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15/09/2017

Porto Alegre, 15 de setembro  de 2017                                              Ano 11- N° 2.585

 

Perspectivas do mercado lácteo - América do Sul - Relatório 37/2017 de 14 de setembro de 2017

Leite/América do Sul - A produção de leite no campo vai crescendo em todo o Cone Sul, à medida que o aumento das temperaturas melhora o conforto das vacas de leite. Na Argentina e no Uruguai a captação de leite pelas indústrias para produção, principalmente, de queijos, leite condensado, iogurte e leite fluído. A disponibilidade de creme continua melhorando em um mercado estável. Os pedidos de leite pelas escolas, e programas públicos de ajuda alimentar, estão fortes. A produção de muçarela e manteiga foi intensificada para equilibrar a demanda de restaurantes, pizzarias e varejistas. Conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura, em agosto de 2017, a produção de leite da Argentina cresceu 6% em relação ao mês anterior, mas diminui 2% em relação a agosto de 2016. Já os preços nominais pagos aos produtores, aumentaram 33% em relação a agosto de 2016. No Brasil, a produção de leite de vaca subiu, diante do clima favorável em estados produtores. A oferta de leite e creme tem sido adequada às necessidades das indústrias. 

 
A demanda doméstica por produtos lácteos está fraca, e os estoques de leite UHT e queijo muçarela continuam crescendo. O resultado foi que processadores, atacadistas e varejistas tiveram que reduzir os preços para equilibrar seus estoques. De acordo com os industriais, o poder de compra dos consumidores brasileiros está caindo junto com a economia, prejudicando os vários canais de venda por todo o país. De um modo geral, as indústrias da Argentina, Uruguai, Chile e Brasil continuam com a expectativa que haja melhora ao longo do 4º trimestre. (Usda - Tradução Livre: Terra Viva)
 
 
 
 
 
Fazendas leiteiras da rede britânica varejista Marks and Spencer recebem certificação de bem-estar animal

A Marks and Spencer (M&S) anunciou que se tornou "o primeiro grande varejista" no Reino Unido a fornecer todo o seu leite não orgânico de fazendas leiteiras certificadas com o selo RSPCA Assured da Sociedade Real para a Prevenção contra Crueldade aos Animais (RSPCA). Todas as 37 fazendas que fornecem leite fresco ao M&S Milk Pool obtiveram a certificação e as embalagens de leite fresco não orgânicos do supermercado agora possuem o logotipo RSPCA Assured. A medida significa que os 85 milhões de litros de leite vendidos nas lojas M&S todos os anos virão de fazendas com os mais altos padrões de bem-estar animal. Os padrões garantidos pela RSPCA cobrem todos os aspectos do bem-estar das vacas associados à produção de leite, incluindo criação de bezerros, acomodação, planejamento de saúde, transporte, alimentação e pastagem.

A M&S também publicou os relatórios de avaliação da RSPCA Assured para cada uma das fazendas de fornecedores de leite como parte de um mapa on-line interativo. O mapa mostra aos clientes de onde o leite M&S se origina, os resultados resumidos para cada fazenda e um link para baixar o relatório de avaliação completo. Steve McLean, chefe de agricultura e pesca da M&S, disse: "Sabemos o quanto o bem-estar animal interessa aos nossos clientes e eles esperam de nós os mais altos padrões. Os padrões RSPCA Assured são os mais altos na indústria de lácteos e estamos orgulhosos de nossos produtores que trabalham duro - dia após dia - para nos permitir alcançar isso para o nosso Milk Pool. Os padrões RSPCA Assured são os mais difíceis no negócio. Nós apoiamos as fazendas que trabalharam para alcançá-los, mas tenho o prazer de dizer que todos os produtores melhoraram e entregaram tudo o que nós e a RSPCA Assured pedimos a eles". 

O CEO da RSPCA, Clive Brazier, acrescentou: "Graças à M&S, milhares de vacas leiteiras agora terão uma vida melhor dentro dos padrões de bem-estar da RSPCA. E não é só isso: pela primeira vez, os consumidores poderão comprar o leite rotulado como RSPCA Assured em um varejista de rua. Este é um grande passo para melhorar o bem-estar das vacas leiteiras e esperamos que outros varejistas sigam o exemplo".  O M&S Milk Pool foi criado em 2000 para oferecer aos produtores estabilidade para que eles invistam no futuro. Hoje, o programa tem 37 fazendas espalhadas pelo Reino Unido entregando leite fresco para lojas e cafés da M&S. Os padrões de bem-estar da RSPCA são agora os padrões mínimos para o M&S Milk Pool, e os assessores da RSPCA Assured avaliarão as fazendas anualmente. (As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

Piracanjuba conquista 1º lugar no ranking "As Melhores da Dinheiro 2017", na categoria Alimentos e Bebidas

Piracanjuba - Reafirmando sua posição entre as maiores do mercado de laticínios nacional, a Piracanjuba recebeu mais um reconhecimento: é a vencedora do ranking "As Melhores da Dinheiro 2017", na categoria Alimentos e Bebidas. A cerimônia de premiação ocorreu na última quinta-feira (14/09), no Tom Brasil, em São Paulo.

"Receber essa premiação por mais um ano reforça que estamos no caminho certo e sendo reconhecidos não só pelos nossos consumidores, mas também pelo mercado. Isso nos impulsiona a crescer ainda mais, sempre com o foco na qualidade e diversificação", afirma o Diretor de Relações Institucionais da Piracanjuba, Cesar Helou.

A 15ª edição do Anuário "As Melhores da Dinheiro 2017" - o mais completo e abrangente ranking empresarial do Brasil -  elegeu, a partir da análise dos dados de cada participante, a campeã em cada um dos 23 setores avaliados. As companhias nele citadas foram avaliadas segundo cinco critérios de gestão: Sustentabilidade Financeira, Recursos Humanos, Inovação e Qualidade, Responsabilidade Social e Governança Corporativa. O Anuário é referência para o mercado do agronegócio, imprensa especializada e demais formadores de opinião. Ele conta também com o Ranking das 1000 Maiores Empresas do Brasil, no qual as empresas foram selecionadas com base no desempenho financeiro do ano anterior. (Assessoria de imprensa Piracanjuba)

Nova Zelândia começa a vender leite fresco para a China por meio do site Alibaba

O acordo comercial para venda de leite da Nova Zelândia com o vendedor on-line global Alibaba foi lançado e milhões de chineses ficaram sintonizados para assistir ao evento. A companhia, Collins Road Farm, que pertence a chineses, abrange 29 fazendas na Zelândia que fornecerão leite fresco ao Alibaba.  Os organizadores do lançamento alugaram uma instalação de satélites para permitir que o evento fosse transmitido diretamente para a China. Participaram 10 dos maiores influenciadores das mídias sociais da China, incluindo Yuni e Joyce, conhecidos como os gêmeos Chufei Churan na China. Os dois possuem números de seguidores de redes sociais maiores que a população total da Nova Zelândia. Eles e outros influenciadores filmaram o evento e a fazenda para seus seguidores na China. O leite é da marca Theland Farm Fresh Lew e tem uma vida útil de 16 dias.

Vendido sob um sistema de estrutura de dois preços, os membros regulares do Alibaba pagam NZ$ 8 (US$ 5,82) por litro, mas haveria um preço especial para os membros "VIP" de NZ$ 8 (US$ 5,82) por dois litros. Os membros VIP consistem em cerca de 570 mil famílias chinesas de classe média a alta. Justine Kidd, gerente-geral de agronegócio da Milk New Zealand, disse que há um grande potencial de mercado para o leite fresco na China. "Esperamos um crescimento significativo". Kidd disse que os consumidores chineses foram atraídos por benefícios para a saúde do leite fresco e que esse é visto como sendo menos processado do que outras formas de leite. "O que estamos tentando fazer é conectá-los com a fazenda. A segurança alimentar e o entendimento de onde vem os alimentos são muito importantes para o consumidor chinês e isso permite que eles confiem na origem dos alimentos".

Os consumidores da classe média da China estão cada vez mais usando a internet para comprar seus mantimentos. Os supermercados da Nova Zelândia, onde os consumidores escolhem alimentos nas prateleiras, não são tão comuns na China, disse Kidd. "Os consumidores chineses estão cada vez mais recebendo as suas compras na porta de casa. A maneira como compramos no supermercado é rara na China".  O ministro da Segurança Alimentar, David Bennett, chamou o acordo de "histórico" e disse que é impressionante que as duas empresas tenham se juntado para assinar isso. "É uma parceria que, mais para frente, será formidável para as empresas. É surpreendente para um neozelandês descobrir que havia cerca de 529 milhões de usuários móveis ativos nas plataformas da Alibaba somente em agosto deste ano. Isso é cerca de 117 vezes a nossa população".

Os clientes internacionais estão se tornando mais exigentes sobre o que compram. Eles querem saber a história por trás do produto, seu registro de segurança alimentar e suas credenciais ambientais, disse Bennett. "Isso está se tornando mais importante para os consumidores e a Alibaba cuidará disso". A venda de leite através do comércio eletrônico apresentou uma oportunidade para os agricultores neozelandeses terem vendas no varejo fora do país e fornecerão um componente de valor agregado para o setor lácteo, disse Bennett. O diretor-gerente da Milk New Zealand, Terry Lee, disse que esta foi a primeira vez que o leite fresco da Nova Zelândia foi lançado através de redes sociais usando transmissão em tempo real para consumidores em outro país. "É uma perspectiva emocionante, não só porque promove a colaboração que temos com a Alibaba, mas também, porque fornece aos consumidores chineses uma visão de onde e como o leite é produzido". (As informações são do Stuff.co.nz, traduzidas pela Equipe MilkPoint)

 

Parceria/EUA - A Associação de Produtores de Leite da América (DFA) apresenta nova parceria com painéis solares
A Associação de Produtores de Leite da América (DFA) e a Third Sun Solar, uma empresa de energia limpa com sede em Ohio, se uniram para ajudar a trazer tecnologia de painéis solares a  mais fazendas de membros do DFA. A parceria proporcionará aos membros do DFA da área meio-oeste o acesso ao planejamento, desenvolvimento, suporte e preços com desconto para programas de energia solar na fazenda. A Third Sun Solar também ajudará na identificação de incentivos que podem complementar o custo da tecnologia solar para os membros do DFA. A Associação de Produtores de Leite da América (DFA) disse que está percebendo seus membros cada vez mais interessados em energia renovável enquanto procuram maneiras de economizar dinheiro e tornar suas fazendas mais ecológicas. David Darr, presidente dos serviços agrícolas da DFA, disse: "Através desta parceria com a Third Sun Solar, esperamos tornar a tecnologia solar mais ampla, pois as oportunidades econômicas e ambientais para os agricultores são incrivelmente benéficas". O membro do DFA, Gary Kibler, da fazenda produtora de lácteos Kibler, em Warren, Ohio, trabalhou recentemente com o Third Sun Solar para instalar 480 painéis solares em sua fazenda familiar. De acordo com a Third Sun Solar, os painéis fornecerão 163,2 quilowatts de energia, o que deverá significar uma economia anual de US $ 23.000. A co-fundadora da Third Sun Solar, Michelle Greenfield, disse: "As fazendas familiares podem ser a essência da transformação ecológica, e as fazendas leiteiras, em particular, são um recurso inexplorado para levar mais energia renovável a região central. "Além disso, os painéis são muito mais duráveis agora do que 15, ou até mesmo cinco anos atrás. Então, com preços de painel pela metade do preço do que costumavam ser, a energia solar é muito mais alcançável para os agricultores que procuram reduzir sua pegada de carbono ".(FoodBev Media - Tradução Livre: Terra Viva)

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