13/08/2021

Porto Alegre,  13 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.479

Embrapa lança livro sobre setor lácteo

A Embrapa Gado de Leite lançou nesta sexta-feira (13/8) o livro “Na era do consumidor – uma visão do mercado lácteo brasileiro”. A obra reúne 23 artigos de 30 autores publicados em veículos de comunicação especializados na cadeia produtiva do leite. O lançamento oficial ocorreu em live no canal no Youtube da entidade, a qual pode ser acessada aqui.

Dividida em cinco seções, a publicação traz um panorama sobre o consumo de lácteos no Brasil e as mudanças causadas a partir da pandemia de Covid-19 no setor, além de apresentar reflexões do mercado consumidor em relação às redes sociais. "O livro é de extrema importância para o setor lácteo uma vez que reúne informações extremamente importantes para o seu desenvolvimento", afirmou Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat). A obra conta com editoria técnica da pesquisadora da Embrapa Kennya Beatriz Siqueira.

Os artigos foram publicados originalmente no portal Milkpoint e nas revistas Indústria de Laticínios, Leite Integral e Balde Branco entre 2019 e 2021. Acesse o livro clicando aqui. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS)

Piá é a Marca Mais Lembrada no Top Of Mind RS

Recentemente, a Piá celebrou um importante feito: a conquista do título de “Marca Mais Lembrada do Rio Grande do Sul”, na categoria Leite, no prêmio Top Of Mind – As Marcas do Rio Grande, edição 2021. O anúncio foi feito durante evento virtual realizado pelo Grupo Amanhã, que promove a premiação há 31 anos.

Com um percentual de 25,8% dos votos dos entrevistados na pesquisa de lembrança espontânea de marcas, a Piá liderou o topo do ranking. Também apareceu bem colocada na categoria “Doce de Leite”, com 15,1%, figurando em segundo lugar.

De acordo com o presidente da Cooperativa, Jeferson Smanioto, a conquista tem relação direta com o varejo, que aproxima os produtos da marca aos consumidores. “Trabalhamos continuamente estudando o mercado e o perfil dos consumidores, o que eles querem e precisam. Por isso, temos um amplo mix, que é capaz de atender a diferentes demandas e estilos de vida. O que se reflete nos inovadores lançamentos que apresentamos constantemente”, destaca o executivo.

Criado em 1991, o Top of Mind – As Marcas do Rio Grande tem o objetivo de apresentar e premiar as empresas e marcas que estão presentes na memória dos gaúchos. Este ano, participaram da pesquisa 1.200 pessoas de todas as mesorregiões do Estado, entre os dias 29 de março e 19 de abril, pela internet.  (Cooperativa PIÁ)

Conseleite/MT

A diretoria do Conseleite – Mato Grosso atendendo os dispositivos do seu Estatuto, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de Junho a ser pago em Julho de 2021 e para o leite entregue no mês de Julho a ser pago em Agosto de 2021.

Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor.

OBS: (1) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funrural de 1,5% a ser descontado do produtor rural. (Conseleite/MT)

Previsão de temperaturas amenas na próxima semana, segundo Boletim Integrado Agrometeorológico da SEAPDR
A próxima semana terá temperaturas amenas e pouca chuva no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 32/2021, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) em parceria com o Irga e Emater-RS. Nesta sexta-feira (13), o tempo seco e frio vai predominar, com temperaturas mínimas próximas de 0°C e formação de geadas em diversas regiões. No sábado (14) e domingo (15), o ingresso de ar úmido favorecerá o aumento da nebulosidade e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Metade Norte.  Na segunda (16) e terça-feira (17), o ingresso de ar quente e úmido provocará a elevação da temperatura, com valores próximos de 25°C na maioria das regiões. Na quarta-feira (18), o tempo firme, com temperaturas amenas seguirá predominando na maior parte do Estado, porém a aproximação de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. Os totais de precipitação esperados deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das regiões. Apenas, no Extremo Sul, Serra do Nordeste e no Litoral Norte os volumes oscilarão entre 10 e 20 mm. Acesse o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 32/2021 completo clicando aqui. (SEAPDR)