27/06/2016

Porto Alegre, 27 de junho de 2016                                                Ano 10- N° 2.296

Setrem apresenta Curso de Tecnologia em Laticínios

A reunião de associados do Sindilat, realizada nesta segunda-feira (27/6), contou com apresentação das ações da Setrem e do Arranjo Produtivo Local do Leite Fronteira Noroeste (APL Leite). Na ocasião, foi apresentado o novo Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, que está em seu terceiro semestre e já conta com 30 alunos. As turmas do curso são anuais. A professora da Setrem Vanessa Gass destacou o objetivo do projeto, que é oferecer mão de obra altamente qualificada ao mercado. Na faculdade, há um tambo e uma agroindústria com capacidade de processamento de até 600 litros dia, o que permite aos estudantes acompanharem todo o processo produtivo no dia a dia.  A Setrem é uma instituição filantrópica que dispõe de dez cursos superiores, entre eles o de Tecnologia em Laticínios, cujo custo da mensalidade fica próximo a R$ 700,00.

O curso tem duração de 3 anos e meio (incluindo estágio) e busca formar profissionais que vão atuar desde a captação da matéria-prima até a gestão das empresas. As aulas são realizadas sempre à noite, o que permite atender a profissionais que já atuam no mercado ou que têm atividades laborais durante o dia. "A ideia é ofertar mão-de-obra qualificada para o setor", frisou. O diretor geral da Setrem, Flávio Magdas, pontuou que o curso surgiu a partir da demanda das próprias indústrias da região e que foi inspirado em modelos aplicados em Minas Gerais. Um dos destaques do currículo é o projeto Inovalac, que estimula os alunos a desenvolverem novos produtos. Além de visitas técnicas e de campo, a Setrem também realiza o Simpósio Estadual de Derivados Lácteos.

APL Leite
Após visitas a 20 municípios da Fronteira Noroeste do RS, o APL Leite pretende implementar grupos de trabalho (GTs) para debater os desafios do setor na Fronteira Noroeste nos próximos meses.  A ideia é organizar a cadeia produtiva do leite na região. Os GTs contarão com representantes do poder público, instituições de ensino e pesquisa, empresas e instituições financeiras. O primeiro GT será focado na ação dos produtores. "Queremos que as indústrias unam-se ao projeto para que cresçamos sem lacunas e todos de uma forma unida", pontuou o gestor do APL, Diórgenes Albring. (Assessoria de Imprensa Sindilat)
Associados aprovam contas do primeiro trimestre de 2016

Os laticínios associados ao Sindilat aprovaram, durante reunião na tarde desta segunda-feira (27/6), as contas do sindicato referentes ao primeiro trimestre do ano. A decisão segue o parecer indicado pelo Conselho Fiscal da entidade e divulgado ainda durante o turno da manhã. Em conjunto, os conselheiros sugeririam algumas ações operacionais a serem avaliadas pela diretoria.

Durante o encontro, os laticínios ainda falaram sobre a regulamentação da Lei do Leite, cujo decreto foi assinado pelo governador José Ivo Sartori na sexta-feira passada (24/6) durante o 1º Fórum Estadual do Leite, em Ijuí. Também foram avaliados os danos que a guerra fiscal traz à produção do Estado e as ações que devem ser tomadas para proteger as empresas que processam o leite no Rio Grande do Sul. Ainda foi abordada a questão da normativa da Anvisa que exige informações sobre presença de itens alergênicos nos rótulos das embalagens de produtos lácteos. O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, informou que a Anvisa autorizou o uso de adesivos nos rótulos, mas que, mesmo assim, ainda está em estudo o ajuizamento de uma ação para prorrogar o prazo de adequação à norma.

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, ainda apresentou os dados divulgados pelo Conseleite na semana passada que sinalizou aumento dos preços pagos ao produtor. Os representantes da indústria informaram as dificuldades na captação do leite, principalmente com a desistência de alguns criadores da atividade. Com capacidade ociosa, as empresas estão convictas de que a remuneração deve seguir rota ascendente. (Assessoria de Imprensa Sindilat)

Leite: setor tem desequilíbrio entre custo e preço
Direto do 1º Fórum Estadual do Leite: Rumo à Excelência, que acontece em Ijuí (RS), o coordenador da Comissão de Grãos e Leite da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, explica que o custo dos insumos do setor aumentou muito, principalmente por conta da alta dos grãos. A cotação do leite também subiu, mas não na mesma intensidade, ou seja, há um desequilíbrio entre custos e preços. Com esta situação, alguns acabam deixando a atividade de lado durante um tempo, para investir em grãos. Para assistir o vídeo, CLIQUE AQUI. (Canal Rural)

Produtor de leite deixa atividade por custo alto