Pular para o conteúdo

03/02/2021

Newsletter Sindilat_RS

Porto Alegre, 03 de fevereiro de 2020                                                  Ano 15 - N° 3.396


Sindilat participa de posse da Mesa Diretora da ALRS

O novo comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS (ALRS) começou nesta quarta-feira (03/02). O deputado estadual Gabriel Souza (MDB) assumiu a presidência da Casa com o compromisso de auxiliar no processo de vacinação da população gaúcha e de retomada da economia do Estado. A cerimônia de posse no Palácio Farroupilha contou com transmissão ao vivo e presença física de convidados no plenário. O 2º vice-presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Jéferson Adonias Smaniotto, e o Diretor-Tesoureiro do Sindilat, Angelo Paulo Sartor, representaram a entidade na solenidade.

Aos 37 anos, Souza substituirá o deputado estadual Ernani Polo (PP), cumprindo o rodízio que garante um ano na presidência da ALRS às maiores bancadas eleitas. No seu segundo ano de mandato, o deputado já coleciona em sua trajetória legislativa a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o cargo de líder do governo de 2016 a 2018, durante a gestão do ex-governador José Ivo Sartori (MDB). Em seu discurso de posse, o novo presidente da Mesa Diretora destacou que o parlamento pertence à sociedade gaúcha e deve manter esse título ativo. “O parlamento é chamado de Casa do Povo porque o povo está sentado no Plenário através dos seus representantes eleitos. Concretizar esse sentido é o principal desafio de uma casa parlamentar”, enfatizou Souza.

Além da renovação na presidência, a nova Mesa Diretora da ALRS também será composta pelos deputados Kelly Moraes (PTB) como 1ª vice-presidente, Luiz Marenco (PDT) como 2º vice-presidente, Valdeci Oliveira (PT) como 1º secretário, Ernani Polo (PP) como 2º secretário, Franciane Bayer (PSB) como 3ª secretária, e Zilá Breitenbach (PSDB) como 4ª secretária. (Assessoria de imprensa Sindilat/RS - com informações da ALRS)


Gdt - Global Dairy Trade

Fonte: Global Dairy Trade – adaptado Sindilat/RS

Produção Espanha

Na Espanha foram captados 7.405,2 milhões de quilos de leite em 2020, o que representou crescimento de 2,4% em relação a 2019, segundo os últimos dados divulgados pelo Programa Espanhol de Garantia Rural (FEGA). Em relação a dezembro, a captação de leite na Espanha subiu 1%.

Como pode ser visto no gráfico, ao longo de 2020, em todos os meses, exceto agosto, as entregas mensais foram maiores em relação ao ano anterior. O mês de fevereiro destacou-se por seu crescimento, que foi de 7,8%. O menor aumento ocorreu em outubro com 0,5%. Além disso, a captação em todos os meses foi superior aos anos de 2018 e 2017.

Em janeiro, 12.770 produtores começaram o ano entregando leite. Em dezembro eram apenas 12.162, ou seja do final de 2020 para o início de 2021, houve aumento de 608 produtores de leite na Espanha.

Em dezembro o preço médio pago pelo litro de leite foi de 33,9 centavos de euros, uma queda de 0,2 centésimos em relação ao preço de novembro, interrompendo a tendência de alta iniciada em setembro.

O preço médio em 2020 foi de 33,2 centavos o litro, que é superior à média dos anos anteriores, se bem que precisa levar em conta que o preço do leite nos últimos anos esteve muito baixo.

Existem grandes diferenças de preços entre as regiões da Espanha. No mês de novembro, por exemplo, os produtores de Asturias receberam 35,8 centavos o litro, do País Vasco 35,6 o litro, Andaluzia 35,1 centavos e Galícia 32,9 centavos. (Fonte: Agrodigital – Tradução livre: www.terraviva.com.br)


Jogo Rápido

Santini assume vice-presidência
A nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tomou posse ontem, em cerimônia que contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do secretáriogeral de governo, general Luiz Eduardo Ramos. O gaúcho Alceu Moreira passou a presidência ao paranaense Sérgio Souza. Ronaldo Santini, também do RS, assumiu a vice-presidência de Políticas para a Região Sul. (Correio do Povo)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *