Valorização de sólidos exige maior atenção à nutrição

O pagamento de bonificações por sólidos por parte dos laticínios brasileiros vem trazendo impacto direto no manejo nutricional dos rebanhos. Pensando em maximizar os resultados dos tambos e garantir altos índices de gordura e proteína ao leite que chega à indústria, o professor da Universidade Federal do Paraná,  Rodrigo Almeida, apresentou novas tendências sobre a composição da dieta durante o 2º Simpósio Nacional da Vaca Leiteira. O evento teve início nesta sexta-feira (23/10) e segue até amanhã, em Porto Alegre. Reunindo painelistas nacionais e internacionais, o seminário é uma promoção dos formandos em Medicina Veterinária de 2016/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat).

Em sua palestra, o pesquisador detalhou novos estudos que indicam o melhor mix a ser ofertado aos animais dependendo das demandas de cada propriedade. O importante, alerta ele, é estabelecer uma relação equilibrada entre volumosos e concentrado de forma a garantir a quantidade de leite produzida e os níveis de gordura e proteína.Também citou a importância da silagem ser ofertada em tamanho adequado que maximize seu aproveitamento sem alterar o PH do rúmen, o que reduz as taxas de gordura do leite.