Pular para o conteúdo

17/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre,  17 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.481


Ações educativas como parte do protocolo sanitário da Expointer

Como parte das ações planejadas para a Expointer deste ano, a Secretaria da Saúde viabilizou a antecipação da vacina contra a covid-19 para trabalhadores que ficarão no parque Assis Brasil, em Esteio, durante os nove dias da exposição. Para receber a dose é necessário preencher um documento de trabalho presencial, conforme modelo divulgado pela pasta em informe técnico.

Lá também aparece o indicativo, com base em informações recebidas pelos organizadores da exposição, do número de pessoas que poderiam buscar as unidades de saúde para receber a vacina: pelo menos 1.226. Há ainda a listagem por município, que serve de referência, mas não é um limite de aplicação.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos, explica que, tendo o documento de trabalho em mãos, é possível receber a aplicação.

Até porque, a antecipação do recebimento das doses é uma opção, não uma exigência. O necessário para ingresso/credenciamento dos trabalhadores é o teste negativo de RT-PCR ou antígeno realizado, no máximo, nas 72 horas anteriores. A vacinação não substitui os cuidados necessários como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento.

Cynthia explica que a feira também será um espaço para levar informação, de um jeito leve, sobre a pandemia. Como a repetição da experiência feita pela atriz Leandra Leal, que viralizou nas redes sociais, em que ela mostra como a máscara protege quando um pó colorido é jogado sobre o rosto.

Os horários e o local em que a demonstração será feita ainda estão sendo definidos. Uma outra ação, em parceria com a Secretaria da Educação, vai distribuir materiais pedagógicos para crianças. São atividades como jogo dos sete erros e caça-palavras, com a temática de medidas de prevenção ao vírus.

Entre os protocolos adotados para período da feira, de 4 a 12 de setembro: limitação do público a 15 mil pessoas por dia, venda de ingressos online e mediante o preenchimento de formulário, uso obrigatório de máscara, colocação de dispensers de álcool gel e lavatórios de mãos em pontos estratégicos do parque, etc.

Também haverá 150 monitores treinados pela Saúde circulando pela feira com abordagem educativa sobre a prevenção contra a covid-19. (Zero Hora)

Gdt - Global Dairy Trade 



Fonte: Global Dairy Trade – Adaptado Sindilat/RS





Chile - Setor lácteo avança rumo ao CARBONO ZERO

Chile – Na pré-Summit, a preparação para a Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) foi apresentada a iniciativa “Pathways to Dairy Net Zero” (Caminho para um setor lácteo Carbono Zero), que é a primeira do tipo, para acelerar a ação contra as mudanças climáticas em todo o setor lácteo mundial.

“Para o setor lácteo chileno, esta iniciativa nos motiva e é um estímulo para continuar fortalecendo as ações de sustentabilidade que estamos adotando. Trabalhamos estreitamente com a Plataforma Global Dairy e temos a certeza de que é possível reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do nosso setor, que hoje representa menos de 1% das emissões nacionais, com a meta de chegar ao Carbono Zero. Existe determinação, ações concretas e uma agenda de trabalho entre instituições públicas, centros de pesquisa e o setor produtivo para fazê-lo. “Nós do Consorcio Lechero contribuímos com nossa agenda de Sustentabilidade: o Acordo de Produção Limpa da Indústria de Processamento de Lácteos Sustentáveis; o Padrão de Sustentabilidade para Fazendas Leiteiras; e o projeto de Leiteria Circular, que apresentaremos em breve”, destacou Sergio Niklitschek, presidente do Consorcio Lechero.

“O setor lácteo mundial está criando esta iniciativa inovadora para ajudar a acelerar a ação climática que já está em andamento, enquanto continua proporcionando meio de vida para milhões de pessoas e nutrição para 6 bilhões de pessoas”, disse Donald Moore, diretor executivo da Plataforma Global Dairy.

