10/04/2017

Porto Alegre, 10 de abril de 2017.                                               Ano 11- N° 2.477

Produção de derivados lácteos marca Simpósio na cidade de Três de Maio (RS)

Competitividade do mercado, produção de novos derivados e perfil do consumidor foram os assuntos que pautaram a mesa redonda "Inovações e legislação de produtos lácteos", que ocorreu na última sexta-feira (07/4), durante o 2º Simpósio Estadual de Derivados Lácteos, no município de Três de Maio (RS). Promovido pelo curso de Tecnologia em Laticínios da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), o debate teve a participação do secretário executivo do Sindicato das Indústrias dos Laticínios (Sindilat/RS), Darlan Palharini.

Palharini falou sobre a exportação de leite gaúcho, atividade que deve ter uma política industrial de incentivo no Estado. "Temos padrão para competir no mercado interno e também devemos fazer frente ao mercado internacional", afirmou. Ele destacou, ainda, os desafios de conhecer e traçar o perfil dos consumidores de lácteos, assim como seus hábitos de consumo, a fim de criar e oferecer novos produtos. "É uma grande questão que a indústria e a cadeia do leite têm para poder criar novas linhas", conclui.

Frisando a necessidade de inovação, a doutora em Ciência Animal e professora do SETREM, Vanessa Gass da Silveira, coordenadora do evento, pontuou o andamento das leis vigentes no país. "A legislação brasileira é um pouco atrasada, o que impede a criação de novos produtos", disse, destacando a necessidade da criação de debates sobre o assunto. Vanessa evidenciou que o diferencial do evento foi o enfoque dado aos derivados lácteos. "Não há como fazer um bom derivado sem um bom leite", afirma. Além disso, a produção de queijo artesanal e leite orgânico também foram discutidos.

O 2º Simpósio Estadual de Derivados Lácteos, realizado de 6 a 7 de abril, contou com cerca de 300 participantes, entre produtores, técnicos, professores, acadêmicos e representantes de indústrias e agroindústrias que acompanharam as palestras e workshops. Também participaram da mesa redonda representantes do Instituto Senai, da Secretaria da Agricultura e UFSM. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Conseleite/MS

A diretoria do Conseleite - Mato Grosso do Sul reunida no dia 07 de abril de 2017, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de março de 2017 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de abril de 2017. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor. (Famasul)

Portaria vai detalhar regras

O secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), Eumar Novacki, disse ontem, em Porto Alegre, que a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, demonstrou que "não há mais lugar no mercado para aqueles que querem burlar a legislação". Convidado pela Famurs para participar do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, Novacki falou sobre o impacto da investigação no mercado nacional de carnes e ouviu reivindicações dos participantes do evento. Um dos motivos para a convicção de que o cerco a eventuais irregularidades tornou-se eficiente é a modernização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal(Riispoa), com normas que entraram em vigor em 29 de março e aumentam as penalidades, estabelecendo inclusive a perda da inscrição no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para empresas que cometerem três irregularidades gravíssimas em um ano. Em complemento à modernização do Riispoa, o Mapa deve publicar, nesta segunda-feira, uma portaria que estabelece os sistemas de controles internos da pasta.

O objetivo é estimular as empresas do setor a também contarem com o mecanismo, estabelecendo regras claras de relações com o fiscal agropecuário. "Há procedimentos que queremos deixar transparentes, colocando o que pode e o que não pode", destacou, referindo-se inclusive apresentes de final de ano que as empresas enviam aos fiscais. Novacki afirmou, ainda, que os últimos acontecimentos não alteram o planejamento para a retirada da vacinação contra a febre aftosa. No entanto, ressalvou que a prioridade é obter o certificado de país livre da doença com vacinação, já que ainda há três estados que não são considerados zonas livres : Acre, Amazonas e Roraima. A previsão é de que esta etapa esteja superada até abril de 2018. Porém, não há prazo para dar início à retirada da vacina. "Precisamos fazer isso sem atropelos", salientou. (Correio do Povo)

Mudança na lei trabalhista
As mudanças nas relações de trabalho deverão ter um impacto direto no planejamento das empresas brasileiras. Para entender e aprofundar ideias sobreo que pode mudar na legislação, as federações das indústrias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná promovem o 1˚ Fórum Sul Brasileiro de Relações do Trabalho, no dia 17 de abril, na sede da Fiergs, em Porto Alegre. O encontro, que terá a presença do Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, deverá ser marcado pela assinatura da Carta de Porto Alegre. No documento, os presidentes das federações e o presidente da Confederação Nacional da Indústria(CNI), Robson Braga de Andrade, apresentam as expectativas sobre as alterações nas leis trabalhistas. Participam juízes do trabalho, senadores, deputados federais e empresários. Na programação estão previstos dois grandes painéis: "As Relações de Trabalho e os Caminhos Rumo à Empregabilidade"; "O Papel do Congresso Nacional na Modernização Trabalhista". O evento será realizado no próximo dia 17, no Salão de Convenções da Fiergs (avenida Assis Brasil, 8787, no bairro Sarandi), das 8h às 13h.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço https://forumrt.eventize.com.br/index.php?inscricao. (Correio do Povo)