16/09/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  16 de setembro de 2021                                                  Ano 15 - N° 3.502

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

A Languiru está com inscrições abertas para curso de inclusão digital voltado ao quadro social da Cooperativa. São 20 vagas e um dos pré-requisitos é que o participante disponha de notebook e smartphone. A formação tem por objetivo qualificar o participante a utilizar recursos básicos do computador e do smartphone, explorando conceitos da comunicação e da segurança digital, habilitando o participante a usar as tecnologias digitais e a internet para uso pessoal ou profissional, visando facilitar tarefas do dia a dia, apoiado no uso de aplicativos, redes sociais, participação em videoconferências e navegação em sites. Com 20 horas-aula, serão oito encontros presenciais de duas horas e meia, no polo da Univates, em Teutônia. O curso ocorre nos dias 13, 20 e 27 de outubro; 03, 10, 17, 24 e 30 de novembro, das 13h30min às 16h.

Conteúdo

O conteúdo aborda conceitos de informática e comunicação (recursos básicos do computador, acesso à internet, sistema operacional e editor de textos; criando e localizando arquivos; instalação e atualização de antivírus); pesquisa (Google – recursos de pesquisa na internet, como utilizar comando de voz, salvar arquivos, baixar imagens e criar atalhos; pesquisa de preços de produtos, compra pela internet de modo seguro; Youtube – procurar vídeos, curtir, comentar, se inscrever em canais e compartilhar vídeos); planilhas Excel (recursos básicos de planilhas eletrônicas, fazendo controles e organizando informações); smartphones e dispositivos móveis (configurações básicas, fotos e vídeos, downloads de aplicativos; WhatsApp – anexar fotos e vídeos, realizar chamadas de áudio e vídeo, mandar áudio, criar grupos, WhatsApp Web e outras funcionalidades); Redes Sociais (Facebook – versão desktop e móvel, postagens, encontrar amigos, mensagem privada/pública, grupos e stories; TikTok); segurança digital (como proteger seus dados, como identificar e evitar golpes e baixar apps com segurança, autorizações de páginas, cookies, LGPD; como identificar e evitar fake news e combater sua disseminação; cuidados com serviços de home banking, Pix, compras pela internet e boletos fakes); Languiru Digital (site da Languiru, utilização da plataforma digital Portal do Associado, Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais, participação em videoconferências – Google Meet, Microsoft Teams e Zoom); e aprendizagem ao longo da vida (formas de aprendizado por meio da internet, Youtube, aplicativos educacionais, educação à distância e cursos online).

Ainda haverá conteúdos trabalhados no formato virtual, com os participantes recebendo pequenas “doses” de conhecimento diário, em formato de vídeo e roteiros, durante o período do treinamento, por meio de grupo de WhatsApp. Os participantes também recebem material didático e certificado digital (mínimo de 75% de frequência). O curso será ministrado pelo professor da Univates, Edson Moacir Ahlert, mestre em Ambiente e Desenvolvimento.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas junto ao Setor Social do Departamento Técnico da Languiru, em Teutônia, pelos fones 0800-645-3062 e (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, até o dia 30 de setembro. Interessados que eventualmente não possuem notebook ou smartphone também podem se inscrever, mas terão necessidade de procedimentos de adaptação. (Fonte: Leandro Augusto Hamester/Assessoria de Imprensa Languiru)

Conseleite/MG

A diretoria do Conseleite Minas Gerais reunida no dia 15 de setembro de 2021, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I e de acordo com metodologia definida pelo Conseleite Minas Gerais que considera os preços médios e o mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes, aprova e divulga: a) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Julho/2021 a ser pago em Agosto/2021 b) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Agosto/2021 a ser pago em Setembro/2021. c) os valores de referência do leite padrão, maior e menor valor de referência para o produto entregue em Agosto/2021 a ser pago em Setembro/2021. e valores de referência projetados do leite padrão maior e menor valor de referência para o produto entregue em Setembro /2021 a ser pago em Outubro/2021.

Períodos de apuração: Mês de Julho/2021: De 25/06/2021 a 29/07/2021 Mês de Agosto/2021: De 30/07/2021 a 26/08/2021 Parcial de Setembro/2021: De 27/08/2021 a 09/09/2021 Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,30% de gordura, 3,10% de proteína, 400 mil células somáticas/ml, 100 mil ufc/ml de contagem bacteriana e produção individual diária de até 160 litros/dia. Os valores são posto propriedade incluindo 1,5% de Funrural.

Calcule o seu valor de referência

O Conseleite Minas Gerais gera mais valores do que apenas o do leite padrão, maior e menor valor de referência, a partir de uma escala de ágios e deságios por parâmetros de qualidade e ágio pelo volume de produção diário individual, apresentados na tabela acima. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade e o volume, o Conseleite Minas Gerais disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas, contagem bacteriana e pela produção individual diária. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitemg.org.br. (Conseleite/MG)

E se você pudesse saber exatamente quanto vai receber pelo seu produto ou pagar pela matéria prima?

Ainda que exista uma ferramenta como o MilkPoint Mercado, que fornece dados e análises quase que diários sobre o mercado lácteo, um dos grandes desafios do setor está na previsibilidade quanto a preços recebidos pelos derivados ou pagos pela matéria-prima. Qual será o valor praticado nas vendas de leite UHT na próxima semana? Qual o preço médio do leite pago ao produtor no mês que está por vir? Estas são algumas das perguntas que nós, agentes do setor, constantemente buscamos responder. E se precisamos pensar bastante para chegarmos a respostas convincentes, motivos pelos quais procuramos estes resultados não faltam: quanto eu devo/posso comprar de leite? Qual o valor máximo posso pedir ao meu comprador para maximizar meu lucro e não perder a venda para o concorrente?... Como já citamos anteriormente, existem cadeias próximas a nossa que já criaram mecanismos eficientes para sanar parte dos problemas criados por esta incerteza — milho, soja, boi gordo... E soluções criativas para o leite, mesmo que com “mais cadência”, começam a aparecer. No Fórum MilkPoint Mercado deste segundo semestre iremos apresentar algumas delas, e a “bola da vez” são os seguros. A Stable Price, empresa inglesa especializada em seguros de preços para commodities, chegou ao Brasil, e irá apresentar sua solução em nosso evento, através da palestra “Seguro de preço para a cadeia leiteira — o modelo de resseguro de preço”. A empresa estima que este é um problema de USD 5 trilhões, e boa parte deste valor, sem dúvida, está no leite. Você, agente do setor, não pode perder a oportunidade de entender mais a fundo a questão. Participe! Acesse o site, veja a programação e se inscreva agora!

Os associados do Sindilat/RS podem garantir sua participação com 30% de desconto, clicando aqui. (Milkpoint)

Jogo Rápido

Aplicativo remunera catadores por reciclagem de embalagens longa vida

Um programa voltado para catadores autônomos e cooperativas da cidade de São Paulo está proporcionando fonte extra para reciclagem de embalagens longa vida. O projeto do app Cataki em parceria com a Tetra Pak teve início em abril e já deu novo destino a 23,2 toneladas de embalagens na capital paulista. Na fase piloto do programa, 77 catadores foram contemplados pelo sistema de bonificação, uma espécie de subsídio que aumenta o valor do material e, conseqüentemente, uma renda do profissional da reciclagem. No app, o catador participante do programa Cataki + LongaVida recebe uma transferência bancária no valor de R $ 0,25 por quilo de embalagem coletada nos pontos parceiros do projeto. Pelo trabalho de consolidação, inclusão e acolhimento dos catadores, como cooperativa recebe um bônus idêntico pelo serviço no sistema produtivo proposto. A caixa longa vida é composta por papel, plástico e alumínio prensados ​​em camadas, o que torna a reciclagem mais difícil: para que a reutilização seja feita da forma correta, é necessário separar essas utilizando um processo para cada uma delas. Por isso, é mais raro os comércios comprarem esse tipo de material. (Fonte: Embalagem Marca)