Avanços contra brucelose em debate em Porto Alegre

O Rio Grande do Sul vem registrando significativos avanços na luta contra a brucelose e a tuberculose no rebanho leiteiro. Em palestra na manhã desta sexta-feira (23/10), durante o 2º Simpósio Nacional da Vaca Leiteira, a médica veterinária e consultora do Fundesa Letícia Vieira Cappiello pontuou que o Estado é pioneiro em políticas de estímulo à sanidade das vacas leiteiras e citou as recentes indenizações paga pelo abate de animais reagentes à brucelose e tuberculose.

Em sua manifestação, a consultora mencionou a implementação, em 1º de outubro, de lei que permite investimento de créditos de PIS Cofins em ações que se revertam na qualidade do leite. O projeto está no escopo no novo programa lançado pelo governo federal Mais Leite Saudável. No RS, explicou ela, o Sindilat orientou seus associados a implementarem ações voltadas aos controle da brucelose e tuberculose.

Apesar da adesão da maioria dos associados e dos avanços já obtidos no Estado, a veterinária alertou que os índices de tuberculose no país ainda são preocupantes. Conforme informações do Ministério da Agricultura, em cada 100 propriedades brasileiras, 17 possuem pelo menos 1 animal positivo para tuberculose.

Durante o evento, que tem apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Letícia ainda apresentou o vídeo institucional criado para a Vitrine do Leite.