Pular para o conteúdo

Leite em debate na casa do JC na Expointer

 

Sindilat participa de debate promovido pelo Jornal do Comércio.

 

O secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, participou, no final da manhã desta segunda-feira (31/8), do debate Retrato do Agronegócio, promovido pelo Jornal do Comércio durante a Expointer. Na ocasião, ele pontuou o momento vivido pelo mercado interno e as dificuldades enfrentadas frente ao ingresso de leite importado de forma descontrolada no país. Uma das sugestões apresentadas pelo dirigente foi a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) para o leite em pó importado sempre que o valor ficar 30% abaixo do valor de referência do Conseleite.

"Só nos primeiros meses de 2015, essa ferramenta nos permitiria retirar 4,5 mil toneladas do Brasil. O país precisa trabalhar com política para garantir a competitividade. Acredito que iremos partir para ações do setor privado", avalia Palharini, que acredita na realização de parcerias público-privadas. "Já estamos trabalhando no limite, não tem como tirar. Teria que avançar em outras isonomias tributárias para incentivar a indústria de lácteos", disse o dirigente referindo-se ao Projeto de Lei (PL) 214, que propõe a redução dos créditos presumidos do ICMS em 30%. "Prejudica muito o setor. O governo deu a isonomia para se conseguir competir com outros estados. Agora o governo quer retirar o incentivo", reclama.

Os convidados também falaram sobre as ferramentas para rastreamento de cargas que ajudam a qualificar o recolhimento da matéria-prima nas propriedades. "Temos análises mais rigorosas. O leite do Rio Grande do Sul é o melhor do país em qualidade", afirmou o diretor industrial da lácteos da Santa Clara, João Seibel, que também participou do debate representando a cooperativa.

O debate foi conduzido pelos jornalistas Danilo Ucha, Marina Schmidt, Guilherme Kolling e Paulo Serpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *