Caminhos da Competitividade é tema do 2º Fórum Itinerante do Leite em Santa Maria

Entender por que há tanta diferença de rentabilidade entre os 105 mil tambos existentes nos 467 municípios gaúchos que operam com o setor leiteiro. Este é o objetivo do 2º Fórum Itinerante do Leite, evento que será realizado no dia 24 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria, no município de Santa Maria (RS). O encontro contará com a participação de pesquisadores e líderes de entidades representativas da cadeia produtiva do leite. Eles discutirão a importância do manejo e da alimentação do gado para alcançar a eficiência produtiva, apontando quem ganha dinheiro com o leite e quais são as perspectivas dessas propriedades e do mercado de lácteos. Na turno da tarde, a programação prossegue com oficinas técnicas sobre boas práticas, sucessão, políticas públicas, inspeção, sanidade e sistemas de produção.

Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, será um momento de mostrar sistemas produtivos que vêm dando certo mesmo em anos difíceis a produtores e indústrias. "Produzir leite com qualidade e rentabilidade é uma equação delicada e que exige muito do produtor. Estaremos reunidos para debater exatamente as sutilezas que fazem o diferencial de alguns tambos e sistemas produtivos", pontuou Guerra, que participará do painel. Ao seu lado, devem estar o diretor da Farsul e presidente da Aliança Láctea Sul Brasileira, Jorge Rodrigues; secretário-geral da Fetag, Pedrinho Signori; o pesquisador e consultor da Transpondo, de Cruz Alta, Wagner Beskow; o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), Darcy Bitencourt; e a professora de Tecnologia do Leite e Derivados da UFSM Neila Richards.

O evento dá continuidade ao ciclo estadual iniciado em Ijuí (RS) no primeiro semestre deste ano. A realização é do Sindilat, do Sistema Farsul, da Fetag e do Canal Rural, com apoio institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O apoio técnico é da Universidade Federal de Santa Maria. O fórum terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 10h, diretamente do Auditório Flavio Miguel Schneider, do Centro de Ciências Rurais, prédio 42 da UFSM. A apresentação ficará a cargo do analista financeiro do Canal Rural, Miguel Daoud.

Foto: Carolina Jardine