracanjuba remodelou as embalagens de diversas linhas do portfólio e o resultado é um visual mais moderno, clean, e que apresenta novidades, como playlist exclusiva no Spotify (Leite Condensado) e variedade de vídeos de receitas (Creme de Leite), via QR Code direcionando para o Youtube.

“Quando pensamos na atualização das embalagens, nosso objetivo foi entender o olhar do consumidor. Trouxemos recursos digitais, incentivando-os a explorarem o momento de cozinhar ouvindo música, ou acompanhando vídeos, com passo a passo de como fazer diferentes preparos. Todos esses recursos estão na mão deles, via embalagens e com acessos pelo celular”, comenta a Gerente de Marketing, Lisiane Campos.

O projeto, desenvolvido pela agência Pande, também foi criado para garantir uma maior performance nas gôndolas e versatilidade para o portfólio de produtos, que está cada vez com mais variedades. “A emblemática garrafa vintage de vidro e o destacado appetite appeal foram mantidos no redesenho dos leites UHT, porém, modernizados. Nas linhas de leite condensado e creme de leite, por exemplo, alteramos as receitas e colocamos as fotos no modelo top view, registradas de cima para baixo, seguindo a perspectiva da visão. Além disso, o branco obteve mais presença nas embalagens, o que dá mais relevo à área de marca, criando clareza e diferenciando cada categoria e cada produto”, explica a Gerente.

As novas embalagens já circulam em diferentes localidades. As mudanças estão sendo feitas de acordo com a finalização do estoque dos modelos anteriores, evitando desperdício de material e respeitando os critérios da empresa de sustentabilidade. (Fonte: Piracanjuba)


Jogo Rápido 

Governo vai reduzir imposto de importação sobre aço e outros 10 produtos
 O governo federal vai reduzir o imposto de importação (II) sobre aço e outros 10 produtos, incluindo itens da cesta básica e ligados a construção civil. A ideia é que essa redução comece a valer em maio e, no mais tardar, no mês de junho. Em março deste ano, o governo federal já tinha reduzido a zero a alíquota de importação sobre vários itens, incluindo o etanol e produtos da cesta básica. Um dos principais objetivos dessa medida é combater a inflação, que está em patamares elevados no Brasil. Recentemente houve redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pessoas ligadas ao governo disseram à Jovem Pan que essa nova redução de impostos, incluindo o II, faz parte de uma estratégia de abertura gradual e racional da economia brasileira. As mesmas pessoas afirmaram que a indústria brasileira será respeitada, que não será uma abertura descontrolada. No entanto frisaram que esse será um processo irreversível. Assista o vídeo clicando aqui. (Jovem Pan)

 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *