Pular para o conteúdo

Oficina de harmonização de queijos e vinhos garante experiência saborosa

Abrindo o calendário de atividades do Pub do Queijo na Expointer 2019, a oficina de harmonização de queijos e vinhos, realizada no sábado (24), proporcionou uma experiência saborosa e cheia de informação aos participantes. As oficinas, que são gratuitas, ocorrem até 31 de agosto, a partir das 18h30, no estande do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), localizado na Boulevard, quadra 46, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Comandada pelo sommelier Felipe Loureiro, a oficina de queijos e vinhos recebeu um grupo de curiosos que buscavam entender um pouco mais sobre a harmonização e as potencialidades de cada produto. “Esse tipo de oficina permite que o consumidor tenha acesso a informações que muitas vezes são distorcidas como, por exemplo, de que queijos só podem ser consumidos com vinho tinto", pontuou.

Durante a oficina foram degustados queijos do tipo ricota, colonial, gran formagio e gorgonzola, que ficam muito bem harmonizados com os vinhos gewurztramier, merlot e naturalle tinto, respectivamente. “Depois de mostrar as harmonizações perfeitas, fiz algumas brincadeiras com o pessoal, servindo vinho em copo de chope e degustando queijos e vinhos “trocados” para entenderem algumas questões gustativas”, ressaltou o sommelier. “A experiência foi muito divertida e repleta de informações que a maioria das pessoas desconhecem. É importante participar e ter a mente aberta, visto que muitos têm preconceito do vinho tinto, usando-o apenas em sobremesas”, refletiu o analista financeiro Luis Cláudio Soares, participante do evento.

Para quem desejar uma experiência ainda mais divertida, o espaço oferece, logo após as oficinas de harmonização, uma degustação às cegas de queijos especiais produzidos no Estado. “A brincadeira visa mostrar aos participantes que existe uma infinidade de queijos e com sabores totalmente diferentes. Ou seja, é possível achar um tipo de queijo para harmonizar com cada bebida”, disse o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, estendendo o convite a todos os visitantes da Expointer.

SINDILAT NA EXPOINTER

O Sindilat participa da Expointer 2019 com o projeto PUB do Queijo e Leiteria, espaço gastronômico localizado no Boulevard do Parque de Exposições Assis Brasil. Nesta exposição, a operação conta com o apoio de TetraPak, Sicoob, Sicredi, FPT, Xalingo, Projeto Ovos RS/Asgav e Lumix.

Crédito: Stephany Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *