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26/04/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 26 de abril de 2021                                                         Ano 15 - N° 3.451


Produção de leite sobe no mundo e cai na União Europeia

As entregas de leite nas principais regiões exportadoras tiveram crescimento em fevereiro. As entregas médias diárias nas regiões somaram 816,8 milhões de litros por dia, 1,3% a mais que no mesmo mês do ano passado (corrigido para salto), segundo dados da interprofissional britânica AHDB. As entregas estão abaixo do cálculo feito pela AHDB com base nos movimentos históricos mensais da produção de leite (é o que chama o rastreador, conforme pode ser verificado no gráfico anexo).

As regiões de produção de leite incluídas são UE, Reino Unido, Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Juntos, eles respondem por mais de 65% da produção mundial de leite de vaca e cerca de 80% das exportações mundiais de produtos lácteos.

A Nova Zelândia viu um forte crescimento nas entregas médias diárias em fevereiro, embora deva ser observado que as entregas em fevereiro de 2020 foram muito baixas.

Após o ajuste para o ano bissexto em 2020, as entregas aumentaram 4,2 milhões de litros por dia em média (6,7%).

As entregas para os EUA continuam a apresentar crescimento, com entregas médias diárias aumentando 2,0% em fevereiro, ou 5,5 milhões de litros adicionais por dia.

A Argentina também apresentou forte crescimento em fevereiro, com as entregas aumentando 5,8%, o equivalente a 1,5 milhão de litros a mais por dia.

Enquanto isso, a União Europeia viu uma redução nas entregas em fevereiro, à medida que regiões importantes como França, Alemanha e Holanda continuaram a ficar aquém dos níveis de produção do ano anterior. No geral, as entregas de fevereiro na UE diminuíram 0,5% com relação ao ano anterior. (Agrodigital e AHDB Dairy / OCLA)


Lira diz que versão inicial da reforma tributária será divulgada em 3 de maio

Presidente da Câmara não especificou a qual dos textos sob análise do Congresso ele se referia. Proposta do governo, apresentada no ano passado, prevê unificação de tributos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse neste sábado (24) que a versão inicial da reforma tributária será divulgada em 3 de maio. A declaração foi feita por meio de uma rede social.
Lira não especificou, entretanto, a que proposta ele se referia - há diferentes textos sobre a reforma tributária sendo analisadas pelo Congresso.

A proposta do governo, enviada ao Congresso em julho do ano passado, prevê a unificação do PIS e da Cofins (incidentes sobre a receita, folha de salários e importação), e a criação de um novo tributo sobre valor agregado, com o nome de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

Assista abaixo a comentário de Miriam Leitão sobre a proposta de reforma tributária apresentada pelo governo no ano passado.

“O Congresso não pode ficar prisioneiro da paralisia política das guerras legislativas. Mais do que nunca, temos de cumprir nosso dever com a sociedade. Como sinalização de que a política do cabo de guerra não vai alterar nossa missão, estaremos tornando pública na segunda-feira, dia 3 de maio, a versão inicial do texto da reforma tributária”, escreveu o presidente da Câmara.

Apesar de Lira não especificar o texto a que se referiam, atualmente uma comissão mista, formada por deputados e senadores e que foi criada em 2020, discute um projeto que prevê a unificação de mais tributos.

Lira ressaltou que o objetivo, após a apresentação do texto inicial, será “discutir com a sociedade, fazer consultas públicas, receber as críticas e os aprimoramentos, com transparência e participação de todos”.

“Temos de enfrentar os problemas do Brasil, apesar das crises, passageiras”, afirmou.
Não é a primeira vez que o presidente da Câmara trata sobre o calendário da reforma tributária. No dia 11 de março, também por meio de uma rede social, Lira escreveu que a “expectativa” era que o texto fosse apresentado “na semana que vem” - o que não se confirmou.

Atraso: Em 4 de fevereiro, em uma das primeiras agendas após a eleição ao comando da Câmara e do Senado, os presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) se reuniram para tratar da reforma tributária.

Também participaram do encontro o presidente da comissão mista da reforma tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Após a reunião, Pacheco informou que ainda naquele mês o texto final do projeto seria apresentado.

