Pular para o conteúdo

Qualidade e mercado do leite serão os temas da Expoleite/Fenasul

12/05/2015

discurso PoloO presidente do Sindilat/RS, Alexandre Guerra participou, nesta terça-feira (12) no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, do evento "Leite com Café", para o lançamento oficial da Expoleite/Fenasul 2015, uma promoção da Associação os Criadores de Gado Holandês do RS e da Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS. A 38ª Expoleite e 11ª Fenasul acontece de 27 a 31 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Para Guerra, durante a feira os produtores de gado leiteiro poderão mostrar a qualidade do plantel gaúcho, que é fundamental no processo de produção de lácteos. O Sindilat/RS, estará com a vitrine do leite apresentando aos visitantes a segurança e qualidade do leite no processo da indústria.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori reafirmou a importância de fortalecer o setor leiteiro, que hoje mobiliza mais de 120 mil famílias no Estado, e de ampliar mercados para a matéria-prima. A produção diária no RS é de aproximadamente 13 milhões de litros/dia e de 4,8 bilhões de litros/ano. O Estado é o segundo maior produtor, atrás de Minas Gerais. "A cadeia produtiva do leite movimenta a economia gaúcha. Gera emprego no campo e na cidade e orgulha o Rio Grande do Sul", disse Sartori.

O governador afirmou “que basta de olhar para trás, devemos agora olhar para frente”. E completou: “O leite gaúcho tem a melhor qualidade do País e a união de toda a cadeia láctea poderá ser um exemplo para outros setores. Com um pacto entre todos os envolvidos isso é possível. A disposição do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária, é de fortalecer o setor. ”

O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, ressaltou que o desafio é buscar novos mercados para a cadeia leiteira. Ele informou que o governo e entidades como Gadolando, Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo e Sindicato da Indústria de Máquinas e Equipamentos do RS (Simers) estão trabalhando em conjunto para recuperar o Parque Assis Brasil, que teve áreas danificadas após um temporal em dezembro de 2014.

Alexandre2

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS- Gadolando, Marcos Tang, destacou que o Rio Grande do Sul produz mais leite do que consome. Por isso, a importância do tema “exportação” durante o Simpósio. Tang acrescentou que o caminho natural é a exportação pela qualidade do leite gaúcho, o mais fiscalizado do País. Ele sugeriu que a sanidade dos rebanhos precisa ter uma política contínua definida pelo governo.

O presidente da Assembleia, Edson Brum, observou a presença de representantes de toda a cadeia leiteira no lançamento oficial da Expoleite/Fenasul. Também reafirmou a importância do tema “Exportação”, durante o Simpósio. “Hoje as barreiras não são mais alfandegárias, mas sanitárias. Para exportar temos que ter cada vez mais qualidade na produção leiteira e por isso a importância desta discussão na Expoleite”
Neste ano, a novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, voltado a proporcionar aos jovens estudantes contato com a realidade do segmento leite. O estante Mundo do Leite levará os visitantes a um passeio por toda a cadeia do setor, desde a propriedade rural até o consumidor final. Serão apresentadas todas as etapas pelas quais o produto passa, destacando os processos de boas práticas. A projeção será acompanhada por técnicos que irão interagir com o público infantil. Os visitantes, ao final, serão convidados a degustar produtos lácteos.
Estão confirmadas as participações das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro (bovinos de leite), Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). As questões técnicas estarão em pauta. Estão agendados o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, o 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, o 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. (ComEfeito Comunicação Estratégica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *