Pular para o conteúdo

06/10/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 06 de outubro de 2021                                                      Ano 15 - N° 3.515


Novo mandato para Gedeão Pereira

Foi confirmada em 5/10 mais uma gestão para Gedeão Silveira Pereira na presidência da Farsul. Dos 131 sindicatos aptos a votar, 112 compareceram e elegeram a Chapa 1 de forma unânime. Esta foi a 43ª eleição realizada pela federação de agricultura mais antiga do país, com 94 anos. O novo mandato inicia no dia primeiro de janeiro de 2022 e vai até 31 de dezembro de 2024.

Após o anúncio do resultado, Gedeão avaliou que não ter oposição foi uma mensagem muito forte da classe. "Quando vocês vêm até aqui para votar com chapa única mostra que a Federação atende aos seus anseios. Estou muito orgulhoso! Isso nos encoraja, mas dá responsabilidades", declarou.

Para a próxima gestão, o presidente reeleito apontou os três principais temas a serem tratados, o programa Duas Safras, as questões judiciais envolvendo meio ambiente e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). "Se essas metas forem atingidas deixo esta casa com a sensação de missão cumprida", revelou. Junto com Gedeão, outros 30 diretores, todos produtores rurais, serão responsáveis por defender os interesses do setor, representando milhares de produtores rurais do estado. É missão da Farsul, honrar a vocação de produzir, de defender o direito de propriedade, a livre iniciativa, a economia de mercado e os interesses do País.

O presidente aproveitou para agradecer aqueles que deixarão a diretoria no próximo mandato. "Vocês ajudaram a construir esta gestão vencedora e hoje vieram aqui, votaram e aprovaram este trabalho", disse. A atual diretoria sofrerá uma renovação de 40%.

Entre os diretores executivos, Francisco Schardong permanece como Diretor Administrativo e José Alcindo Ávila como Diretor Financeiro. Gilberto Schilling Moreira assume como 2º Diretor Administrativo e Paulo Roberto Vargas como 2º Diretor Financeiro. Eles substituem Domingos Lopes e Paulo Ricardo Dias que passam a serem diretores Vice-Presidentes. O número de mulheres na diretoria foi ampliando. Agora são quatro compondo o quadro. Margarete Marques e Maria Tereza Mendes como diretoras suplentes, Teodora Lütkemeyer como titular do Conselho Fiscal e Márcia Mueller Medeiros como suplente do Conselho Fiscal.

Perfil

Médico veterinário, formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria, Gedeão Silveira Pereira é produtor rural, proprietário e administrador da Estância Santa Maria com produções de Pecuária de Corte (raças Hereford e Polled Hereford) com manejo em pastagens e agricultura. Já realizando viagens de estudos em pecuária à Nova Zelândia, Austrália, USA, Argentina, Chile, Paraguai, França, Espanha e Rússia. Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé por dois mandatos. Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, onde, também, foi vice-presidente por quatro mandatos. Foi presidente do Sebrae/RS e atualmente é vice-Presidente do Fundesa, sendo recentemente eleito como 2º vice-presidente da CNA, onde também tem o cargo de diretor de Relações Internacionais. (Fonte: Imprensa Sistema Farsul)


Na média, Conseleites sugerem estabilidade de preços

Em setembro, o preço do leite ao produtor registrou nova alta. Para o pagamento de outubro, os Conseleites divergiram nas indicações, mas com uma média sugerindo certa estabilidade.

As maiores divergências ocorreram entre Minas Gerais, com alta de 1,3%, e Rio Grande do Sul, indicando queda de 1,97%. Santa Catarina e Paraná ficaram próximos de zero. (Fonte: CILeite/Embrapa)

Assistência técnica de laticínios e cooperativas

Em um ambiente complexo e influenciado por diversos fatores como a produção de leite, a tecnificação e adequação de processos nas propriedades é vital para a continuidade do negócio de maneira sustentável e competitiva.

O Brasil como um dos maiores produtores de leite mundial tem diferentes realidades espalhadas pelo país, o que especifica a adequação da produção em cada região, bem como em cada propriedade.