Um grupo múltiplo de organizações, incluído no setor lácteo mundial e representantes das comunidades científicas e de pesquisa, estão trabalhando juntos para desenvolver metodologias, ferramentas e vias que funcionem para todos os sistemas lácteos.

“Pathways to Dairy Net Zero” será lançado oficialmente durante a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU em setembro próximo e tem como objetivo gerar compromisso na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, COP26, em novembro.

O setor lácteo chileno avança em distintos projetos, diz Niklitschek, os que contribuíram para conhecer e medir as emissões, como o liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA), com o qual se somam esforços para que o setor possa chegar à meta de carbono zero.

“Esses desafios somente podem ser superados com a colaboração. Essa é a base da sustentabilidade, na qual a inter-relação de ações e de vontades contribui para gerar avanços concretos. E, no Chile, demos um passo para gerar mudanças que cheguem às metas globais, porque as mudanças climáticas afeta todo o planeta”

Nova pesquisa para orientar a iniciativa

Estão sendo realizadas pesquisas para identificar onde é possível uma ação positiva contra as mudanças climáticas em todos os sistemas e regiões de produção de leite em todo o mundo. O estudo está sendo realizado pela Aliança de Pesquisa Global sobre Gases de Efeito Estufa Agrícolas (GRA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Colégio Rural da Escócia e o Centro de Pesquisa de Gases de Efeito Estufa Agrícola da Nova Zelândia.

As descobertas preliminares foram:

*É possível realizar mudanças positivas em todos os sistemas e regiões leiteiras. Ainda existe uma ampla variedade de sistemas de produção a nível mundial, existem oportunidades para que todos reduzam a intensidade das emissões de GEE.

*É necessária a colaboração para reduzir as emissões do setor lácteo. Muitos desafios relacionados com o clima, a pobreza e a desnutrição podem ser abordados mediante a adoção das melhores práticas nos sistemas lácteos similares.

*Reduzir o metano pode ser chave para obter resultados rápidos. O metano, um GEE primário produzido pelos ruminantes, tem um vida curta. Como resultado, a maior redução do metano teria um efeito mais imediato sobre o aquecimento.

*Os lácteos já contam com os meios para reduzir uma proporção significativa das emissões. A evidência inicial sugere que as emissões podem ser reduzidas em até 40% em alguns sistemas ao melhorar a produtividade e a eficiência no uso dos recursos.

*A definição de terminologias e objetivos concentrará os esforços para obter melhores resultados

“Nossa análise inicial sugere que um uso mais amplo das tecnologias de mitigação de GEE existentes terá um impacto importante na redução das emissões do setor lácteo no curto prazo, enquanto aguarda o desenvolvimento de inovações”, disse Montgomery, representante especial de GRA. “Esta iniciativa pode, em última instância, atuar como um modelo para outros setores pecuários”, acrescentou. (Mundo Agropecuário)

Jogo Rápido

Piracanjuba é a vencedora do Troféu Agroleite 2021
Pela primeira vez, a Piracanjuba é a vencedora do Troféu Agroleite 2021, importante prêmio nacional do setor leiteiro. O anúncio foi feito durante cerimônia on-line, reunindo centenas de grandes players do agronegócio. Ao sermos reconhecidos na categoria laticínios, com os melhores desempenhos e práticas, recebemos incentivo para continuar nossa missão de gostar de fazer bem o que faz bem a tantos consumidores. O Troféu Agroleite é uma iniciativa da Castrolanda que, todos os anos, dá destaque às práticas da cadeia leiteira de diferentes segmentos. Neste ano, o prêmio, além de inédito no nosso acervo, tem um significado especial, afinal, fomos destaque em uma época cheias de desafios para toda a cadeia e, em meio a esse cenário de incertezas, escolhemos seguir firmes, empregando milhares de colaboradores, estreitando relacionamento com inúmeros parceiros e levando alimentos com qualidade e sabor aos brasileiros. (Piracanjuba)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *