A importância do jovem líder rural

15/05/2015

1604383 636642116371625 825124310 nNo Brasil e no mundo, o grande desafio da atualidade é manter os jovens no campo e capacitá-los para o exercício da liderança, tanto nos negócios como na vida comunitária. Em Santa Catarina, onde vive na área rural 16% da população, desenvolve-se um amplo esforço das entidades ligadas ao agronegócio para a valorização dessa parcela da sociedade catarinense.

De olho nessa questão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil criaram o programa CNA Jovem. O programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o país de importador a exportador de alimentos, lidera o ranking da produção mundial e sustenta a economia do Brasil.

O jovem que participa do programa tem oportunidade de ser inserido em discussões de grande relevância para o agro e de ter acesso a pessoas de influência e poder que decidem os rumos do setor. O programa oferece um curso de formação que permite o desenvolvimento pessoal e profissional como líder. O jovem será estimulado a desenvolver desafios práticos voltados para o agronegócio e a propor planos de ação de grande relevância para o seu respectivo Estado.

A turma-piloto do programa CNA Jovem já passou pelo processo de formação, com identificação de novas lideranças para o agro e de oportunidades de negócios, Inovação no setor, sucessão familiar dos empreendimentos rurais e fortalecimento da imagem do setor na sociedade. O programa oferece 300 horas de formação, que associa o conhecimento das temáticas de interesse do agronegócio com a prática de tomada de decisões. Ao final do processo de formação, serão indicados, como Líderes Jovens da CNA cinco candidatos, que poderão ter seus projetos de negócios implantados em nível nacional e estadual. Eles farão uma visita técnica à China para contatos e aprendizado.

Na esteira desse programa, a Federação da Agricultura e Pecuária de SC cria neste ano o núcleo Faesc Jovem, que já nasce com quatro empresários rurais que se destacaram no programa CNA Jovem: Jecson Gandini de Campo Erê, Renato Sochdig de Iraceminha, Edson Colombo de Lages e Marlon Duffecky de Monte Castelo. Com formação, arrojo e iniciativa, esses jovens mudam o mundo. (Boletim Faesc)