Pular para o conteúdo

18-07-2019

Porto Alegre, 18 de julho de 2019                                              Ano 13 - N° 3.025

   Workshop sobre Leite Orgânico ocorre dia 30/08 em Pirassununga/SP

 
A produção de alimentos em sistemas orgânicos é uma alternativa que vem ganhando força anualmente, tanto em área cultivada como em número de produtores e mercado consumidor. Baseado nesta tendência e na relevância do tema, o Campus USP "Fernando Costa" em Pirassununga/SP, por meio do Programa USP Municípios,  resolveu organizar um workshop  relacionado com a produção de leite em sistema orgânico, que abordará os principais conceitos em:
 
Produção de leite orgânico em sistema de pastejo;  
Produção de leite orgânico em sistema de confinamento;
Cenário do leite orgânico;
Políticas de compra e formas de comercialização;
Além das informações sobre o processo de certificação. 
 
O Workshop possibilitará aos participantes conhecimentos sobre esta nova tendência de produção de leite em sistema orgânico, possibilitando atuação em um mercado exponencial  que ainda precisa de produtores e pessoas qualificadas para atuarem de forma efetiva e com conhecimento técnico.  (As informações são do Milkpoint)
 
Inscrições e mais informações no site: 
 
 
Confira abaixo a programação completa: 
 
                  
 
 
Produção mundial de leite deve se manter pressionada, diz USDA
Dos 44 países produtores de leite, apenas dois - o Brasil e a Índia - devem expandir seus rebanhos leiteiros este ano, segundo o relatório semianual do USDA Dairy chamado World Markets and Trade. Com o número de vacas devendo permanecer estável ou diminuindo na maioria dos maiores países produtores de leite do mundo, os ganhos por animal serão críticos para que a produção mundial se expanda.
“Com o clima piorando em muitos países produtores de leite, a oferta mundial de leite provavelmente refletirá o impacto total do declínio do rebanho leiteiro”, disse Sarina Sharp, analista do Daily Dairy Report. "Um declínio temporário - mas extraordinariamente íngreme - da produção de leite é possível se o clima piorar", completou ela. 
Já uma onda de calor recorde no final de junho na Europa provavelmente afetou a produção por vaca. O principal produtor de leite da Europa, a Alemanha, sofreu o mês de junho mais quente, assim como a Polônia, classificada em quinto lugar na lista de produção de leite da Europa. A França, o segundo maior país produtor de leite da União Europeia, viu a temperatura subir para um recorde de 45°C. “Essas temperaturas sufocantes são raras na Europa e a maioria das fazendas leiteiras europeias não investiu em sistemas de resfriamento parecidos com os das regiões leiteiras mais quentes dos Estados Unidos”, observa Sharp.
Do outro lado do Atlântico, a produção de leite nos Estados Unidos já estava abaixo dos níveis do ano anterior em maio, mesmo antes de o calor se tornar um fator. A produção de maio nos Estados Unidos caiu 0,4% para pouco mais de 8,6 bilhões de quilos e o número de vacas estava quase 1% abaixo dos níveis do ano anterior, de acordo com o último relatório da USDA sobre produção de leite.
Na Índia, a temporada de monções do país teve um começo ruim. No final de junho, as chuvas de monção da Índia foram apenas 36% do normal, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia. "Os produtores da Índia estão esperando chuva antes de começar a semear arroz, milho e soja e espera-se que os rendimentos das colheitas sofram", observa Sharp. "Os custos de alimentação na Índia aumentaram, assim como o custo para produzir leite, o que poderá reduzir a produção no longo prazo".
Monção é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais. A palavra tem a sua origem na monção do oceano Índico e sudeste da Ásia, onde o fenômeno é particularmente intenso. A Índia é o principal país afetado pelas monções. 
No Brasil, a situação é melhor, de acordo com Monica Ganley, analista do Daily Dairy Report e diretora da Quarterra, empresa de consultoria em alimentos e agricultura com sede em Buenos Aires. “Os preços do leite subiram 15,3% desde o início do ano e a US$ 39,6 por 100 quilos. Os preços do leite brasileiro são atualmente os mais altos na região e devem exceder em muito o custo de produção para a maioria das fazendas leiteiras”, disse Ganley. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção de leite do Brasil cresceu 2,2% em janeiro e fevereiro, antes de acelerar para um aumento de 4,7% em março. “Olhando para o segundo semestre deste ano, mais leite entrará em operação, tanto por flutuações sazonais normais quanto por produtores motivados que buscam capitalizar margens altas”, observa Ganley.
A produção de leite da Nova Zelândia em maio foi de 868.000 toneladas e caiu 0,1% em relação ao ano passado em termos de leite fluido e 1,1% em base de sólidos de leite. Para a estação, a produção de leite do país subiu 2,4% em relação à estação de 2017-18, com base em sólidos de leite. Desde 2013-14, o crescimento da produção de leite da estação da Nova Zelândia está basicamente estagnado, de acordo com Sharp. "As expectativas para a próxima temporada são semelhantes, com a produção devendo se manter estável ou ser um pouco maior - uma situação que é improvável que mude em breve", acrescenta ela.
Na vizinha Austrália, no entanto, a situação é bastante desfavorável. A seca em curso e a falta de alimentos obrigaram muitos produtores de leite a abandonar os negócios. De acordo com a Dairy Australia, a produção de leite nos últimos 12 meses encerrados em maio de 2019 despencou 7,7%. Desde janeiro, a produção anual de leite caiu dois dígitos a cada mês. (As informações são do Farm Journal & MILK Magazine, traduzidas pela Equipe MilkPoint)
 
 
Mudança no comando da Embrapa
Com a saída do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, está aberta a temporada de especulações de prováveis candidatos ao cargo. O dirigente foi nomeado no ano passado, após processo de seleção. Quem assume interinamente é o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Celso Luiz Moretti. O presidente Jair Bolsonaro já havia manifestado seu descontentamento com a gestão na Embrapa. Em encontro com a bancada ruralista no início do mês, sugeriu que o órgão seja "repotencializado". A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que será aberto processo para indicação de novo nome. (Zero Hora)
 

Expointer
O governador Eduardo Leite articula uma reunião do Conselho dos Estados do Sul (Codesul) durante a Expointer, em agosto, para tratar de questões do agronegócio. Representantes de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul são esperados no encontro. Nos bastidores, se fala que o tucano João Doria (SP) também deve passar por Esteio, em ritmo de campanha ao Planalto. Leite não confirma. (Zero Hora)
 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *