Pular para o conteúdo

05/08/2021

Newsletter Sindilat_RS

 

Porto Alegre,  05 de agosto de 2021                                                       Ano 15 - N° 3.472


Edmilson Pedro Pelizari é o novo presidente da Emater/RS

O novo presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Edmilson Pedro Pelizari, tomou posse na tarde da quarta-feira (04/08), durante a Sessão Extraordinária Conjunta com os titulares e representantes dos órgãos e entidades que integram o Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e o Conselho Administrativo (Conad) da Ascar. Na Sessão houve a deliberação e apreciação e seu nome foi homologado por unanimidade para o cargo, em substituição a Geraldo Sandri, que presidiu a Emater/RS-Ascar pelo período de dois anos e meio. O evento contou com a participação presencial da titular e do adjunto da Seapdr, Silvana Covatti e Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

Pelizari agradeceu ao ex-presidente, aos diretores técnico e administrativo, às gerências e a todos os colaboradores pelos três meses que esteve na condição de assessor especial da Presidência. “Agradeço a Sandri pelo trabalho feito nos últimos dois anos e meio de recuperação física e financeira desta importante Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) do nosso Estado”. Pelizari reforçou ainda a vinculação com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). “Estarei no dia a dia conversando com toda a equipe para manter esse trabalho que tem sido feito com bons resultados. Estou ciente dos desafios que o cargo impõe e darei meu melhor para continuar esse importante trabalho, procurando agora junto da diretoria implementar o nosso sistema de fazer gestão, com foco na Aters lá na propriedade dos agricultores, que têm feito a diferença no nosso Estado. Não mediremos esforços e seremos incansáveis pelo bem-estar da Instituição, nossos colaboradores e assistidos. Não vamos inventar a roda, precisamos fazer a roda girar”.

Na ocasião, também foi apreciada e homologada a indicação de Lino Hamann para o cargo de diretor administrativo da Emater/RS e superintendente administrativo da Ascar, em substituição nos impedimentos do atual diretor Vanderlan Vasconselos. A sessão foi realizada de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19, que impõe o distanciamento social para a preservação da saúde pública.

Conheça o novo presidente
O novo presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Edmilson Pedro Pelizari, 56 anos, é formado em Administração e em Direito pela Universidade Regional Integrada (URI) do Alto Uruguai e das Missões.

Atuou durante dez anos na iniciativa privada, como gerente de Unidade da Cooperativa Tritícola Palmeirense Ltda (Coopalma) e como diretor Comercial da Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural do Médio e Alto Uruguai Ltda (Creluz).

Tem 28 anos de experiência na área pública, como servidor do município de Pinhal, no cargo efetivo de tesoureiro, como secretário Municipal da Saúde e Assistência Social e como secretário Municipal de Administração. Além disso, foi vice-prefeito por um mandato e prefeito por dois mandatos no município de Pinhal.

Coletiva de Imprensa
A Emater/RS-Ascar realizou uma live de apresentação do novo presidente, Edmilson Pedro Pelizari, na manhã desta quinta-feira (05/08). O evento foi transmitido de forma simultânea no canal do Youtube do Programa Rio Grande Rural e no Facebook da Instituição. Assista clicando aqui. (SEAPDR)
 

Agosto 2021: atualização do cenário global de lácteos

Os fundamentos gerais do mercado ao longo dos próximos trimestres permanecerão, principalmente, favoráveis aos preços, uma vez que a produção de leite no hemisfério norte cresce em um ritmo mais lento e a melhoria da situação da Covid-19 permite a reabertura gradual dos canais de foodservice.

A demanda por produtos lácteos permanece estável, embora interrupções devido à rápida disseminação da variante Delta da Covid-19 em populações não vacinadas saiu do controle em muitas regiões, forçando muitos governos a re-impor as restrições.

O comércio global cresceu 4,8% com relação ao ano anterior em maio de 2021 e 3,9% em relação a maio de 2019. O forte ganho em relação ao ano anterior é parcialmente devido à calmaria no comércio causada pelo impacto das interrupções de portos por causa da Covid-19, mas o aumento contínuo na demanda da China explica uma grande parte dos ganhos totais. O tema recorrente do domínio da China continuou e provavelmente permanecerá nos dados de junho com base nos dados de exportações de junho da Nova Zelândia.

A expansão da demanda da China continua sendo crítica para o equilíbrio do mercado global, com seu crescimento nas importações superando alguns pontos fracos na demanda de leite em pó de algumas regiões desafiadas pela acessibilidade de preços firmes.

No curto prazo, os preços das commodities podem ficar mais fracos, já que os compradores resistem aos preços elevados.

O excesso de leite nos Estados Unidos diminuirá gradualmente, com sinais de um pico no número de vacas, enquanto os volumes de queijo e de manteiga devem melhorar à medida que a demanda se recupera com uma participação mais forte dos foodservices.

O reequilíbrio do mercado de queijos dos EUA terá um impacto importante em sua competitividade de exportação, enquanto o crescimento da produção de leite em pó desacelerará.

O tamanho do pico de produção de leite na Nova Zelândia na atual temporada continua sendo uma incógnita, mas uma “temporada normal” está prevista, e um forte preço do leite conduzirá a uma maior produção nas fazendas da Nova Zelândia.

A sustentabilidade da forte demanda chinesa por leite em pó integral, queijo e manteiga é especificamente crítica para o quão bem a Nova Zelândia pode equilibrar seus suprimentos de leite em pó integral e influenciar a disponibilidade de gordura da manteiga - que já sofre com a fraca demanda nos mercados em desenvolvimento (Artigo de Dustin Boughton, da Maxum Foods, traduzido e adaptado pela equipe MilkPoint)






Programa Balde Cheio oferece capacitação para produtores e técnicos de leite

Técnicos e produtores rurais vinculados à Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul, (Coopar) participaram de capacitação do Programa Balde Cheio na quinta-feira (29/07). A capacitação foi realizada de forma virtual e contou com a presença do instrutor do programa, Juliano Alarcon Fabrício, e com os coordenadores do Balde Cheio no Rio Grande do Sul (RS), a pesquisadora Renata Suñé, da Embrapa Pecuária Sul, e o analista Sergio Bender, da Embrapa Clima Temperado. 

A Coopar, sediada em São Lourenço do Sul, é mais uma entidade a participar do Balde Cheio e terá o acompanhamento técnico de quatro produtores de leite da região. Para Estevão Kunde, diretor técnico da Coopar, o projeto chega em um momento em que a atividade cresce na região, mas que precisa de mais tecnologia e conhecimento para avançar. “O projeto propicia uma aproximação entre técnicos e produtores, com grandes possibilidades de desenvolvimento para ambos”. Já o analista da Embrapa, Sérgio Bender, ressaltou que o Balde Cheio ajuda a mudar a realidade de produtores familiares, sempre com a estreita participação dos próprios produtores e dos técnicos. 

Nessa capacitação inicial foi realizada uma entrevista com os quatro produtores envolvidos que participaram juntamente com o técnico da cooperativa que vai fazer o acompanhamento. O instrutor do programa no RS, Juliano Fabrício, fez diferentes perguntas sobre a atividade nas propriedades, como o tamanho da área utilizada para a produção de leite, número de vacas em lactação, tipos de pastagens utilizadas no inverno e no verão, entre outras. Segundo o instrutor, um primeiro passo é o próprio produtor conhecer melhor a atividade e o meio é fazer o registro de todas as questões relacionadas à produção e comercialização. 

“É preciso ter dados econômicos, dados sobre a produção leiteira, da produtividade de cada vaca, dados climáticos e tudo mais que tem relação direta com a atividade”. No Rio Grande do Sul o programa foi retomado há mais de dois anos e hoje já está presente em várias propriedades de diferentes regiões.

De acordo com a pesquisadora Renata Suñé, cada uma das unidades atendidas tem suas metas e objetivos, que são detectadas e priorizadas entre os técnicos e os produtores. “Já temos observados ganhos em várias propriedades, sempre de acordo com os objetivos de cada produtor, seja o aumento da oferta de forragem, aumento da produtividade por vaca, a qualidade do leite, entre outras questões relacionadas à atividade”. (As informações são da Embrapa, adaptadas pela equipe MilkPoint)

Jogo Rápido  

Entidades gaúchas participam de reunião com embaixador do Uruguai nesta sexta-feira
A produção de milho no Uruguai para o abastecimento do mercado gaúcho será pauta de reunião entre entidades do agronegócio com o embaixador do Uruguai, Gustavo Vanerio Balbela. O encontro ocorrerá nesta sexta-feira (6/8), às 9h, na sede da Farsul, em Porto Alegre (RS). A nova fronteira agrícola será possibilitada pela ligação da Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos. A reunião é uma demanda organizada pelo senador Luis Carlos Heinze (PP). Na ocasião, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) buscará um espaço para maior integração com o governo uruguaio e também com o setor produtivo. Isso porque, segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o Uruguai tem um dos menores custos de produção de leite e o RS é mais um corredor de transporte para os derivados do país. “Não vimos no Uruguai um concorrente e sim um fornecedor de produtos lácteos para o Brasil”, acrescentou. As entidades ainda devem tratar sobre o cenário geral do setor lácteo e parcerias com o Inale. Além de Heinze e de Balbela, devem participar da reunião o presidente do Sindilat, Guilherme Portella, o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, e representantes de entidades como Asgav e Fetag. O presidente da Farsul será representado no encontro por Francisco Schardong. (Assessoria Imprensa Sindilat/RS)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *