09/02/2022

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2022                                                   Ano 16 - N° 3.594

RS espera ajuda para produtores

Estado tem 401 municípios em situação de emergência e aguarda recursos da União

O governador Eduardo Leite manifestou, ontem, expectativa de que nos próximos dias sejam anunciadas linhas de crédito emergenciais do governo federal para auxiliar os pequenos produtores rurais prejudicados pela estiagem. Leite se reuniu presencialmente, em Brasília, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes.

A ministra Tereza Cristina acompanhou o encontro por videoconferência, por ter recebido diagnóstico positivo para Covid-19 na segunda-feira.

“O mais importante da nossa vinda (a Brasília) era reforçar que a nossa situação está bastante crítica, com boa parte do Estado atingida pela estiagem”, disse Leite, em comunicado. De acordo com o Ministério da Agricultura, as tratativas com o Ministério da Economia para a liberação do auxílio estão sendo finalizadas. Na reunião, Leite destacou que uma das preocupações dos agricultores se refere aos financiamentos contratados, já que, com a quebra de safra, eles terão dificuldades para arcar com o pagamento desses custeios e investimentos.

“Parte das lavouras não é protegida por seguro agrícola ou Proagro”, disse o governador.

Na segunda-feira, o governo gaúcho anunciou a criação de uma força-tarefa para assinatura de convênios que beneficiarão os municípios em situação de emergência. Há previsão de construção de 6 mil açudes, com investimento de R$ 66 milhões.

EMERGÊNCIAS. O número de municípios que decretaram situação de emergência por estiagem chegou a 401 ontem, segundo a Defesa Civil. O Estado homologou 367 decretos e, destes, a União reconheceu 288. O RS tem 497 municípios. (Correio do Povo)

Nos EUA, o número de vacas passou por uma 'montanha russa' em 2021

Em janeiro de 2021 o número de vacas leiteiras estava em alta, com 9,445 milhões de animais no rebanho leiteiro dos EUA. Esses números aumentaram constantemente antes de atingir um novo recorde em maio, totalizando 9,507 milhões, um salto de 62.000 animais. Durante o resto do ano, no entanto, esses números começaram a cair.

No início de junho de 2021, o rebanho leiteiro dos EUA consistia em 9,503 milhões de vacas leiteiras. Por sete meses consecutivos, esses números caíram. No final de 2021, o rebanho dos EUA terminou em 9,375 milhões, uma queda de 132.000 cabeças desde maio, uma queda de quase 1,5%. Isso resultou em uma perda de 67.000 cabeças ano a ano.

De acordo com o relatório de produção de leite do USDA divulgado no final do mês passado, os estados que perderam mais vacas em 2021. Eles são:

Novo México – Diminuição de 45.000
Washington – Diminuição de 18.000
Ohio – Diminuição de 10.000
Pensilvânia – Diminuição de 8.000
Nova York – Diminuição de 6.000
Em contraste, os estados que aumentaram seus rebanhos nesse mesmo período incluem:

Dakota do Sul – Até 29.000
Wisconsin – Até 16.000
Texas – Até 12.000
Custos mais altos de alimentação e seca intensa no oeste fizeram com que alguns fazendeiros aumentassem suas decisões de descarte, levando a um salto nas taxas de descarte de vacas leiteiras em 2021. De acordo com o USDA, o abate anual de vacas leiteiras nos EUA atingiu 3,1 milhões de cabeças em 2021, 42.700 a mais do que o ano anterior.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.

QUER TER UM INTESTINO SAUDÁVEL? ENTÃO CONSUMA LEITE E DERIVADOS!

Pesquisadores estudaram a associação entre o consumo de laticínios (leite, iogurte, queijo) com a composição do microbioma intestinal.

Vamos descobrir quais foram os resultados?

Cerca de 470 participantes foram separados em dois grupos: consumidores e não consumidores de alimentos lácteos. Durante um período, foram avaliadas algumas características nos dois grupos e os dados coletados mostraram que: Os participantes que ingeriam leite e derivados com frequência apresentaram maior nível de "bactérias do bem" no microbioma quando comparado com os participantes que não consumiam lácteos.

Essas bactérias do bem regulam a microbiota e, por consequência, favorecem a saúde e o bom funcionamento intestinal. Portanto, consumir leite e derivados com frequência auxilia nesse processo e é a sua garantia de um intestino saudável!

Já os consumiu hoje?

(Fonte: ut Microbiome Diversity and Composition Are Associated with Habitual Dairy Intakes: A Cross-Sectional Study in Men. The J.l of N., V.151, P. 3400–34122021, DOI: https://lnkd.in/ewAqQGvd)

COOPERATIVISMO: CCGL antecipa valor ao associado
A Cooperativa Central Gaúcha Ltda – CCGL vai antecipar o pagamento da participação dos seus produtores nos resultados da industrialização e comercialização do leite processado em sua fábrica. O valor total de R$ 10 milhões será distribuído em março, um mês antes do que era previsto, para todos que entregaram ininterruptamente o leite durante 2021 e que estiverem ativos no sistema CCGL até a data prevista para o efetivo pagamento. Conforme o presidente da CCGL, Caio Vianna, neste momento