21/10/2021

Porto Alegre, 21 de outubro de 2021                                                      Ano 15 - N° 3.525

Marcelo Carvalho: por que participar do Dairy Vision 2021?

O Dairy Vision 2021, principal fórum de discussão do setor lácteo mundial está chegando! Este ano o evento acontecerá online nos dias 17 ,18, 23 e 24 de novembro. Com 30 palestrantes de 10 países, discutiremos o panorama mundial do leite, cenário brasileiro, tendências e comportamentos de consumo, novos negócios, comunicação e construção de uma nova narrativa com os consumidores, e conheceremos cases de sucesso mundial.

Nosso objetivo é claro: enxergamos oportunidades em um cenário incerto e mudanças para protagonizarmos o futuro do leite. Se você quer traçar estratégias competitivas para a sua empresa, se antecipar e preparar para o futuro e criar dinamismo, não pode deixar de participar do Dairy Vision 2021! Marcelo Carvalho, CEO da AgriPoint, curador e responsável pela programação do Dairy Vision, convida todos vocês a participarem do evento e comenta um pouco mais sobre a programação.

CLIQUE AQUI para assistir ao vídeo. Temos certeza de que o Dairy Vision 2021 é o seu lugar! Entre no site e faça agora sua inscrição, clique aqui. Esperamos você no ponto de encontro da cadeia láctea mundial.

Vale destacar também que todos os associados do Sindilat têm desconto de 20% na inscrição para o Dairy Vision 2021, que pode ser realizada através do link: https://bit.ly/3AB3fmY. (Milkpoint)

Segunda noite do Fórum Tecnológico do Leite debate sistemas produtivos

Com o tema “Qual sistema se adapta melhor a minha realidade?”, a segunda noite do 15º Fórum Tecnológico do Leite de Teutônia, realizada nesta quarta-feira (20/10), reuniu um público superior a mil pessoas, que acompanharam a transmissão online realizada pelo canal do Youtube do Colégio Teutônia.

Na ocasião foram apresentados cases com adoção de free-stall, com agricultores da Granja Lenhard, de Estrela; com uso de compost barn, com, produtores da Fazenda Frey, de Venâncio Aires e com sistema misto de compost e pastejo, com o bovinocultor de leite, João Domingos Martins, também de Venâncio Aires. CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo. (Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado)

Brasil e Colômbia firmam acordo para melhorar cooperação técnica na agropecuária

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia assinaram nesta terça-feira (19) um Memorando de Entendimento para fortalecer a cooperação técnica em diversas áreas da agricultura, pecuária, aquicultura e pesca entre os dois países. O documento foi assinado pela ministra brasileira, Tereza Cristina, e o ministro colombiano, Rodolfo Enrique Zea Navarro, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença dos presidentes Jair Bolsonaro e Ivan Márquez.

O memorando prevê o intercâmbio de informações técnicas e estatísticas e a criação de vínculos entre as duas administrações públicas. Também estão previstas a realização de visitas técnicas e workshops, de programas de capacitação e publicação conjunta de materiais técnicos informativos. Segundo a ministra, o Memorando vai propiciar que o Brasil conheça melhor a experiência colombiana no fortalecimento da cadeia de valor de setores importantes como o do cacau. O lado colombiano, por sua vez, se beneficiará da experiência brasileira em políticas e instrumentos de apoio à agricultura familiar, assistência técnica e regularização fundiária, entre outros temas importantes para seu desenvolvimento rural.

Os dois países também assinaram uma "carta de intenção" para que as autoridades sanitárias do Brasil e da Colômbia possam trabalhar conjuntamente na adoção da certificação sanitária eletrônica para produtos agropecuários. Os dois países também estão avançando no estabelecimento de um mecanismo de consultas regulares sobre temas sanitários e fitossanitários, com o objetivo de facilitar o comércio bilateral.

Tereza Cristina lembrou que Brasil e Colômbia já têm uma boa relação no setor do agronegócio, mas que o comércio agrícola bilateral ainda é pouco expressivo. “Hoje, estamos dando importantes passos no sentido de ampliar as possibilidades de comércio e cooperação. Estou certa de que essas iniciativas vão gerar resultados positivos, incluindo o aumento da corrente de comércio entre nossos países”, disse. Em 2020, as exportações de produtos agropecuários do Brasil para a Colômbia foram de cerca de US$ 400 milhões e o Brasil importou da Colômbia menos de US$ 100 milhões. Também há concentração de produtos no comércio entre os dois países.

À tarde, o ministro Navarro visitou a sede do Ministério da Agricultura, onde pôde conhecer o Observatório da Agropecuária Brasileira, além de informações sobre a produção, as políticas de crédito e de preservação ambiental do setor. (Fonte: Mapa)

Spaccio RAR São Paulo

A RAR se prepara para instalar a quinta unidade da Spaccio RAR, rede de franquias de empórios gastronômicos da empresa fundada por Raul Anselmo Randon. A nova operação ficará localizada em São José dos Campos, São Paulo.

A inauguração está prevista para o primeiro bimestre de 2022. “A RAR tem expandido sua atuação em São Paulo e a região Sudeste já representa 44% das nossas vendas. Estudávamos a implantação de uma unidade no estado há algum tempo e entendemos que este é o momento ideal”, afirma o diretor-superintendente Sergio Martins Barbosa. A empresa leva ao estado paulista o conceito de empório gourmet com bistrô, sucesso em Curitiba, onde está desde novembro. (Jornal do Comércio)

Revista Languiru Agronegócios

CLIQUE AQUI para acessar a edição digital nº 19 da Revista Languiru Agronegócios, disponível na integra no site da Cooperativa Languiru. (Languiru)