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23/09/2016

 

Porto Alegre, 23 de setembro de 2016 .                                               Ano 10- N° 2.357

 

Anvisa propõe critérios para alerta sobre lactose nos rótulos de alimentos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) irá colocar em consulta pública duas propostas de mudanças a serem aplicadas nos rótulos dos alimentos e bebidas para que estes passem a informar o consumidor sobre a presença de lactose. A previsão é que, após a consulta, as novas regras sejam aprovadas até o fim deste ano.

A discussão sobre a mudança nos rótulos ocorre após o governo sancionar, em julho, uma lei que obriga que as indústrias de alimentos coloquem um alerta nos produtos sobre a presença de lactose na composição. A justificativa é o aumento no diagnóstico de pessoas com intolerância à lactose. A lei deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017.

Pela proposta inicial da Anvisa, os alimentos devem trazer alertas como "isentos de lactose", "baixo teor de lactose" e "contém lactose". A declaração, no entanto, deve seguir critérios que serão estabelecidos pela agência para cada caso.

Produtos cuja quantidade de lactose for reduzida a valor igual ou menor que 10 mg por 100 g ou 100 ml do alimento, por exemplo, serão considerados isentos de lactose. Deverão, assim, trazer a inscrição de isento ou sinônimos como "zero lactose", "0% lactose", "sem lactose" ou "não contém lactose".

Já os alimentos cujos rótulos deverão trazer a declaração de "baixo teor de lactose" serão aqueles cujo teor deste açúcar foi reduzido a valor igual ou menor que 1g por 100 g ou 100 ml.

Contém lactose 
A Anvisa também irá discutir critérios para rotulagem de alimentos com lactose. Inicialmente, a ideia é que alimentos que tiverem mais de 10 mg de lactose por 100 g ou 100 ml do alimento tragam a inscrição "contém lactose" logo após ou abaixo da lista de ingredientes.

Para especialistas, a nova lei que obriga a informação nos rótulos pode ajudar os consumidores a suprir dúvidas quanto aos produtos que contêm lactose e aqueles que, embora contenham leite, não contêm lactose - casos em que o alimento é tratado com enzima específica, a lactase, ainda no processo de produção. ( Folha de São Paulo)

 
 
Representante da Farsul destaca que preço do leite está fora da realidade

A tradicional lei da oferta e procura, que embasa muitas relações econômicas, influencia diretamente no atual preço do leite. Recentemente, em razão da alta do valor para o agricultor, muitos produtores investiram na produção, o que elevou a quantidade ofertada no mercado. Com mais oferta, agora o preço para o agricultor registra queda, situação também ocasionada pela redução do consumo, já que o valor de venda nos supermercados subiu bastante.

Segunda-feira, durante reunião no Sindicato Rural de Ijuí, o presidente da Comissão do Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, disse que o preço do litro do leite na gôndola, que ultrapassou os 4 reais na caixinha longa vida, e o valor pago ao produtor, que recentemente chegou a cerca de 2 reais, estão fora da realidade. A tendência é de redução nesses dois valores. O presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Ércio Eickhoff, ressalta que uma das medidas sugeridas para o produtor não ter tanto prejuízo é a organização de contrato entre agricultores e empresas. (Rádio Progresso de Ijuí)

TUDO PARA VENDER

Ao liderar missão oficial a países asiáticos desde o início do mês, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, não se faz de rogado na arte de vender o Brasil. Na Índia, em roteiro nesta semana, vestiu as roupas típicas dos compradores. Na tentativa de convencer os povos orientais a importar produtos agropecuários brasileiros, Maggi protagoniza a investida do novo governo na expansão do comércio internacional.

Ontem, na Índia, assinou acordo com a empresa de defensivos United Phosphorus Limited (UPL) para a instalação de unidade de produção de agroquímicos no Brasil. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão. Ainda não há local definido para a instalação. A UPL é uma das 10 maiores empresas do mundo no segmento de agroquímicos, com 28 fábricas e cinco centros de pesquisa. No Brasil, a companhia indiana tem centro de pesquisas em Campinas (SP) e unidade produtora em Ituverava (SP).

A Índia é o sétimo país visitado por Maggi neste mês. Antes, passou por Malásia, Vietnã, Myanmar, Tailândia, Coreia do Sul e China. Acompanhado de empresários de diferentes setores do agronegócio, o ministro tem firmado acordos comerciais para venda de carne bovina, suína e de frango - além de produtos lácteos. Em vez de buscar especiarias no Oriente, a missão agora é levar os nossos produtos tropicais aos asiáticos. (Zero Hora)

Desafio de startups para o Leite é apresentado na UFPel

Uma competição entre empreendedores na busca pelas melhores inovações tecnológicas para o setor lácteo. Isso é o que pretende o Ideas for Milk, desafio que foi lançado na semana passada, no dia 15, em Pelotas, na UFPel. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções web, mobile ou em hardware relacionadas à cadeia produtiva do leite, abrangendo desde a oferta de insumos para a fazenda até os produtos lácteos na gôndola dos mercados.

Mais de 70 pessoas participaram do lançamento, de diversas áreas, como Administração, Zootecnia, Veterinária, Agronomia, Tecnologia da Informação e Design. O público foi formado por estudantes e professores dos cursos.

Aspectos como a importância da inovação, a parceria entre instituições, como a existente entre a UFPel e a Embrapa, e o trabalho conjunto de diferentes áreas e visões foram destacados nas falas de abertura do encontro. Manifestaram-se a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, o diretor da Faculdade de Veterinária, Gilberto Vargas, o coordenador de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Rafael Lund, e a apresentadora do projeto, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais, Rosângela Zoccal, que propôs as atividades desenvolvidas na reunião e apresentou números relativos à cadeia do leite no Brasil.

Os participantes do lançamento em Pelotas tiveram a oportunidade de entender o "Desafio Ideas for milk" e também conhecer um pouco mais o mercado do leite com a apresentação sobre as "Oportunidades da cadeia do leite para startups". Em seguida foi feita uma "Experiência de Ideação e Networking" com uma dinâmica de grupo.

A proposta é reunir profissionais do mundo do leite e do mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para que se aproximem e criem oportunidades de desenvolver negócios em conjunto. O público alvo do evento é formado por empreendedores, estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais interessados no universo das startups.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, "Ainda não encontramos em profusão soluções em softwares, aplicativos e hardwares que auxiliem nas atividades produtivas e que viabilizem precisão nas tomadas de decisões". Sobre o mercado de IoT (Internet das Coisas, da sigla em inglês), que tem como exemplos sensores e chips, ele comenta: "o agronegócio do leite brasileiro ainda não participa da quarta revolução industrial, a da Internet das Coisas".

Desafio nacional - O Ideas for Milk será composto de três etapas. A primeira é a seleção das cinco melhores ideias inscritas em cada sede onde haverá uma Final Local. Serão oito Finais Locais e o ganhador de cada uma delas vai para a Final Nacional, que será realizada no dia 14 de dezembro, em Brasília.

Antes, porém, estão sendo realizados eventos de apresentação do Ideias for Milk em dez instituições de ensino localizadas nas cidades sedes das Finais Locais: Juiz de Fora, Lavras, Viçosa, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, São Carlos e Piracicaba.

Startup - O conceito de startup é definido pelo mercado como companhias e empresas jovens, que buscam explorar atividades inovadoras. São empreendimentos recém-criados, que primam pela inovação tecnológica em qualquer área ou ramo de atividade e buscam um modelo de negócio que atraia grande número de clientes e gere lucros em pouco tempo. Empresas como Google, Facebook, Uber e WhatsApp são exemplos de startups que alcançaram êxito mundial.

