Entrevista: Jair Mello, da CCGL, fala sobre programas de assistência técnica pela indústria

07/05/2015

jmJair da Silva Mello é Engenheiro Agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo/RS, com especialização em Produção Animal na mesma Universidade e no INTA Rafaela/Argentina. Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural.

Sempre atuando no Agronegócio Cooperativo, ele desenvolveu diversas atividades e projetos, tanto na produção vegetal quanto na produção animal. Trabalhou na COTRIJUI até 2006, onde desempenhou desde a função de Extensionista e de Diretor de Produção Agropecuária.

Atualmente é Gerente da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda., em Cruz Alta/RS, onde é o responsável pelo suprimento de leite à fábrica, pela área de difusão de tecnologias e pela organização junto as Cooperativas das metas e estratégias dos processos de compra e precificação.

Já tendo ministrado aulas em cursos de pós graduação e especialização, além de palestras em eventos de pecuária leiteira, Jair participará pela primeira vez do Interleite Sul, e entra para o portfólio de profissionais de sucesso que o MilkPoint reúne em seus eventos.

O gerente de Suprimento de Leite da CCGL será um dos destaques do evento, que será realizado em Foz do Iguaçu, PR, entre 18 e 19 de junho próximo, abordando o tema “Diretrizes e resultados de um programa de assistência técnica implantado pela industria” na manhã do dia 19 de junho.

Abaixo o MilkPoint entrevistou Jair para adiantar alguns pontos da palestra, confira:

MilkPoint: Nas últimas 2 décadas, a maior parte dos serviços de assistência técnica das empresas de laticínios (incluindo cooperativas) foi reduzida. Agora, parece haver um movimento contrário? Você concorda? Por quê?

Jair da Silva Mello: Concordo, porque somente uma assistência técnica de qualidade e eficaz é capaz de fazer o produtor crescer com renda e sustentabilidade. Quando as Cooperativas e empresas reduziram esse serviço, o produtor ficou a mercê do mercado, muito focado na relação comercial de compra e venda (preço) e a gestão ficou de lado.

MP: Quais os pilares do trabalho da CCGL nesse quesito?

JM: A CCGL está focada num trabalho que trás renda ao produtor, melhoria na qualidade de vida da família e sustentabilidade ambiental. Buscamos a melhoria contínua dos indicadores zootécnicos e econômicos, como: aumento na produtividade da vaca, produtividade da terra e da mão de obra, com redução no custo de produção e aumento de renda, via a utilização de tecnologias simples e que entregam resultado.

MP: O que, em sua opinião, fideliza o produtor ao laticínio?

JM: A relação clara de parceria e a confiança no negócio. Não é apenas preço, mas um trabalho com diferencial que agregue valor ao produtor.

MP: O RS passou por situações difíceis nos últimos anos, em função de denúncias de fraudes e problemas com empresas. O que isso vem gerando de mudanças no setor?

JM: Profissionalização da cadeia leiteira, com empresas sérias e produtores comprometidos, resultando em segurança e qualidade do leite produzido.

MP: Quem for ao Interleite Sul, em 18-19 de junho, sairá com que informações de sua apresentação, em linhas gerais?

JM: Poderá ver e ouvir sobre os resultados de um trabalho focado no produtor, na renda e na família, desenvolvido por Cooperativas. Resultados de produtores que irão permanecer e crescer na atividade, com profissionalismo, gestão e sucessão familiar.