Fiergs alerta para impacto de greve dos fiscais aduaneiros

O avanço na greve dos fiscais aduaneiros tem preocupado as autoridades ligadas ao setor industrial, especialmente aqueles que contratos de exportação e importação. Diante desse panorama, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CONCEX), comunicou em reunião com associados, entre eles o Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), na segunda-feira (12/12), o ingresso na Justiça para tentar amenizar os transtornos aos empresários e a intensificação de contato junto ao governo federal.
A medida deve-se ao fato de que se a greve avançar poderá trazer reflexos econômicos e sociais grandes aos exportadores e importadores. Segundo o coordenador do CONCEX, Cezar Luiz Müller, a situação já tem causado alerta desde julho, quando os profissionais iniciaram mobilização fazendo operações padrões. “As informações que recebemos é que com a greve, todos os produtos entrariam diretamente no canal vermelho (onde a fiscalização é mais ampla e demorada). Se isso se confirmar, os impactos serão imensuráveis”, alertou.
Na reunião, foi aconselhado que as empresas que venham a ter prejuízos relacionados à greve dos auditores entrem em contato com o Conselho por e-mail concex@fiergs.org.br ou do telefone (51) 3347.8790. Com o objetivo de avaliar o impacto da greve dos auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil e a consequente paralisação nas aduanas, a FIERGS, através do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, também disponibilizou uma pesquisa online. O preenchimento pode ser feito até quarta-feira (14/12), às 17h, pelo link https://goo.gl/forms/jpMqMngTXDEuMBW22.

Dudu Leal