Por isso, programas de assistência técnicas de laticínios e cooperativas são fundamentais para o melhor funcionamento de toda a cadeia. Para o Eng. Agr. M. Sc., Jair da Silva Mello, Gerente de Suprimento de Leite na Cooperativa Central Gaúcha LTDA (CCGL), “sem técnico qualificado, que saiba fazer gestão dos processos (junto com o produtor), dentro e fora da porteira, a atividade não cresce com sustentabilidade e não rentabiliza (lucro).”

Contudo, para uma parceria bem-sucedida, Jair destacou que esta precisa ser baseada em quatro pilares: conhecimento, perfil e habilidade do profissional; seleção do produtor/cliente; planejamento com uma visão de médio e longos prazos; lucro e entrega de resultados; bem-estar da família, colaboradores, animais e meio ambiente e promover a sucessão.

Claro, assim como toda relação em qualquer negócio, na relação entre laticínios, cooperativas e produtores de leite também precisa e deve haver benefícios para ambas as partes envolvidas. Neste sentido, Mello destacou que o “produtor estando bem (financeiro, saúde, família e feliz), ganhando dinheiro, a Cooperativa vai estar bem.”

Jair também apontou a fidelização do produtor como um item benéfico desta relação, levantando o questionamento: “quanto custa (centavos/litro), um profissional qualificado que faz o produtor melhorar a produção, produtividade e a renda da família?” Além disso, o Gerente também apontou a qualidade da matéria-prima como uma vantagem de uma parceria de sucesso.

Como podemos ver, quando a relação entre os laticínios e produtores é bem-sucedida gera benefícios para o campo e a indústria. Entretanto, para melhorar a realidade de cada fazenda assistida pelos laticínios é preciso que o técnico ou consultor responsável entenda e saiba tomar ações de acordo com a necessidade de cada propriedade.

Para isso, é preciso somar aos conhecimentos teóricos, uma bagagem de insights práticos do dia a dia da profissão, que permitem conectar ideias e tomar a decisão mais assertiva para cada situação. Ou seja, para transformar a realidade de cada propriedade é necessário saber gerir pessoas, processos e negócios. Afinal, teoria e prática andam juntas!

Essa é justamente a proposta do MilkPoint Experts: Feras da Consultoria, transformar realidades no leite agregando à teoria uma boa execução e percepção da prática. Em oito encontros semanais todas as sextas-feiras entre as semanas de 06 de outubro a 28 de novembro, com um time de palestrantes impecável vamos proporcionar aos participantes uma experiência única e inédita sobre a rotina do leite. No dia 29/10, em nosso quarto encontro teremos o painel “Programas bem-sucedidos de assistência em laticínios e cooperativas,” com uma palestra do Jair Mello.

Se você ainda não fez sua inscrição, não perca mais tempo, clica aqui e faça agora! Aproveite para conferir no site todos os palestrantes e palestras. Vamos juntos transformar realidades no leite? Esperamos você!

O Sindilat também garantirá desconto de 30% na inscrição do evento aos seus associados pelo link https://bit.ly/3ErRZw7. (Fonte: Milkpoint)


 Jogo Rápido

Agronegócio da biodiversidade

É também com a pegada da produção sustentável que o Centro de Pesquisas em Agronegócios da UFRGS realiza a 9ª edição do Cienagro. O evento virtual O Agronegócio da Biodiversidaade ocorre amanhã e sexta-feira (inscrições em ufrgs.br/cienagro). Haverá palestras com foco em expansão do agronegócio aliado à conservação, uso de organismos nativos para a indústria biotecnológica e biodiversidade como serviço à sociedade, além da apresentação de cerca de 60 pesquisas científicas. “Ainda é muito dividido: biodiversidade é coisa de biólogo e agronegócio, de produtor. Queremos passar a mensagem de que precisamos conservar o ambiente e até mesmo explorar o potencial que a terra tem. Será uma vantagem competitiva, que pode agregar valor”, analisa o coordenador do simpósio e professor do PPG de Ciências do Agronegócio, Heinrich Hasenack. CLIQUE AQUI para mais informações. (Zero Hora)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *