19/02/2020

Porto Alegre, 19 de fevereiro de 2020                                              Ano 14 - N° 3.168

GDT: com queda de 2,9%, leilão tem segunda desvalorização consecutiva

O leilão da plataforma Global Dairy Trade (GDT) realizado nesta terça-feira, 18/02, apresentou sua segunda desvalorização consecutiva, com uma redução de 2,9% em relação ao evento anterior e um preço médio de US$3.176/ton. O volume negociado também foi menor neste evento: as 28,2 toneladas vendidas representam uma redução de 2,8% frente ao evento anterior. Este é o menor volume desde a segunda quinzena de julho de 2019, como mostra o Gráfico 1.

Gráfico 1. Preço médio leilão GDT x GDT Price Index.

Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade.

Com exceção dos queijos, que apresentaram uma variação positiva de 5,3% e preço médio de US$4.526/ton, todos os produtos negociados apresentaram desvalorização. A manteiga registrou um preço final de US$4.090/ton, 3,9% menor que o último evento. O preço da gordura anidra também fechou com desvalorização, 5,5% (preço médio de US$4.379/ton).

O destaque ficou por conta dos leites em pó integral e desnatado, que fecharam o evento com preço médio de US$2.966/ton e US$2.840/ton, respectivamente, ambos com 2,6% de desvalorização frente ao evento anterior. Os leites em pó representam 83% do volume total dos produtos negociados neste leilão.

Este foi o segundo evento GDT após a proliferação global do coronavírus, que tem afetado de maneira drástica a demanda global de commodities e alterado principalmente a dinâmica do mercado chinês, maior país importador de lácteos. Até a data deste evento, registram-se casos da doença em 27 países, além de 1.875 mortes confirmadas.

Apesar da temporária redução da demanda global causada pelo coronavírus, a seca que ocorre atualmente no norte da Nova Zelândia (gráfico 2), onde dois terços do leite do país é captado, afeta a oferta nacional e contribui para uma desaceleração da queda dos preços e redução dos volumes negociados.

Gráfico 2. Precipitação média na ilha norte da Nova Zelândia.

Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados Meteorological Service of New Zealand.

Ao analisar os contratos futuros do Leite em Pó Integral (LPI), é possível notar a tendência de relativa manutenção dos preços atuais para os próximos meses. Tanto o mercado futuro GDT quanto a bolsa da Nova Zelândia trabalham com patamares de preços parecidos, como mostra o Gráfico 3.

Gráfico 3. Evolução da quantidade negociada no leilão GDT.

Elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade.

Conseleite Paraná

A diretoria do Conseleite-Paraná reunida no dia 18 de Fevereiro de 2020 na sede da FAEP na cidade de Curitiba, atendendo os dispositivos disciplinados no Capítulo II do Título II do seu Regulamento, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima leite realizados em Janeiro de 2020 e a projeção dos valores de referência para o mês de Fevereiro de 2020, calculados por metodologia definida pelo Conseleite-Paraná, a partir dos preços médios e do mix de comercialização dos derivados lácteos praticados pelas empresas participantes.

Os valores de referência indicados nesta resolução para a matéria-prima leite denominada “Leite Padrão”, se refere ao leite analisado que contém 3,50% de gordura, 3,10% de proteína, 500 mil células somáticas/ml e 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana. Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Fevereiro de 2020 é de R$ 2,3864/litro. Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme a qualidade, o Conseleite-Paraná disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana. O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.conseleitepr.com.br.

Conseleite Mato Grosso do Sul

A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul atendendo os dispositivos do seu Estatuto, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de janeiro de 2020 e a projeção dos valores de referência para o leite a ser entregue no mês de fevereiro de 2020.

Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor.

OBS: (1) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funrural de 1,5% a ser descontado do produtor rural.
(2) O valor de referência para o “Leite Padrão” corresponde ao valor da matéria-prima para um volume médio diário de até 100 litros por dia, com 3,00 a 3,5% de gordura, 2,90% a 3,30% de proteína, 200 a 400 mil c/ml de células somáticas e 150.001 a 300 mil ufc/ml de contagem bacteriana.
(3) Visando apoiar políticas de pagamento da matéria-prima leite conforme parâmetros de qualidade e volume, o Conseleite Mato Grosso do Sul disponibiliza um simulador para o cálculo de valores de referência para o leite analisado em função do volume e de seus teores de gordura, proteína, contagem de células somáticas e contagem bacteriana.

O simulador está disponível no seguinte endereço eletrônico: sistemafamasul.com.br/conseleitems/

Intenção de consumo apresenta melhor nível dos últimos 5 anos
O indicador da intenção de consumo das famílias, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu 1,2% entre janeiro e fevereiro deste ano, passando a somar 99,3 pontos. É o maior patamar desde abril de 2015, quando o índice registrava 102,9 pontos. Na avaliação da entidade, o resultado positivo reflete sinais de melhora no mercado de trabalho. Com isso, a CNC não descarta rever para cima a expectativa de crescimento nas vendas do varejo ampliado – incluindo comercialização de automóveis e materiais de construção. O crescimento previsto para 2020 é de 5,3%, índice bem superior ao de 3,9% observado no ano passado. (Milkpoint)