Pular para o conteúdo

24/08/2020

 

Porto Alegre, 24 de agosto de 2020                                              Ano 14 - N° 3.291

Conseleite/SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 21 de Agosto de 2020 atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os valores de referência da matéria-prima leite, realizados no mês de Julho de 2020 e a projeção dos valores de referência para o mês de Agosto de 2020. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Padrão, calculados segundo metodologia definida pelo Conseleite-Santa Catarina.
 
VALORES DE REFERÊNCIA1 DA MATÉRIA-PRIMA (LEITE)
 
1 - Valor, em R$/litro, para o leite posto propriedade com Funrural incluso.

Períodos de apuração
Mês de Junho/2020: De 01/06/2020 a 29/06/2020
Mês de Julho/2020: De 29/06/2020 a 02/08/2020
Decêndio de Agosto/2020: De 03/08/2020 a 16/08/2020

O leite padrão é aquele que contém entre 3,50 e 3,59% de gordura, entre 3,11 e 3,15% de proteína, entre 450 e 499 mil células somáticas/ml e 251 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana e volume individual entregue de até 50 litros/dia. O Conseleite Santa Catarina não precifica leites com qualidades inferiores ao leite abaixo do padrão. (Sistema Faesc)

 
           

Whey protein: Sooro Renner Nutrição faz seu 1º embarque para o Chile
Os constantes investimentos em tecnologias de produção e inovação em produtos, além das certificações BRC FOODS e FSSC 22000, fizeram com que a Sooro Renner fosse precursora no Brasil na produção de whey protein concentrado 34%, 60% e 80% e a primeira da América Latina a produzir whey protein isolado. Hoje a empresa produz mais de 50 mil toneladas por ano em duas plantas industriais estrategicamente instaladas no sul do país. 

 
No dia 21 de agosto de 2020, a empresa realizou o primeiro embarque de produtos lácteos para o Chile, uma carga de 25 mil quilos de whey protein concentrado 34%. A exportação ocorreu por meio da planta industrial de Marechal Cândido Rondon e teve como destino Santiago, capital do Chile.

Em junho de 2020, foi concretizada a primeira exportação para o  continente Asiático: “O embarque para o Chile é muito representativo para nós e é a certeza que estamos no caminho certo e que nossos produtos atendem às mais rigorosas especificações técnicas de qualidade a nível mundial”, apontou o Diretor Comercial e Marketing, Claudio Hausen de Souza.

“Em meio ao cenário de pandemia, nós continuamos nosso trabalho sempre investindo em infraestrutura, tecnologia e acreditando na recuperação da economia como um todo”, ressaltou Souza.

Ampliação da capacidade produtiva: A Sooro Renner está investindo na ampliação do parque Industrial de Marechal Cândido Rondon no Paraná, a obra tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2021. Com esse investimento a capacidade de produção de soro de leite e seus derivados deve chegar a 230 toneladas por dia, nas duas plantas. (As informações são da Assessoria de Imprensa da Sooro Renner)

Desemprego sobe e atinge 12,3 milhões 

São 438 mil pessoas desocupadas a mais do que em junho, um aumento de 3,7%
 
O número de desempregados no Brasil chegou a 12,3 milhões em julho, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 438 mil pessoas desocupadas a mais do que em junho, um aumento de 3,7%. Em paralelo, o instituto detectou a terceira expansão seguida na cobertura do auxílio emergencial, que passou a alcançar 107,1 milhões de brasileiros, mais da metade da população (50,7%).

Técnicos do IBGE e economistas ouvidos pelo Valor afirmam que, embora esperado, o aumento do desemprego em julho aconteceu sob bases diferentes de meses anteriores.

Ao limitar a circulação, a pandemia fez aumentar o número de pessoas fora da força de trabalho, ou seja, quem não procura emprego e, por isso, não é considerado desocupado. Com a crescente flexibilização do isolamento, porém, esperava-se que as pessoas voltassem à busca por vagas e o contingente fora da força caísse, aumentando a pressão sobre o mercado de trabalho. O fenômeno aconteceu em junho, mas não se repetiu em julho.

Nesse mês, a população fora da força cresceu 2,1% com relação ao dado de junho, somando 76,5 milhões de pessoas. Isso levou especialistas a descartarem sua dinâmica como principal fator gerador do desemprego no país. Mais grave, dizem, o desemprego provavelmente foi alimentado por novos cortes de pessoal ou fechamento de empresas. Segundo o IBGE, no quinto mês da pandemia, a taxa de desocupação do país subiu para 13,1%, ante 12,4% em junho.

“O fim do primeiro semestre é um período em que a ocupação tradicionalmente diminui, mas isso está intensificado pela pandemia. Temos observado muitas empresas fecharem as portas ou dispensarem mais pessoas”, diz a gerente da pesquisa do IBGE, Maria Lúcia Vieira.

Economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação GetulioVargas (Ibre/FGV), Daniel Duque concorda com essa leitura, mas afirma que, nos próximos meses, sobretudo no quarto trimestre, as variações no desemprego devem se associar novamente à redução do desalento.

“Não há nenhum sinal de recuperação do trabalho, exceto a redução dos afastados. E esse afastamento mascarava o número de desocupados. Em julho, com a flexibilização e a volta dessas pessoas, elas mesmas podem ter sido demitidas ou abriram espaço para outros cortes”, diz Duque.

O IBGE mostrou que, dos 81,5 milhões de ocupados em julho, 9,7 milhões estavam afastados do trabalho. Desses afastados, 6,8 milhões dos casos se deviam ao distanciamento social. Os dois contingentes caíram, respectivamente, 34% e 42,6% ante junho. Entre os que permaneciam trabalhando em julho, 8,4 milhões o faziam remotamente, parcela 3,3% menor que a do mês anterior.

Para Duque, a redução do número de ocupados ainda deve pesar sobre a taxa de desemprego nos próximos meses. Além da crise em si, diz ele, o aumento gradativo do número médio de horas trabalhadas pode ser um fator marginal de estímulo a demissões quando a demanda ainda está baixa. Para o desemprego oficial (Pnad Contínua), ele projeta desemprego de 13,6% em julho e, no ano, taxa de 13,2%.

Mecanismo de redução dos danos no trabalho, o auxílio emergencial chegou a 30,2 milhões de lares em julho, 44,1% do total e onde moram mais da metade dos brasileiros. Em maio, primeiro mês de medições, o socorro chegava a 26,3 milhões de casas (38,7%) e, em junho, a 29,4 milhões (43%).

Duque reconhece a importância do instrumento, mas diz que seu peso na recuperação da massa de rendimentos tem caído. O auxílio teria ancorado metade da recuperação dos rendimentos em junho, mas só 20% em julho. “O fim das reduções de salário e o aumento das horas trabalhadas já têm sido mais importantes para a renda do que o auxílio em si”, diz Duque. (Valor Econômico)
                

 
Mapa publica norma de identidade e qualidade para sobremesa láctea
Foi publicada, na última sexta-feira (21), a Instrução Normativa n º 84 que dispõe sobre a identidade e os requisitos de qualidade, que deve apresentar o produto denominado sobremesa láctea. Entende-se por sobremesa láctea, o produto lácteo composto pronto para o consumo, elaborado a partir da mistura de leite, em suas diversas formas, padronizado ou não em seu teor de gordura, proteína, ou ambos, com derivados lácteos ou substâncias alimentícias, ou ambos, previstos neste Regulamento Técnico, podendo ser adicionada de amidos, amidos modificados e maltodextrina. Confira aqui a IN nº 84, de 17 de agosto de 2020. (DOU)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *