Focada na qualificação, Neila Richards assume presidência da AGL

Após 25 anos, a presidência da Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) tem novo comando. A professora e pesquisadora Neila Richards tomou posse na presidência da Associação no dia 27 de novembro e exercerá a função no biênio que vai de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Apesar de reconhecer as dificuldades em substituir Ernesto Krug, que desde a fundação esteve à frente da entidade, Neila destaca que a sua atuação terá como alvo a qualificação dos profissionais. “É um desafio muito grande. Isso porque o (Ernesto) Krug, além de ter fundado a AGL, está há 25 anos como presidente. Fico um pouco mais tranquila porque ele permanecerá na diretoria, como vice-presidente. Então, assumi, mas ele segue me dando todo o apoio”, confidencia.

Sobre a questão da qualificação, a nova presidente afirmou ser necessária a renovação e a aproximação com os técnicos laticinistas gaúchos. “Queremos retomar aquela que é a proposta inicial da AGL, que é a de atender as demandas dos técnicos laticinistas”, enaltece. Segundo ela, isso passa por treinamentos, cursos de reciclagem e qualificação aos profissionais que atuam tanto no campo como na indústria. “Precisamos saber o que esses profissionais, que estão espalhados pelo Rio Grande do Sul, estão pensando, qual é a demanda, suas angústias, o querem fazer de diferente e, principalmente, o que esperam da AGL”, afirma. Ao mesmo tempo, ela aponta como sendo fundamental saber o que as indústrias estão demandando, uma vez que que os investimentos em novos produtos tem sido constante.

Neila Richards assumiu na última gestão como diretora da área científica dentro da AGL. Segundo ela, esse foi um fator que colaborou para a sua indicação para o cargo de presidente. “Por estar na área de pesquisa dentro da UFSM e muitas vezes desenvolvendo produtos específicos para as indústrias acabo tendo uma aproximação maior com empresas e isto facilita o diálogo empresa/universidade”, comenta.

Foto: Carolina Jardine