"A comissão mista concluirá seu trabalho até o final de fevereiro, com a apresentação do parecer por parte do deputado Aguinaldo Ribeiro, ouvindo os demais membros, que poderão sugerir acréscimos, supressões, críticas ao parecer. E, na sequência, a reforma tributária iniciará por uma das casas legislativas", disse o presidente do Senado.
Pacheco também apresentou, à época, a previsão de 6 a 8 meses para a conclusão da reforma, incluindo já a votação na Câmara e no Senado.

A comissão que discute a reforma tributária foi criada em fevereiro de 2020. Os trabalhos do colegiado, no entanto, foram paralisados por causa da pandemia. A previsão era de que os trabalhos fossem encerrados em março. No último dia 31 de março, Rodrigo Pacheco prorrogou por 30 dias o funcionamento do colegiado. (G1)

 

Tetra Pak lança campanha “Escolha Natureza. Escolha Caixinha”
Campanha - Conceito foca nos problemas ambientais que afetam a sociedade e traz um apelo para que todos façam escolhas mais conscientes e atuem como agentes de transformação
A Tetra Pak apresenta sua nova campanha de sustentabilidade: Escolha Natureza. Escolha Caixinha. A ação dá foco aos problemas ambientais que afetam o planeta atualmente e coloca os indivíduos no centro da discussão ao convocar toda a sociedade a assumir um papel proativo na preservação dos recursos naturais. A ideia é provocar um debate em que todos participem dessa transformação fazendo escolhas mais conscientes, que ajudem a reduzir os impactos no meio ambiente. E é aqui que a escolha pela caixinha se torna a ideal.
Com duração de três meses, a campanha contará com uma landing page, vídeo manifesto, webinar, anúncios em veículos de mídia especializada, conteúdo de marca (branded content) e plano de mídia nos canais proprietários da Tetra Pak.
O objetivo é posicionar a caixinha da Tetra Pak como a melhor escolha do ponto de vista ambiental, seja para a indústria ou para o consumidor. Ao mesmo tempo, reforçar a posição de vanguarda da empresa no tratamento de questões relacionadas à sustentabilidade e à economia circular de baixo carbono, como reciclagem e a utilização de matérias-primas renováveis.
A partir de questionamentos como “E se…as embalagens usadas nunca se tornassem lixo?” e “E se…as embalagens de alimentos fossem neutras em carbono?” as peças da campanha explicam com dados comparativos porque caixinha é a melhor alternativa à redução do impacto ambiental, levando em consideração todo o ciclo de produção de uma embalagem.
“Estamos numa jornada para construir um planeta melhor ao oferecer a embalagem mais sustentável do mundo. Na dianteira desse movimento, estamos ajudando produtores de alimentos, consumidores e toda a cadeia de valor a melhorar sua pegada ambiental, mitigar as mudanças climáticas e proteger a natureza – ao mesmo tempo em que garantimos a segurança e a disponibilidade de alimentos para um número crescente de pessoas”, explica Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul. Para a executiva, a campanha traz as pessoas como protagonistas porque este é o momento de agir. “Nossas escolhas podem fazer a diferença diante de tantos desafios ambientais. “Escolha Natureza. Escolha Caixinha” é um convite para consumidores, indústrias e poder público também se juntarem a nós”, complementa.
Mais informações sobre a campanha “Escolha Natureza. Escolha Caixinha." em: http://tetrapak.com/pt-br/escolhanatureza. (TetraPak)

 

Jogo Rápido  

O Forum MilkPoint Mercado começa amanhã!
O comportamento futuro dos mercados internacionais impactará diretamente no mercado brasileiro de leite. O fato é que esta mudança no cenário internacional pode trazer mudança de rumos também aqui para o nosso mercado interno. Os cenários futuros do mercado lácteo brasileiro, assim como outros assuntos importantes para o setor, permearão as discussões do Fórum MilkPoint Mercado, que em 2021 chega ao seu 10º ano. O evento já conta com 346 inscritos e começa amanhã. Quer participar do Fórum e ter acesso a discussões que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021? Faça já aqui a sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!

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