Aceleradoras, incubadoras e investidores-anjo que acreditem no modelo de negócio fazem parte de um ecossistema que impulsiona as startups na caminhada pelo sucesso. Martins explica que o Ideas for Milk irá proporcionar uma interface entre os empreendedores e quem pode ajudá-los a crescer, com ganhos para o agronegócio do leite. As inscrições para o Ideas for Milk devem ser realizadas no site www.ideasformilk.com.br , até 12 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no próprio site e também na fanpage do Facebook https://www.facebook.com/IdeasforMilk/ . (UFPEL)

Rio Grande do Sul buscará investimentos na Europa

O governo do Estado prepara uma missão à Europa entre 16 e 21 de outubro para atrair investimentos ao Rio Grande do Sul. Em exposição prévia da viagem à imprensa ontem, o secretário estadual do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, adiantou que destacará vantagens como a posição geográfica gaúcha e as condições econômicas favoráveis para investir no Brasil está mais barato, por fatores que vão do câmbio ao desaquecimento da economia. Branco não quis garantir que algum negócio será fechado durante o roteiro, que conta com Alemanha, França e Itália, mas a agenda prevista inclui compromissos promissores, como reuniões em Paris do governador José Ivo Sartori com o presidente mundial do Grupo Lactalis, Daniel Jaouen, sobre o plano de investimentos da empresa; e com o presidente mundial do Grupo Carrefour, Georges Plassat, sobre novos projetos no Rio Grande do Sul. Na Alemanha, a missão propõe a integração de segmentos industriais gaúchos em cadeias globais de valor, através da associação com empresas. 

O exemplo destacado é o Cluster de Tecnologia em Saúde para o Rio Grande do Sul, projeto já em andamento. Será a terceira internacionalização do Medical Valley alemão, que já tem iniciativas na China e nos Estados Unidos. O roteiro, aliás, será aberto em solo germânico, no 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que reunirá empresários em Weimar. A Fiergs lidera a comitiva gaúcha. O governo do Estado terá um estande e vai fazer um chamamento para a próxima edição, que acontecerá em Porto Alegre, de 12 a 14 de novembro de 2017. A expectativa é trazer 500 empresários alemães no ano que vem. A Braskem também estará presente e auxiliará o Palácio Piratini a fazer contatos com empresas da cadeia do plástico. "Temos aqui o Polo Petroquímico de Triunfo, que poderia ser melhor aproveitado para a economia do Estado. Queremos adensar a cadeia do plástico", informou Branco. 

Além de encontros pontuais e participação em feiras - também está prevista uma representação na Sial, de alimentos e bebidas, em Paris, que inclui uma agenda com produtores rurais sobre certificações internacionais de qualidade no setor de laticínios -, a missão promoverá encontros com empresários para apresentar o Rio Grande do Sul a investidores. É o caso de uma apresentação na Câmara de Comércio Brasil-França para 30 convidados, em que serão apresentadas possibilidades de aportes em infraestrutura, base tecnológica e agronegócio. Outra agenda do gênero "oportunidades para investir" terá 40 convidados e acontecerá em Veneza (Itália), onde se encerra o roteiro. Também está previsto encontro na Itália do Arranjo Produtivo Local (APL) Polo de Moda, da serra gaúcha. A agenda ainda não está fechada, porque o governo do Estado ainda está recebendo demandas de encontros por parte de embaixadas, consulados e empresários. Também é possível uma extensão da viagem à China. Além de Sartori e Branco, a missão terá a presença do secretário da Agricultura, Ernani Polo, e do secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo. (Jornal do Comércio) 

 

Brasil fecha 651.288 vagas até agosto, pior resultado desde 2002
BRASÍLIA ¬ O mercado de trabalho brasileiro registrou em agosto deste ano o fechamento de 33.953 vagas com carteira assinada. No mesmo mês de 2015, foi contabilizada demissão líquida de 86.543. Em julho, as demissões somaram 91.032. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e estão sem ajuste -- não consideram as informações entregues pelas empresas fora do prazo. Em agosto, foram registradas 1,253 milhão de admissões ante 1,287 milhão de desligamentos. No acumulado do ano, foram fechados 651.288 postos de trabalho, o pior resultado desde 2002. Em 12 meses, são 1,656 milhão de vagas perdidas. Setores O setor que liderou as demissões em agosto foi o da construção civil (22.113), seguido por agricultura (15.436) e serviços (3.014). Por outro lado, a indústria da transformação teve 6.294 contratações líquidas. Já o comércio fechou agosto com 888 admissões líquidas. (Valor Econômico)
 

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